18 de outubro de 2015

MOUFLONS VENCEM E SEGUEM NA FRENTE, VITÓRIA VENCE PRIMEIRO JOGO

O Montemor soma vitórias e segue na cabeça da tabela classificativa, sendo claramente a equipa mais produtiva da divisão até ao momento, enquanto o Caldas se deixa cair para a última posição, e é agora a única equipa que conta por derrotas os jogos realizados.

O Vitória, que parece recuperado do acidente da primeira jornada, venceu o seu primeiro encontro e fugiu à lanterna vermelha, e o Santarém somou a segunda vitória e isolou-se na quarta posição.


Benfica e CR Técnico venceram e estão na segunda posição, com menos um ponto que o Montemor, enquanto São Miguel e Vila da Moita acompanham e dividem com o Caldas a última posição.

CALDAS RC *13-17 VITÓRIA RUGBY (1-3)
Tarde de inverno rigoroso, muita chuva e vento forte e um “pitch” pesado mas em bom estado, factores que, condicionando o jogo, não impediram uma partida de muito equilíbrio e de resultado disputado.
A jogar a favor do forte vento na primeira parte, o Vitória entrou forte e pressionante, com um jogo de avançados bem conduzido pelo seu médio de formação. Os primeiros 7 minutos não tiveram jogadas de marcação eminente.
Reagiu o Caldas e, até aos 20 minutos criou algumas boas fases de ataque, podendo ter concretizado por duas boas ocasiões, contudo desperdiçadas por erros de manuseamento ou na formação ordenada no momento final.
Na última destas ocasiões respondeu o Vitória com uma penalidade jogada rapidamente à mão e instalando-se definitivamente nos 22 metros dos pelicanos
Um amarelo aos 23 minutos para o asa do lado fechado da equipa da casa, por falta num maul, acentuou a pressão Vitoriana que, no entanto, só veio a resultar num ensaio pelo seu médio de abertura, após boa penetração no centro, já aos 37 minutos. Ensaio bem transformado pelo mesmo jogador.
A pressão sadina, através dos seus avançados, mais pesados e bem agrupados, acentuou-se e só a defesa, muitas vezes em falta, dos pelicanos obstou ao avolumar do resultado. 
No final da primeira parte, as faltas sucessivas Caldenses (10 penalidades concedidas) foram penalizadas com um 2º amarelo para o médio de formação dos locais.
Ao intervalo, o resultado de 0-7 para os visitantes poderia ser considerado algo lisonjeiro para a equipa da casa.
Na segunda parte, e como lhe competia mesmo entrando com menos um jogador, os pelicanos, agora a jogar a favor do vento, que no entanto soprava menos forte, pressionaram os Vitorianos. 
Com uma mellée muito eficaz (ganharam 70% da totalidades das formações ordenadas disputadas), os Caldenses optaram por esta solução aos 50 minutos quando dispunham de uma penalidade frontal a 10 metros dos postes, mas perdendo a bola no ruck que se seguiu; boa defesa do Vitória. 
Este lance refreou o ímpeto dos pelicanos que, contudo, e numa jogada individual de penetração do seu médio de abertura chegaram ao ensaio e empate, aos 15 min (transformação pelo mesmo jogador).
Ganhou alento a equipa da casa e beneficiou de penalidade, que veio a ser bem transformada pelo médio de abertura aos 60 minutos. Na sua melhor fase do jogo os Caldenses tiveram novo ensejo aos 65 minutos, mas o chutador falhou por pouco a tentativa de transformação de mais uma penalidade.
Refrescaram, então, a sua linha de avançados os setubalenses e este novo elán permitiu uma reviravolta no sentido do jogo. 
O prémio chegou com um segundo ensaio aos 73 minutos, após uma sequência de boas fases de avançados e conclusão à ponta.
Ainda reagiu a equipa pelicana e, aos 76 minutos, uma boa conversão de uma penalidade pelo seu chutador do dia, o nº 10, colocou de novo os Caldenses na frente do marcador 13-12.
Mas o jogo Setubalense estava muito forte e uma penalidade chutada à touche, aos 80 minutos, foi seguida por um maul e vários pick and go sucessivos e imparáveis e pelo terceiro ensaio, que colocou o resultado final em 13-17.
No tempo extra o Vitória guardou bem a bola e, apesar do esforço final do Caldas, conseguiu uma vitória, justa e que premeia a maior sua capacidade de placagem e o seu jogo mais objectivo. 
Alguns bons momentos dos Caldenses que ficam a dever a alguma inexperiência e acima de tudo a uma menor capacidade de choque e de placagem - o Rugby é também um jogo de combate e disputa - a possibilidade de discutir o resultado.

RC MONTEMOR *41-18 SÃO MIGUEL (7-2)
Ao começar o jogo com alguma displicência e algumas novas caras na equipa, o Montemor permitiu que o São Miguel marcasse dois ensaios embora sofrendo três, e o intervalo chegou com os mouflons na dianteira por 17-10.
No segundo tempo o Montemor entrou disposto a arrumar a questão, marcou mais quatro ensaios fixando o resultado em 41-18, e é líder isolado da prova graças aos dois pontos de bónus que leva.
Uma nota final para saudar os primeiros ensaios dos buldogues na competição.

CR TÉCNICO 24-20* CR ÉVORA (3-2)
O CR Técnico continua a vencer, embora por margens pequenas, e segue na segunda posição com o mesmo número de pontos que o Benfica.
O Évora perdeu, embora somando o bónus defensivo e com dois pontos adicionais comanda um pelotão de três equipas - com o Vitória e o Sporting - com uma vitória apenas.

RC SANTARÉM 15-3 SPORTING RUGBY (2-0)
Os cavaleiros venceram o seu segundo jogo, a que juntam dois pontos de bónus, e ocupam a quarta posição na tabela, enquanto o Sporting, com uma vitória, segue na sétima posição.

BENFICA RUGBY *37-11 RUGBY VILA DA MOITA (5-1)
O Benfica conseguiu a sua terceira vitória, segue na segunda posição com o mesmo número de pontos que o Técnico.
O Vila da Moita ainda não venceu - como o Caldas e o São Miguel, com quem divide a última posição com dois pontos.


Sem comentários: