28 de outubro de 2015

AGRÁRIA E FAMALICÃO VENCEM EM JOGOS COM BÓNUS DEFENSIVO *

* José Silva

Jogou-se no passado fim de semana a segunda jornada do Campeonato Nacional da 2ª divisão, Zona Norte/Centro, com a disputa dos quatro jogos agendados.

Exceptuando o jogo da Bairrada, todos os outros acabaram com pontos bónus defensivos o que demonstra, para já, o equilíbrio entre as equipas.

Mas vamos aos jogos começando pelo de Coimbra que destacámos como o “jogo da Jornada”:

AGRÁRIA DE COIMBRA 17-13* GUIMARÃES RUFC (3-1 ensaios)
Eis o que disseram os intervenientes;

"Agrários vencem Vimaranenses com empenho"
O relvado da Escola Superior Agrária de Coimbra recebeu no passado sábado dia 24, o jogo a contar para a 2ª jornada do CN Senior 2ª divisão com a equipa dos engenheiros a receberem os finalistas vencidos da edição 2014/15, Guimarães, num dia de muita chuva o que tirou alguma qualidade ao rugby praticado pelas duas equipas.
Nota dominante do jogo foi a entrega das duas equipas durante todo o encontro que tudo fizeram para vencer e conquistar preciosos pontos na prova.
A equipa anfitriã entrou nervosa em campo e logo aos 30'' sofreu os primeiros 3 pontos fruto de uma penalidade convertida pelos visitantes. Passados mais cinco minutos, ainda sem terem acertado as agulhas e os engenheiros sofreriam um ensaio, uma oferta do trio de trás dos verde e amarelos, estava feito o 00-10 para os Vimaranenses. Foram precisos mais quinze minutos para que os pupilos de João Luís Pinto pegassem no jogo e mostrassem a sua qualidade coletiva, que seria traduzido num ensaio do jovem João Cláudio Santos a finalizar uma série de movimentos do bloco de avançados da Agrária nos 22 metros adversários e estava feito o 05-10. De regresso ao jogo muita disputa de ambas as equipas mas com maior clarividência dos anfitriões que ao minuto 25 voltariam a marcar pelo n.º 8, Luís Duarte, após saída de Formação ordenada empatando o resultado a dez pontos.
Ao terminar a primeira parte mais uma falta escusada dos Agrários, que o chutador do Guimarães não desperdiçaria e transformaria em mais 3 pontos para a sua equipa, fechando o marcador ao intervalo a favor dos visitantes, 10-13.
A chuva não parava e as equipas continuavam a ser muito combativas mas a cometerem muitos erros individuais obrigando a muitas formações ordenadas e inúmeras paragens do ritmo de jogo desgastando os homens da frente.
Aos 55 minutos da 2ª parte após contra-ataque o n.º 8 da Agrária voltaria a marcar colocando a Agrária a vencer pela primeira vez, 17-13.
Com o jogo controlado por parte dos da casa, perderiam dois dos seus pilares por lesão o que veio dificultar toda a estratégia das fases estáticas até final do encontro e os visitantes criaram alguma ascendente que seria contrariado por uma boa capacidade de sofrimento e uma defesa bem organizada que contribuiria para uma vitória suada. Até ao final o marcador não se alteraria.
O Guimarães mostrou mais uma vez que tem uma equipa para lutar pelos lugares cimeiros e saiu de Coimbra com um ponto bónus que com certeza será muito importante na luta pelo acesso às finais nacionais. Os da casa somam assim a segunda vitória na prova mas sem ponto bónus ofensivo.
O juiz da partida, Álvaro Oliveira, mostrou algumas dificuldades em acompanhar o ritmo inicial do jogo mas esteve bem no aspecto disciplinar e geriu o jogo sem problemas de maior.
A prova parará agora para nova eliminatória da Taça de Portugal, com Agrária a deslocar-se ao reduto da Bairrada e o Guimarães a deslocar-se ao reduto do Famalicão em dois jogos que se esperam renhidos e poderão desvendar o estado de preparação destas quatro equipas para os jogos que se avizinham para o CN 2ª divisão.”


PRAZER DE JOGAR *11-15 NR  LOUSà (1-2 ensaios)
Na Vila da Lousã, por inversão de jornada, o Núcleo de Rugby da Lousã estreou-se no Campeonato com uma vitória caseira perante o Prazer de Jogar.
Palavras da Lousã;
Relativamente ao jogo Núcleo de Rugby da Lousã – Prazer de Jogar venho enviar o seguinte comentário.
As equipas satélites do Rugby Club da Lousã e do CDUP disputaram um renhido e muito equilibrado jogo de rugby.
Apresentando ambas as equipas uma mescla de juventude e veterania, em que do lado da juventude se apresentaram elementos com bastante valor, o encontro acabou por ter momentos com alguma qualidade técnica.
Naturalmente faltou algum  entrosamento à equipa da Lousã , enquanto os portistas já  se apresentaram  com alguma qualidade táctica.
Dois ensaios para os lousanenses e um para os nortenhos com o resultado final de 15-11 que se aceita perfeitamente e traduz de algum modo o que se passou no relvado.”

CR FAMALICÃO 35-29* BRAGA RUGBY  (5-5 ensaios)
Em Famalicão o clube local, também em estreia no Campeonato, venceu o Braga Rugby por um apertado 35-29 o que nos leva a pensar que terá sido um jogo bem disputado.
De realçar o bom resultado dos gladiadores, depois de um bom resultado para a Taça frente ao vizinho Guimarães.

Com a respectiva vénia deixo aqui o trabalho realizado pelo "Famalicão Desportivo" e respectivo link para a  noticia

Rugby: Famalicão entra a vencer contra um Braga audacioso
Depois de um jogo equilibrado, com cinco ensaios e dois pontapés de ensaio para cada lado, a experiência do CR Famalicão foi imperativa na vitória sobre a equipa bracarense nesta que foi a 2ª jornada mas também a estreia, por adiamento da ronda inaugural. O Braga acabaria por perder o jogo por erros técnicos que deram origem a dois pontapés de penalidade. CR Famalicão entra assim a vencer na 2ª divisão nacional.

Cerca de meia centena de pessoas iam ocupando a única bancada do campo nº 2 do Estádio Municipal, ainda durante o horário habitual para almoço dominical, já que o jogo entre o Clube de Rugby (CR) Famalicão e o Braga Rugby tinha inicio marcado para as 14h. Uma imposição por parte da Federação Portuguesa de Futebol, não sendo permitida a prática desportiva em redor de um jogo oficial da II Liga de futebol, e o FC Famalicão jogava pouco depois, no campo ao lado.
O apito do árbitro Miguel Sousa, enciclopédia do Rugby, soou, e o CR Famalicão entrou afoito, a puxar dos pergaminhos, ou não tivesse vencido este mesmo Braga por uma margem de 40 pontos, na temporada transata. Porém, para os famalicenses, o jogo foi tudo menos um passeio de bola oval debaixo do braço. Nos primeiros 15', o jogo desenrolou-se na zona defensiva do Braga, com o Famalicão exímio na placagem, e no maul, que é quando se empurra (literalmente) a equipa adversária fundo no terreno, em busca de chegar o mais perto possível da linha de ensaio. Maul aqui, maul ali, e os bracarenses cada vez mais aflitos, até que ao minuto 12, na sequência de um... maul, Paulo Oliveira fez o primeiro ensaio para os da casa. Alinhamento na ofensiva esquerda do CRF, jogadores empurrando-se frente-a-frente, e Laranja, resistente e esquivo, a conseguir levar a bola para lá da linha. Cinco pontos para o Famalicão. Na sequência, o Braga mostrou que não estava ali para fazer a figura de outros anos, e começou a arrastar o jogo para o meio campo, inicialmente, e logrou entrar na zona de 22 metros famalicense, mantendo-se lá até à meia hora de jogo.
Cheirava a ensaio do Braga, quando a defensiva famalicense brilhou, ao recuperar uma bola que parecia destinada a morar para lá da linha. Mas foi adiar o inevitável, porque os atletas do Braga não estavam ali para fazer corpo presente, e numa diagonal fantástica, no sentido esquerda-direita, Zé Carlos aguentou bem a pressão defensiva do CRF, passando in extremis para André Macedo, que fez o ensaio para os bracarenses. O CRF voltou a pegar no jogo, mas foi o Braga, contra a corrente do jogo, que marcou mais um ensaio. Walter entrou pela linha de fundo, recolocando os bracarenses na frente do marcador. Antes do intervalo, ainda deu para Luís Costa, do CRF, marcar um pontapé de penalidade, que valeu 3 pontos, e para mais uma grande jogada terminada em ensaio, feita por Paulo Carvalho, isolando-se perante a defensiva bracarense, só terminando no fundo da linha. Na sequência do ensaio, mais 2 pontos, pelo pontapé, e apito para o intervalo, com o CRF em vantagem por 15-10.
A segunda parte começou com uma jogada, no mínimo, brilhante, por parte de Luís Ferreira, do Braga. Durante um ataque do Famalicão, este jovem franzino que faz a sua temporada de estreia nos seniores, agarrou-se à bola e não mais a largou fintando meia equipa do Famalicão, correndo de uma ponta à outra do campo, só terminando quando sentiu todo o peso da relva colar-se à bola. Aplauso geral, dentro e fora do campo. O Braga parecia animado com esta jogada, mas, pouco depois, Renato Couto fazia mais cinco pontos para o Famalicão. Mas a toada ofensiva não ficaria por aqui, com Paulo Oliveira a fazer uma excelente arrancada pelo flanco esquerdo, correndo também ele mais de 30 metros em esquivas manobras para ludibriar os adversários, deslizando pela linha de fundo. Grande jogo para o Laranja, e mais cinco pontos para o Famalicão. E, ainda com a jogada fresca, foi a vez de Teddy marcar para os da casa. Este jovem francês estudante Erasmus foi uma grande aquisição do CRF, e não deixou o jogo sem amealhar cinco pontos para os famalicenses.
Nos minutos finais, só deu Braga, a conseguir dois ensaios, primeiro por Sérgio Oliveira, depois por Luís Ferreira, com respetivos pontapés de ensaio a serem convertidos com sucesso. Pouco depois terminava a partida, com uns equilibrados 35-29, fruto de cinco ensaios e dois pontapés de conversão para as duas equipas, tendo o Famalicão amealhado mais 6 pontos extra, devido a dois pontapés de penalidade bem convertidas. Nota positiva para a estreia vitoriosa na Liga do CR Famalicão de Francisco Fontes, e para o Braga Rugby, que sob a batuta de Pedro Aguillar, auspicia um campeonato onde a única intranquilidade será a causada aos adversários. Atuação exímia do árbitro da partida, explicando as suas decisões para quem as quis ouvir, não deixando passar incólumes alguns erros que, despercebidos a todos, iriam atrapalhar o resultado final. O CR Famalicão soma assim seis pontos no campeonato, e joga a segunda jornada no próximo domingo, no Estádio Municipal de Aveiro, pelas 15:30.
Francisco Fontes (Treinador CR Famalicão): "Não contávamos que fosse um jogo tão disputado, mas ainda bem que assim foi. O Braga está com alguns jogadores provenientes das camadas jovens, com mais genica e energia. Estão a trabalhar bem. Nós também estamos a tentar apostar nas escolas, para podermos evoluir. O Braga está no bom caminho, e está a começar a recolher os frutos. Nós estamos num ano de transição, a tentar rejuvenescer a equipa, e a apostar em jogadores da casa, e foi importante entrarmos a vencer na Liga. Para a semana jogámos com o Aveiro, será um jogo do mesmo nível deste, onde não esperámos descanso. Nós fomos um pouco permissivos na defesa, não querendo tirar mérito ao Braga, mas temos de melhorar o aspeto defensivo para os próximos jogos".
Pedro Aguillar (Treinador Braga Rugby): "A equipa fez o jogo que eu esperava, só foi pena termos falhado pequenas situações do jogo que nos penalizaram caso contrário, acho que sairíamos com a vitória. Essas falhas, que ocorreram porque o Famalicão tem jogadores mais experientes, podem ser colmatadas. Acho que nunca virámos a cara à luta, foi um jogo equilibrado, e acima de tudo, quem cá esteve a assistir, viu um bom espetáculo, com duas equipas a baterem-se dignamente, num grande jogo de Rugby. O Braga tem 4 anos de existência, e temos estado a fazer um trabalho de base, e este é o primeiro ano em que temos alguns miúdos da formação, e a diferença já se nota. Este ano é para eles, para os miúdos, porque já têm as bases da formação, e, embora jovens, trazem experiência ao jogo. Falta-lhes o ritmo, pois estão habituados aos sub-18, mas creio que daqui a 3 ou 4 anos, poderemos sonhar com altos voos. Para já, vamos melhorando como equipa, e tentar fazer melhor de forma consecutiva, até chegar à competitividade máxima do jogo."
FICHA TÉCNICA
CR Famalicão 35-29 Braga Rugby
Estádio Municipal de Famalicão, Campo nº 2
Domingo, 25 de outubro 2015
2ª Jornada / 2ª Divisão Nacional de Rugby
CR Famalicão: (formação disponível brevemente)
Braga Rugby: Henrique, Manuel, Rui, Jota, Lionel, Pinhão, Júnior, Luis (Guilhermo), André, Tomás, Guilherme, Jonas, Madi Walter, José Carlos (Sergio) e Carlos.

RC BAIRRADA *71-00 AAU AVEIRO  (11-0 ensaios)
Na Moita, Anadia, os bairradinos despacharam os estudantes da cidade da Ria e em 45 minutos marcaram 11 ensaios. O jogo acabou aos 5 minutos do segundo tempo, pois de acordo com os regulamentos o árbitro apitou pela ultima vez ao ver os grifos ficarem reduzidos a 11 jogadores
Comentário do Bairrada;
“Numa tarde de chuva, o Aveiro apresentou-se na Moita apenas com 14 jogadores ao contrário de nós que tivemos que deixar muitos jogadores de fora da convocatória.
A Bairrada, esteve 10 minutos sem marcar mas após atingir a linha de meta pela 1ª vez, o jogo tornou-se mais aberto fruto dos espaços criados pelos visitantes. Ainda na 1ª parte saíram dois jogadores aveirenses lesionados.
Aos 5 minutos da 2ª parte, lesiona-se o 3º jogador Aveirense resultando na não continuidade da partida por apresentarem apenas 11 em campo. O marcador já contava os 71-0, sendo este o resultado final.
Uma palavra de conforto, amizade e coragem a todos os jogadores do Aveiro que mesmo apresentando algumas adversidades marcaram presença e deram sem dúvida o seu melhor.”
E as reações do Aveiro;
“Não tive oportunidade de presenciar o jogo, queria apenas declarar que o RUA, sendo uma equipa de génese universitária passa actualmente por um processo de renovação com muitos atletas a iniciar agora a sua actividade no rugby, Tentamos jogo após jogo dar a devida réplica aos adversários. Os objectivos da equipa passam actualmente por captar atletas para alargar a base de jogadores disponíveis, que ainda é reduzida para as necessidades como ficou aparente no jogo deste fim de semana na Bairrada.”


Sem comentários: