17 de outubro de 2015

ÁFRICA DO SUL-PAÍS DE GALES - SPRINGBOKS AVANÇAM PARA MEIAS FINAIS *

* Manuel Cabral
Numa primeira parte jogada a meio-campo, com poucas situações de ensaio, o País de Gales acabou por explicar o que aconteceu no jogo com a Inglaterra, e os sul-africanos explicaram o que se passou com o Japão, e a vantagem galesa ao intervalo (12-13) não surpreendeu ninguém - o País de Gales tentou mais, lutou mais e ... fez mais faltas...

Ao tentar mais a equipa galesa acabou por conseguir o único ensaio do primeiro tempo, ao lutar mais evitou que a África do Sul se aproximasse com perigo da sua área de validação, e ao fazer mais faltas deu a Handré Pollard a oportunidade de acertar no alvo, nas quatro penalidades que tentou aos postes...


Foi mesmo assim que começou a partida, com o País de Gales a atacar mais, os sul-africanos a defenderem bem e a responderem em contra ataque, parado em falta junto à lateral cerca dos 10 metros, e a bota de Pollard a fazer os 3-0 logo aos 9 minutos.

A situação repetiu-se aos 13 e aos 17 minutos, e Biggar a responder a Pollard aos 15 minutos, para um resultado de 9-3, mesmo antes do ensaio galês, que aconteceu aos 18 minutos como resultado de um excelente pontapé a seguir de Biggar junto à linha de maio campo, e que o próprio recuperou à entrada dos 22 da ´Frica do Sul, dando de bandeja a DG Davies que não teve dificuldade em marcar (Biggar fez a transformação) e adiantou Gales no marcador pela primeira vez registando 9-10.

Aos 21 minutos Pollard fez os springboks passar de novo para a frente, e foi mesmo ao cair do pano do primeiro tempo que Biggard - que acabara de falhar uma penalidade - marcou um pontapé de penalidade que fechou o marcador a meio do jogo em 12-13.

Logo aos 43 minutos Pollard falhou o seu primeiro pontapé aos postes, e Biggard aproveitou para adiantar mais o País de Gales no marcador (47 minutos), mas Pollard não quis ficar atrás de Biggard e aos 52 minutos fez também um pontapé de ressalto, reduzindo de novo para uma desvantagem de um ponto apenas (15-16).

Aos 56 minutos Pollard falhou uma nova tentativa, e foi apenas nos últimos 5 minutos que o jogo se definiu, não sem que Pollard e Biggar tenham trocado galhardetes mais uma vez (18-19).

Apesar do País de Gales ter conseguido equilibrar as coisas no chão - onde os sul-africanos foram quase sempre superiores - e das formações ordenadas terem sido meio por meio, foi precisamente a partir duma delas com introdução da África do Sul, aos 75 minutos, nos 22 metros de Gales, sobre o lado esquerdo, que os springnoks controlaram  a rotação da formação e o seu número 8, DJ Vermeulen, saíu com a bola pelo lado fechado, e deu no contacto ao seu médio de formação, PF Du Preez, que marcou no canto o ensaio que havia de ser o da vitória (23-19).

Tentaram os galeses tudo o que puderam para reverter a situação, mas os sul-africanos não deram nem espaço, nem tempo e foi mesmo com este resultado que se chegou ao fi.

Acabou por vencer a melhor equipa, e o resultado castiga a indisciplina galesa, que deu de mão beijada 15 pontos a Handré Pollard.


Sem comentários: