4 de outubro de 2015

IRLANDA-ITÁLIA - IRLANDA VENCE MAS ITÁLIA RESPONDE BEM *

* Pedro Sousa Ribeiro
A Irlanda garantiu hoje no Estádio Olímpico em Londres a sua qualificação para os quartos de final do campeonato do Mundo. 
Falta saber em que posição finalizará no seu grupo, o que se virá a determinar no próximo sábado no Millenium Stadium em Cardiff quando a Irlanda e a França se defrontarem.

No Estádio Olímpico com mais de 53.000 espectadores, sobretudo irlandeses, a Itália, que hoje contou com o seu capitão Sergio Parisse, recuperado de uma lesão que o afastou dos dois primeiros jogos, teve um início de jogo pressionante remetendo a Irlanda a uma situação fundamentalmente defensiva. 
Apesar disso foi a Irlanda que conseguiu obter os primeiros pontos através de um pontapé de penalidade de John Sexton quando decorriam 7 minutos de jogo. 
A Itália respondeu rapidamente igualando a três, aos 13 minutos, também com um pontapé de penalidade concretizado por Tommaso Allan.

Depois dos primeiros 15 minutos a Irlanda sacudiu a pressão a que havia sido submetida e aos 18 minutos consegui aquele que haveria de ser o único ensaio do jogo. 
Um alinhamento nos 22 m da Itália, com introdução desta, foi conquistado pela Irlanda e após duas fases, um excelente movimento de John Sexton, Iain Henderson e Keith Earls possibilitou a este um toque de meta perto dos postes. 
Com a sequente transformação de John Sexton a Irlanda passou a vencer por 10-3.

Ainda na primeira parte a Itália obteve mais 3 pontos através de um novo pontapé de penalidade de Tommaso Allan.

Aos 27 minutos a Itália teve uma oportunidade de conseguir um ensaio quando dispôs de um alinhamento a 5 metros da linha de meta, mas a Irlanda conseguiu conquistar essa bola. 
Aliás a Itália perdeu quatro introduções próprias na primeira parte.

Já no final da primeira parte a Irlanda na sequência de um alinhamento, seguido de um forte  "driving maul" perdeu a possibilidade de obter um novo ensaio por um toque para a frente do seu médio de formação.

Na segunda parte o jogo esteve mais repartido havendo apenas uma situação de ensaio quando o segunda linha italiano Josh Furno foi travado por uma placagem decisiva de Peter O’ Mahony quase em cima da linha de meta.

A Itália ainda reduziu a diferença para apenas um ponto, aos 51 minutos, com a conversão de um pontapé de penalidade de Tommaso Allan na sequência de uma falta irlandesa após um forte “drivingmaul” dos italianos.

Aos 56 e 60 minutos a Irlanda alargou a vantagem com mais dois pontapés de penalidade de John Sexton, fixando o resultado final em 16-9.

Entretanto ainda houve um pontapé de penalidade para cada lado, ambos falhados.

A Irlanda jogou os últimos 8 minutos com 14 jogadores já que Peter O’ Mahony foi penalizado com um cartão amarelo mas conseguiu aguentar a diferença pontual.

A Itália dificultou grandemente a vitória irlandesa e teve a melhor prestação neste campeonato do mundo enquanto a Irlanda, apesar de ter atingido o seu objetivo, ficou , em termos exibicionais, um pouco aquém das espectativas. 

Quem irá vencer o jogo Irlanda- França do próximo sábado e evitar encontrar a Nova Zelândia nos quartos de final, é uma das grandes incógnitas dos jogos finais da fase de qualificação.

Sem comentários: