7 de abril de 2012

AGRONOMIA COME AS AMÊNDOAS E CDUL DEGOLA ACADÉMICA PASCAL *

A FINAL FOUR DO TÍTULO ARRANCOU ESTA TARDE, com a desfalcada equipa da Tapada a surpreender em casa do tricampeão Direito, vencendo por 13-6, enquanto o CDUL pôs a nu as muitas fragilidades da Académica de Coimbra, a quem arrasou por 37-0.

As defesas ganham jogos, sendo a partir de uma sólida base defensiva que as equipas conquistam grandes triunfos.

Esta máxima foi hoje de novo comprovada em Monsanto, por um quinze agrónomo que se apresentou de início sem quatro importantes peças (Cardoso Pinto, Le Roux, Vasco Gaspar e Manuel Murteira, com estes dois últimos a entrarem só na segnda parte), mas ao não permitir que a sua cortina defensiva se rasgasse uma só vez que fosse, construiu um triunfo importante que pode embalar a equipa rumo à final.

E não podemos deixar de nos questionar: se não foi hoje, com tanta coisa a seu favor, quando é que Direito (só lhe faltou João Correia) poderá voltar a derrotar Agronomia nos próximos tempos?
Os advogados até entraram melhor ao acantonarem o adversário no seu meio-campo, de onde só sairia, pela primeira vez, aos 17' (!) e quando já perdia por 3-0 (penalidade de Luís Sousa).
Mas faltavam aos lances de ataque de Direito maior imaginação e velocidade, com o abertura Luís Salema a nunca conseguir criar os necessários desequilíbrios.

A equipa da Tapada ia parando todas as arremetidas (tantas e tantas vezes se viu um gulliver advogado abatido por vários liliputianos agrónomos, que pareceram ter sempre mais jogadores em campo...) e quando o poderoso centro José Lima reparou bem em quem tinha pela frente e resolveu dar duas ou três sapatadas no jogo, o estoiro físico dos advogados ouviu-se distintamente a quilómetros... e a tendência da partida invertia-se.

Aos 28' e com Agronomia já por cima e perto do ensaio, Salema teve um pontapé desastrado dentro da sua área de validação para aliviar a sufocante pressão, a bola não saiu e enquanto os advogados esfregavam um olho, José Lima enviou o ponta João Cardoso Pinto para o ensaio junto à bandeirola, virando para os 7-3 ao intervalo.

Na segunda parte o quinze da casa continuou a dominar mais, mas à falta de pulmão de muitos acrescentou-se a ausência de cabeça fria de quase todos, o que facilitou a tarefa aos agrónomos.
As faltas no chão feitas pelos advogados sucediam-se e José Lima – o melhor em campo –, ainda no primeiro quarto de hora, converteu duas, para 13-3.

Enquanto Ricardo Sequeira mexia a propósito na sua equipa reforçando os setores mais desgastados, só muito tarde Aaron Jones foi ao banco buscar reforços... e que reforços ele ali dispunha: José Pinto, Adérito, Rui d'Orey e Miguel Leal, que entraram de uma assentada.

Aditivado pela ação do formação José Pinto (que pena não ter 80' nas pernas...), Direito intensificou a pressão, levando o árbitro João Erse a mostrar amarelo ao defesa Duarte Cortes após falta profissional a evitar um ensaio.
Mas nem mesmo jogando 10' com um homem a mais, os advogados conseguiram furar a bem organizada defesa agrónoma (esqueceram-se que tinham Adérito em campo, por exemplo) e o máximo que conseguiram foi nova penalidade por Luís Sousa, para os finais 13-6.
Do mal o menos, salvou-se o pontito de bónus.

No EU Lisboa, assistiu-se à melhor exibição coletiva desta jornada inaugural, com o riquíssimo plantel do CDUL a mostrar que, 21 anos depois (!), poderá ser mesmo este ano que o título volta a ser conquistado pelo clube português que mais campeonatos venceu (17).
Fortes no combate de avançados – e nem nesse departamento perderam para o mais pesado ‘pack’ de Coimbra, que assusta só de ver da bancada (imaginem como será de perto...) –, bastou aos universitários defenderem bem as ténues tentativas de ataque de uma Académica que, tal como o cordeiro pascal, se prestou à degola – e nem a entrada de Francisco Serra para abertura resolveu um problema congénito desta equipa coimbrã: não saber utilizar as linhas atrasadas – e lançarem a sua cavalaria de três-quartos composta por cinco internacionais, para estabelecer a acentuada diferença que existe entre um candidato real... e um pseudo-candidato.

Começou melhor o quinze de Coimbra mas aos 8', e na primeira bola circulada pelas linhas atrasadas do CDUL, Bernardo Silveira voou para o ensaio inaugural.
Até ao intervalo (11-0) a equipa da casa marcou através de penalidades de Carl Murray, e mesmo jogando 10' sem David dos Reis (que viu amarelo no jogo de estreia), o CDUL sustinha facilmente os ataques adversários, onde jogadores demasiado pesados, parados e com limitações técnicas evidentes, iam desperdiçando oportunidades.
E na única vez que estiveram à beira do ensaio, uma duríssima placagem, in-extemis, de Gonçalo Foro, mandou um adversário em voo planado pela lateral.

O segundo tempo foi ainda mais penoso para a Académica, pois mesmo jogando 13' com mais um homem (vermelho, sem termos descortinado as razões, para o talonador Duarte Foro) foi presa-fácil de um CDUL que, sempre que soltava os rápidos três-quartos, era garantia de dinheiro em caixa.
Frederico Oliveira (por duas vezes), Nuno Penha e Costa e Gonçalo Foro – este já perto do fim, conseguiu o ensaio da jornada, ao passar por tudo e todos numa arrancada de 55 metros com a sua chancela que por pouco não parava nas urgências de Santa Maria, tal o ímpeto – elevaram o marcador para cores carregadas: 37-0.

E mesmo equipando de branco as coisas começam muito negras para a Académica.

No grupo que discute o 5.º / 8. º lugares, e depois da vitória de ontem do Belenenses sobre o CDUP, por 28-6 (com bónus pelos quatro ensaios), esta tarde o Benfica ganhou, na Sobreda, ao Técnico, por 27-10.

Ao intervalo os encarnados venciam por 6-3, mas no segundo tempo e mesmo jogando com 14 jogadores por 10’, obtiveram três ensaios (Urryel Torres e os argentinos Dário Leavy e Gonzalo Mosso) que deram justiça ao marcador.

 Veja os quadros de resultados e as classificações dos dois grupos na nossa página exclusiva da competição.

Texto: António Henriques
Foto: CDUL Blogspot / Miguel Rodrigues

54 comentários:

Anónimo disse...

Ai o direito so não pode contar com o Joao Correira? E o ....Gonçalo Malheiro?

Luis Salema nao conseguiu fazer o seu jogo... se calhar com um tal de malheiro as coisas fossem diferentes..

Anónimo disse...

Malheiro?!?!?! És tu?!?!

Anónimo disse...

Primmum millium pardalorum est, lá dizia o "confúcio"

Anónimo disse...

só o João Correia?! Luis Portela não conta? Malheiro tb não!? deviam ter mais respeito pelos TRI CAMPEÕES!!

Anónimo disse...

ainda estamos na 1ª jornada e já à campeões antecipados , já vi este filme antes .

Anónimo disse...

Então e os dois ensaios q o senhor Erse decidiu nao validar? O de Ze pinto e do Aguilar?

Anónimo disse...

O primeiro milho é dos pardais. Força pretos. Ninguém vai passar em Coimbra.

Anónimo disse...

É o campeonato do vale tudo, não se olha a meios nem a despesas. Só que uns pagam, outros contraem dívidas e não as pagam, não é CDUL?

Anónimo disse...

Hahahahah. Essa é boa. O Direito, a Agronomia e o Belém não estão a contrair dividas? Vives em que mundo?

Anónimo disse...

se à campeão antecipado, provavelmente ainda não HÁ campeão antecipado!

Fala-se muito do rugby ser um desporto muito ético e não sei que mais, e que o futebol é isto e aquilo, mas no rugby insultam-se arbitros e também se usam para desculpar derrotas.

Anónimo disse...

Acho muita graça a este tipo de posts, o tal poderoso ze lima de que fala nao precisa de mais elogios do que aqueles que já lhe dao( embora muitas vezes nem os mereca)... e confesso que vi o jogo e nao percebo quem e que esse poderoso centro teve pela frente que fosse menos digno ou capaz de lhe fazer frente... ( comentário ridiculo este aqui se me permite).

Anónimo disse...

É muito feio ter inveja...

Anónimo disse...

caro antonio henriques, este comentário é uma verdadeira falta de respeito pela equipa dp GDD e pelo clube, está a falar da equipa tri campeã nacional, está a falar do clube que deu 11 jogadores ao mundial de 2007, tenha mais respeito e seja mais verdadiero nas susa crónicas, agronomia jogou desfacada? calro que jogou limitar o desfalque do direito ao joao correia ou e ma vontade ou e desconhecimento. o luis portela, o malheiro, o manuel paisana . e ja agora porque e que não faz nenhuma referencia a dois ensaios anulados ao direito????????

Anónimo disse...

Eh pá! tantas virgens ofendidas! O homem não pode ter a sua opinião que vocês ficam todas tremeliques!!1
Vão mas é treinar e tentar recuperar o atraso deste fim de semana!
Vocês com estes comentários é que estão a desrespeitar o GDD!
Não foi com conversa da treta que o GDD ganhou três campeonatos! Deixem-se de melindrices! Portem-se como homens e reajam mas dentro de campo!

Anónimo disse...

Esse treinador do direito parece que não quer ganhar o campeonato , já no ano passado ganhou face ao trabalho deixado , este ano começou a por o seu dedo e é o que se vê , já conseguiu perder a supertaça e o campeonato pelo andar parece ir pelo mesmo caminho , sempre a contar com a ajuda do grande e sabe tudo Aguilar como adjunto .

Anónimo disse...

Afinal entrou sem quatro peças? Das quais entraram duas em jogo...Como é? Só para perceber.

Para ser justo devia ter dito que o GDD entrou sem... Adérito, Zé Pinto, d'Orey, Malheiro, Luis Portela, João Correia, Manel Paisana, Pipoca ( esta FPR...) até foram mais de quatro...

É bom não esquecer que é muito giro ir à Selecção mas os jogadores vêm com uma grande carga em cima, especialmente os avançados.

Um jornalista que se preza devia ter cuidado com as galgas...ou sabe muito bem o que anda a fazer?

Anónimo disse...

nao sei se ja reparou mas este e o sitio indicado para ter estas tais conversas da treta, ninguem disse que a agronomia nao esteve melhor, acho e que este tem de ser um blogue imparcial onde o manel paisana por exemplo possa ser equiparado a um tal de manel murteira...

Anónimo disse...

continuo a esperada sua resposta caro manuel cabral, quem e q na sua opiniao nao estava a altura do grande jose lima!?

Anónimo disse...

Todas estas reacções dos adeptos de Direito apenas significam que têm mau perder. Jogaram mal... não arranjem outras desculpas.

Anónimo disse...

O António Henriques afinal não foi uma tão boa aquisição, ó Manel Cabral...Sem teleponto isto é mais complicado...

Anónimo disse...

Depois de ver o jogo com o CDUL já percebo porque defendemos tão mal na Ucrânia. Fazer favores e levar jogadores só para se ser agradável aos pretos foi o que deu.

Anónimo disse...

sim quando o navalhinhas nem nos sub 21 do cdul tem lugar a 9 e vai a ucrania e fazem favores aos pretos

Anónimo disse...

tem vergonha, o sergio franco e o eduardo salgado sao muito melhores que o foro, aderito, aguilar, ze lima etc.. esses si sao levados ao colo a seleccçao so por que fica bem. E e bom que mandem embora esse arruaceiro chamado david dos reis para jogar pelos lobos o melhor 2 linha de portugal o martim bettencourt do cdup.

Anónimo disse...

Encaixar 87 melões num fim de semana é muita fruta. E Nao estava lá o Navalhinhas. São muito fraquinhos a defender.

Anónimo disse...

Vi os 2 jogos. A Agronomia ganhou muito bem, essencialmente devido á sua fortissima defesa. Muito bem defendido colectivamente, muito agressivos na placagem, não deram uma folga. Está uma equipa muto confiante, consistente, madura, apesar da falta de alguns principais jogadores. O Direito tem que "inventar" uma dupla de médios, porque com estes não vão lá. A sua linha de 3/4 é muito fraca.
O Cdul jogou bem, mas atenção que a Académica esteve muito fraquinha, principalmente na defesa. O resultado é enganador, o Cdul "engordou" o resultado nos ultimos 10 minutos, quando a Académica deu o estouro. Principalmente na 1ª parte, a Académica exerceu largo dominio territorial e posse de bola, mas não souberam jogá-la convenientemente, e o árbitro permitiu constantes faltas defensivas ao Cdul. Estou curioso para ver como se vai portar o ataque azul, contra a dura defesa agronoma no próximo jogo.

Anónimo disse...

Quem está a comentar devia era se preocupar com o plano de jogo que o Direito apresentou. Chutar quase todas as bolas que teve a testar o três de trás da Agronomia só serve se este se mostrar inseguro. Quando se viu que o três de trás é bom e até marcou o único ensaio do jogo num contra ataque, o Direito não conseguiu alterar o seu plano de jogo e insistiu nos pontapés. Cada um olhe para si e deixe os outros em paz. Trabalhem mais para poderem jogar mais.

Anónimo disse...

Bom dia, há algum sítio onde seja possível consultar a equipa com que o Benfica alinhou? Muito obrigado.

Anónimo disse...

Os pretos a defender pareciam dondokas. Mau de mais para ser verdade.

Anónimo disse...

sim...realmente sem os pretos tem sido só vitórias...

Anónimo disse...

É inacreditável e inconcebivel a Académica ter tantos estrangeiros sem qualidade alguma. Os pretos sempre foram uma equipa agressiva, quer em Coimbra quer fora, e agora com metade da equipa estrangeira, perderam essa agressividade. O que andam a fazer estes estrangeiros em Coimbra? Ginásio, talvez, porque de facto são grandes e musculados, mas não jogam nada, e copos com certeza, muitos! Rua com eles! Joguem com portugueses, que há muitos e bons em Coimbra!

Anónimo disse...

Meu caro não vi o jogo da agronomia portanto não posso comentar. Quanto ao que diz do jogo do CDUL há uma coisa com a qual não concordo. Quando diz que o resultado é enganador porque o Cdul marcou muito nos últimos minutos, penso que isso não faz sentido na medida em que muitos destes jogos vão ser resolvidos nos minutos finais e se uma equipa dá o estoiro e a outra não isso significa que uns treinam bem a componente fisica e os outros nao, e isso é uma vantagem que se pode revelar importante. Quanto as faltas também nao concordo até porque á segunda falta dentro dos 22 metros do Cdul o arbrito deu um amarelo ao David dos Reis.

Anónimo disse...

Concordo plenamente. O exemplo do CDUL, Agronomia e Direito deve ser seguido. Há jogadores de qualidade em Portugal. também concordo que 1 ou 2 jogadores estrangeiros de grande qualidade possam ser importantes numa equipa. Não é manifestamente o caso da académica

Anónimo disse...

Metade da equipa? Antes de dizer alguma coisa, aconselho-o a pesquisar e a informar-se melhor.

Anónimo disse...

Vi o jogo do Direito - Agronomia e o que se passou foi que a Agronomia fez um jogo humilde e simples sem complicar e com boa defesa. No ataque nunca entraram sozinhos e isso permitiu conquistar a maioria dos rucks. O destaque vai para o bloco avançados da Agronomia que fez um bom jogo frente a um blobo de avançados algo cansado e talvez pouco humilde.

Quanto aos 3/4's, creio que o médio de abertura do Direito não soube tirar partido da posse de bola. Os pontas raramente tocaram na bola.

Anónimo disse...

A Académica neste momento tem 5 jogadores estrangeiros na equipa! Vamos lá Pretos no próximo jogo é para ganhar!

Anónimo disse...

Preparar jogadores para os porem na prateleira aos 22 anos é triste.
Por isso se alguém da província tem aspirações à selecção só tem um caminho. Marchar (correr) para Lisboa. Ou então vão à Ucrânia de favor e levam na pandeireta.

Anónimo disse...

O grande problema do CDUL vs AAC foi ter um lote de três quartos com 5 internacionais que não fizeram uso da qualidade que possuem, um pack avançado em marcha lenta, alguns revelando uma falta de técnica inadmíssivel em jogadores à tantos anos a jogar rugby, desperdiçando oportunidades umas a seguir às outras e nem sequer aproveitando a superioridade numérica... pelos vistos, mês e meio de paragem, treinos só para alguns e oportunidades de jogo mesmo para quem não cumpre durante a semana, não dão bom resultado. Continuo a dizer que não é com vinagre que se apanham moscas. Para o ano os estrangeiros dão de frosques e ou vão buscar outros pra custar coiro e cabelo ou se começam a aproveitar os atletas locais que andam no clube desde meninos e que não lhes ficam atrás em qualidade. Assim pudessem jogar em igualdade de circunstâncias e oportunidades.

Mas isto sou eu que sou má lingua e não percebo nada do jogo do melão a debitar filosofias. Porque o jogo foi um pesadelo. Saí do universitário sem palavras e sem justificação para um resultado e um jogo destes.

Nota-se, e bem, a mais valia que esta paragem trouxe ao rugby nacional. E ainda há quem se queixe de ter muitos jogadores na seleção... vão jogando, não perdendo ritmo de jogo.

Mas enfim, quando as coisas estão neste pé, não há muito a fazer. Para se dançar a valsa são precisos dois. E neste caso não temos ninguem a querer dança-la.

Carlos S I
Coimbra

Anónimo disse...

em coimbra e alguns no brasil...

Anónimo disse...

Vá, um terço da equipa mais o treinador. Ou são os jogadores estrangeiros que não prestam ou será o treinador. Curiosamente as 2 equipas que vão na frente do campeonato têm treinadores portugueses.temos cá bons jogadores e também bons treinadores, infelizmente na cabecinha de alguns dirigentes lá por ser australiano, sul africano ou neozelandês é garantia de qualidade.

Anónimo disse...

Manuel Cabral, uma palavra de incentivo...não se deixe ir abaixo com algumas afirmações infantis e despropositadas que de vez em quando escrevem no seu blog. O seu blog é fundamental!!! Bem haja por isso.

Anónimo disse...

Alguem sabe porque é que o Foro foi expulso??

Anónimo disse...

Só cá na terra se expulsam jogadores após uma cena generalizada de sopapos e empurrões. Vidé Duarte Foro no CDUL - Académica. Será que os nossos árbitros são tão bons que não têm nada que aprender com os estranjeiros nomeadamente os que apitam o super 15? Vão ao rugby dump e vejam como se resolvem cenas semelhantes às do jogo de Sábado em Portugal. Não é vergonha aprender com quem sabe muito mais do que nós.

Anónimo disse...

Vergonha o que vi no Sábado no CDUL AAC. Dum lado uma equipa com jogadores de bom nível. Do outro um lote de meninos sem garra e com medo de placar. Só sabem alguma coisa se tiverem a bola nas mãos.

Anónimo disse...

Só por curiosidade gostaria de saber se o carl veio das escolas do CDUL, e o David dos Reis? e o n.º 8? e o famosos navalinhas? ou mesmo Junior e o outro pilar suplente que veio do Évora? No GDD pergunto o mesmo sobre o Rui d'Oreu e o Malheiro, ou o Acosta, ou o Taful, ou o Pipas, ou o Adérito? e na Agronomia pergunto de onde vieram o Zé Lima, o talonador, o Vasco Gaspar, o LeRoux? Penso que nenhum dos jogadores é cria do respectivo clube, por isso deixem-se de falsos moralismos, pois até ano passado além desses referidos, ainda contaam com muitissimos estrangeiros. E atenção que a Acdémica parece estar a fazer um bom trabalho na formação, como se comprova pelo facto de estar na final four nos sub 16, 18, 21 e seniores.

Anónimo disse...

Quem vai pagar no próximo sábado é o Direito, aposto que vai perder em Coimbra. A final CDUL vs Agronomia ficará mais real.

Anónimo disse...

Tambem sou dessa opinião. O Direito não vai passar em Coimbra e o campeonato fica resolvido para a final Agro-CDUL.

Anónimo disse...

ahaha

Anónimo disse...

O Foro foi expulso pq faltou a catequese...o q n é coisa dele...

Jose Silva disse...

O CDUL precisa de jogar agressivo e duro como já jogou para poder ganhar a agronomia. Vai ser um jogo bom. Mas tem lá umas meninas nas linhas atrasadas que podem comprometer... vamos ver.

quanto aos ultimos 10 minutos do Cdul-AAC, também fazem parte dos 80minutos e para quem percebe de rugby sabe bem que em jogos que parecem equilibrados, os ultimos 20 minutos são os mais importantes

Anónimo disse...

Isto de vir para aqui falar sem saber é muito engraçado. Principalmente quando se vem falar do que se passa em casa dos outros.
Vamos lá esclarecer algumas mentes iluminadas. O Carl não veio das escolas do CDUL. O David dos Reis não veio das escolas do CDUL. O nº 8 a que se refere é o Tiago Girão e veio das escolas do CDUL. O Navalhinhas, é um miudo com 19 anos que integra a equipa sénior e de sub 21 do CDUL e veio do Évora. Veio do Évora, não porque o CDUL o tenha ido buscar/contratar, mas sim porque veio estudar para Lisboa e quis continuar a jogar Rugby. O CDUL, como julgo que todos os clubes nacionais, não fecha a porta a nenhum jogador que queira jogar de azul. Muito menos se for alguém com potencial e qualidade como o Navalhinhas.
O João Júnior veio do Belas. É jogador do CDUL à meia dúzia de anos. Quando chegou era um jovem com muito potencial. Hoje é um extraordinárior jogador e principalmente um Homem de grande carácter.

Respondendo a outro post que faz alusão a investimentos no CDUL, importa esclarecer que o CDUL não deve dinheiro a nenhum jogador, nem oferece coisas que depois não pode cumprir. Por outro lado o David dos Reis apenas ingressa no CDUL porque tivemos 3 lesões na 2ª linha. Gil (partiu o nariz à mês e meio e na altura pensou-se que teria que ser operado, o que impossibilaria a sua integração no inicio da final 4. Afonso Sousa, operado a um dedo e que ainda hoje não é opção e Callum, jogador estrangeiro que foi operado á mão e que está definitivamente afastado da competição esta época). Assim surgiu a possibilidade do David dos Reis, sem custos acrescidos para o CDUL.

Quanto a pseudo campeões. Parece-me precose, após 1 jornada, falar em equipas vencedoras e derrotadas. Faltam 5 jogos para se apurar as melhores 2 e é demasiado cedo para grandes conjecturas. Quem esteve mal no sábado passado poderá estar bem neste e acreditem que as coisas só serão decididas nas últimas jornadas e não nas primeiras.

Forte abraço

Anónimo disse...

"Amantes do Rugby.
O Rugby deve ser escola de Fair- Play.
Não há jogos sem árbitro.
Não há competição sem adversários.
Respeita-os.
Aplaude o esforço e a disciplina.
Rejeita o doping e a violência.
Apoia os teus sem agredir os outros.
Se não pensas assim. Não entres neste campo."
pensem no que escrevem, como escrevem...respeitem o desporto q elegeram e todos os seus intervenientes...independentemente da côr q vestem...

Anónimo disse...

Província? Isso tem piada. E outra coisa com piada é o facto de só jogadores de Lisboa irem à selecção, ou então os que estão a jogar fora. A Académica tem excelentes jogadores portugueses (Sérgio Franco, que foi o melhor marcador de ensaios do campeonato na fase inicial; Eduardo Salgado; Francisco Serra; João Mateus; João Tavares, que voltou recentemente do Brasil; entre outros). O CDUP tem um 2º Linha fantástico, o Martim Bettencourt.
Agora a falar das equipa da formação, já consultou na convocatória para o Campeonato Europeu - Divisão Elite dos sub-18? A Académica era a equipa com mais atletas na convocatória. Foram SETE atletas (João Varanda, Tiago Penacho, Afonso Machado, Filipe Fernandes, Pedro Faustino, Manuel Queirós e Francisco Bessa).
Deixe-se disso da "Província", que daqui a uns anos vão estar excelentes jogadores na Selecção graças à Académica.

Anónimo disse...

Se há jogadores de qualidade em Portugal para que é que convocam jogadores Luso franceses que estão a jogar fora do pais? Critica os clubes, mas não critica a selecção nem as convocatórias por amizades que lá dentro.

Anónimo disse...

nao se esqeuçam do lote de argentinos do benfica antes de atacarem outros clubes qt a estrangeiros, isso sim da que pensar visto o resultado..