1 de outubro de 2015

TONGA-NAMÍBIA - TONGA VENCE E AMEAÇA GEÓRGIA *

* José Silva

Após as respectivas derrotas, a da Namíbia normal e lisonjeira perante Nova Zelândia, por 58-14, a de Tonga, meio escândalo perante a Geórgia, por 17-10, juntaram-se as duas equipas naquilo que muitos poderiam pensar ser um jogo enfadonho, mal jogado e sem interesse.

Pura Mentira pois o que vimos em Exeter foi um belo jogo de rugby, disputado, com duas equipas com garra de jogar o jogo pelo jogo até ao fim. 
Sem ser um jogo espectacular foi um muito bom jogo de rugby, emotivo q.b, e com motivos mais que suficientes para ver, com prazer até ao fim. 
Ficou o rugby, portanto, todos nós a ganhar.


E o jogo começou com um ritmo frenético, em que a bola andou, a rondar as duas áreas, com as duas equipas com um tipo de jogo muito positivo a dar espectáculo.

Aos 5 minutos o ponta Veainu, fura a linha da Namíbia para o primeiro ensaio de Tonga. 
Logo depois Jack Ram marca o segundo aos 12 minutos. Nessa altura pensou-se que a resistência da Namíbia tinha acabado mas um ensaio de Tromp repôs a emoção no jogo.

Apesar de tudo, pouco a pouco, Tonga mostrava mais jogo e ia tomando o domínio e ascendente no jogo.

Aos 25 minutos terceiro ensaio (Fosita) e só não marcaram ensaio de ponto bónus antes do intervalo pois um deliciosa jogada e mergulho, foi “vetada” pelo Video Árbitro por mão na linha…

Ao intervalo 22-7

Na segunda parte Tonga marcou mais dois ensaios, (Ram - 45 e Veainu -55) garantido o ponto bónus enquanto pela Namíbia o inexcedível Jacques Burguer marcou dois ensaios (49 e 67)

O jogo terminou com 35-21 para Tonga que com este resultado, e ponto bónus, cria pressão à Geórgia para a luta pelo terceiro lugar. 
Neste particular Tonga conseguiu dois pontos bónus nos jogos que jogou…esta luta interessa, e muito, a Portugal, pois caso a Geórgia fique me terceiro lugar no grupo, e se entretanto não mudarem as regras de qualificação para o mundial, é menos um adversário (difícil) no caminho de Portugal.

Jack Ram foi considerado o Man of the Match, com justiça, mas gostaria de destacar igualmente o ponta de Tonga KTP Veainu e o Capitão da Namíbia Jacques Burguer.


Sem comentários: