7 de maio de 2014

UM OLHO NA ESPANHA, OUTRO EM PEDRO LEAL!

No fim de semana em que Pedro Leal se pode consagrar como um dos melhores jogadores de sevens do Circuito Mundial de todos os tempos, ao atingir a marca de 1000 pontos marcados, Portugal vai ter que manter um controlo apertado sobre a Espanha, para que esta não consigo os mais 11 pontos que Portugal na classificação final, de que precisa para ultrapassar a nossa equipa no ranking oficial da prova.

A diferença actual entre as duas últimas equipas do ranking é, à partida para a última etapa do Circuito, de 10 pontos favorável a Portugal (25-15), mas Portugal tem uma ligeira vantagem no primeiro factor de desempate - diferencial de pontos marcados/sofridos - com 48 pontos de vantagem.

Na verdade, enquanto Portugal apresenta nas oito etapas já disputadas, um diferencial negativo de 703 pontos, a Espanha apresenta um diferencial também negativo de 751 pontos - curiosamente, se o desempate fosse feito apenas nos resultados entre as duas equipas, a vantagem seria dos espanhóis, que nesta época nos venceram nos dois jogos realizados entre as duas equipas: 12-19 em Las Vegas, 14-24 em Glasgow.

Mas para Pedro Leal as contas são bem mais simples - o nosso capitão saiu de Glasgow com 995 pontos marcados, como resultado de 79 ensaios e 299 pontapés aos postes - e bastam-lhe cinco-pontos-cinco para entrar no ultra reservado grupo dos jogadores com mais de 1000 pontos marcados no Circuito Mundial.

Este restrito grupo é comandado pelo inglês Ben Gollings, o único a ter ultrapassado a marca dos 2000 pontos, apenas marcando 2652...
Depois dele, e quase a chegar aos 2000, está o neozelandês Tomasi Cama, com 1994 pontos, e depois, com números muito mais civilizados, Uale Mai (Samoa, 1318), Waisele Serevi (Fiji, 1310), Santiago Gomez Cora (Argentina, 1178), Amasio Raoma (NZ, 1124) e, finalmente, Lolo Lui (Samoa, 1066)

Pedro Leal vai participar no seu 45º torneio das Séries Mundiais, e a sua primeira vez foi em 4 de Dezembro de 2004, no Dubai, numa equipa de que faziam parte António Aguilar, Diogo Coelho, Sebastião Cunha, Filipe Grenho, Diogo Mateus, Paulo Murinello, António Pinto, Miguel Portela, Frederico de Sousa e Vasco Uva...
Nesse torneio, Portugal perdeu os dois primeiros jogos - África do Sul por 36-0 e Fiji por 10-19 - mas depois empatou com a Irlanda por 12-12, e bateu sucessivamente a Tunísia (5-0), o Uganda (38-0) e a França (10-5), vencendo com inteiro mérito a Bowl.
Esperamos que Pedro Leal - a quem damos os parabéns por todos os êxitos que tem alcançado e pela forma exemplar como tem representado Portugal - possa celebrar em perfeita harmonia a sua entrada no Clube dos Mil e a manutenção como Equipa Residente do Circuito Mundial!

EM LONDRES DE NOVO FRENTE À ÁFRICA DO SUL
Portugal vai começar em Londres frente à África do Sul, tal como em Glasgow, mas apesar do valor dos adversários, desta vez a tarefa pode não ser tão complicada, já que aos sul-africanos se seguem os escoceses, e depois os franceses, com quem encerramos o primeiro dia da competição.


A EQUIPA NACIONAL
Com óbvias dificuldades em reunir 12 jogadores para se fazer representar em Londres, após a lesão de Diogo Miranda e os compromissos profissionais de Gonçalo Foro e Duarte Moreira, o que obrigou os três atletas a regressarem a Lisboa, Portugal, neste momento (quarta feira, 10 horas da manhã) apenas indicou à IRB 11 jogadores e não 12, tendo acrescentado à lista o belenenses Hugo Valente, afastado da equipa desde Julho de 2012, após a realização do Algarve Sevens, e Gere Maree, terceira linha sul africano com passaporte português (29 anos em Agosto) que representou em Portugal as equipas de Agronomia, Lousã e Académica, estando agora no Coventry RFC juntamente com Jacques Le Roux, e que aproveita assim para vestir a camisola do sete das quinas, coisa com que provavelmente nem em sonhos lhe tinha passado pela cabeça, mesmo depois de ter sido chamado para o jogo de XV com os England Students do passado mês de Janeiro.

Ficamos a aguardar a eventual chegada de um 12º jogador, e não fazemos qualquer comentário a esta convocatória de recurso, por respeito aos jogadores - os que vieram de Glasgow e os que aceitaram ser chamados desta forma inopinada e a quem se deve agradecer a disponibilidade -  e à equipa técnica (que deve sofrer mais do que ninguém com a situação), mas não posso deixar de dizer que depois disto ninguém pode ficar espantado com a desmotivação e desclassificação do Ubuntu!
Onde chegou o nosso rugby!

EM TEMPO
A FPR divulgou hoje a lista dos convocados, depois de publicada a relação dos jogadores indicados à IRB, e nela consta já o 12º jogador que será Manuel Costa do Belenenses.
Manuel Costa nasceu em 3 de Fevereiro de 1990, e já representou a nossa selecção nacional de sevens em 12 ocasiões, tendo estado nos primeiros quatro torneios deste ano (Austrália, Dubai, África do Sul e Estados Unidos).


Se Portugal disputa a sua primeira partida às 10,50 h, o pontapé de saída do Londres Sevens será dado às 9,00 h, com o jogo Canadá-Samoa, e os jogos prolongam-se no sábado até às 18,25 h, e no domingo, a final terá lugar às 17,00 horas.

Fique com o quadro completo dos jogos



Fotos: www.facebook.com/lsearacardoso

18 comentários:

Anónimo disse...

Mais um tesourinho da FPR.
Lista de 11 jogadores a um torneio da SWS, deve dar par entrar no Guiness, o jogador do Coventry deve ter sido convocado pelo custo da viagem para Londres.
Outro record para o Guiness a quantidade de jogadores a ser utilizado numa época nas SWS.
Aliás a malta da IRB acha uma graça tão grande a esta consistência Lusa de utilização de jogadores, que para alem dos prémios anuais que já atribui, que vai passara a nomear a Federação mais original.
E assim se rebenta com o prestigio do Rugby Português.
Excelente o perdoa me ao Huno Valente pena ter demorado tanto tempo.
Este era mais um cidadão castigado pelo que disse no Facebook do patrão.

Anónimo disse...

Onde anda o Pedro Silva do Belenenses? Deixou de jogar?

Great Duke disse...

Gostava de realçar um facto em relação a esta brilhante estatística do Pipoca. se olharmos para os 8 jogadores milenares, constatamos que todos eles representaram países que sempre foram "core team" no circuito.

O que me leva a perguntar qual seria o score do nosso Pipoca se ele tivesse tido o mesmo nº de jogos que os restantes...

Anónimo disse...

Francamente, Gere !!! Não havia mesmo mais ninguém ??? Acabem rápidamente com isto!

Anónimo disse...

Este é o estado do Rugby Português, na 4 feira apresentamos na IRB 11 jogadores, porque será?
Qual o motivo que leva os jogadores a estarem indisponíveis ? Que falta de organização , não se faz o trabalho de casa? Ou foi mais uma vez a ultima da hora?
Este é o reflexo de tudo o que se passa no Rugby nacional , desorganização em todos os departamentos , salvo raras expões .
Este ano já tinha acontecido coisas semelhantes mas assim é demais.
E como diz o presidente estamos a investir nos Sevens...

Anónimo disse...

Ainda não perceberam que isto é uma jogada para acabar com os Seven´s em Portugal. Depois da organização dos últimos campeonatos (?!) nacionais em que a descredibilização foi quaswe total, agora há que acabar com a selecção. Se o Sr. Cabral dissesse mal dos Seven´s teríamos a certeza que o Presidente apostava tudo nessa categoria. Assim vai conseguir levar a dele avante.

Anónimo disse...

O Pedro Silva joga no Moitense. Alguém que está a comentar sabe a quantidade de jogadores que se indisponibilizou durante a época?
A federação é uma verdadeira anedota e manter-se em funções é de bradar aos céus.... Mas a atitude de alguns clubes e jogadores em relação à seleção de sete não fica atrás.

Anónimo disse...

A seguir veem dizer que são boatos postos a cicular por antigos funcionáriosda FPR por terem sido despedidos.~
Mas os factos são estes antes da partida para Glasgowjá se sabia que 2 jogadores não estariam em Londres por motivos profissionais. Ainda ontemandavam a mendigar a jogadores para irem para Londres, hoje continuam com 11 jogadores em Londres a fazer a preparação,quem é responsavél por este fiasco, o treinador o manager ou o presidente da fpr que deixa que tudo isto aconteça.
Não havia tempo para preparar as trocas a tempo? Seja quem for que se assuma e não se resguarde atrás da desculpados boatos, porque istoé tudo verdade
A comunicação da FPR, paga por nós todos ignora completamente a saida da comitiva para Glasgow, oculta astrocas de jogadores,não divulga quem vai estar em Londres nem a razão das trocas,masppresidente faz posts a dizer que ao contrário de cádentro lá fora gostam muito dafpr.

Anónimo disse...

o clube onde o pedro silva está a jogar não se chama moitense mas sim RUGBY VILA DA MOITA.

Anónimo disse...

Caro anonimo das 20.20, o problema é mais fundo, não foi feito trabalho de campo, a gestão dos jogadores foi feita diariamente e nunca a prazo como foi feita anteriormente.
No passado existiam problemas idênticos, a diferença é que existia planeamento, trabalho com as faculdades e empregos dos jogadores para saber e negociar a disponibilidade dos mesmos.
depois o grupo alargado trabalhava praticamente o ano todo e assim os jogadores tinham alguma preparação ( mesmo assim aconteceram surpresas).
A FPR não esta nada a vontade com esta situação que a mesma criou, a dois anos a ordem era acabar com o passado, acabar com a organização, tipo de treino, etc... e foi nisto que deu.
Mas relembro ja tinha acontecido no XV e nos lusitamos esta epoca e mesmo assim não ligaram.
Querem acabar com os sevens?? ou ja acabaram?. Agora temos de começar tudo de novo, pois pior é impossivel.

Anónimo disse...

Hoje ás 11.54. no site da IRB , a equipa de Portugal que participa no London 7´s ainda só tem 11 jogadores!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Malta já todos criticaram mas ninguém arranjou solução.

Então vamos lá:

Futuro presidente - ?

DTN - ?

Treinador XV - ?

TM XV - ?

Treinador XII - ?

TM XII - ?

Anónimo disse...

11 Gere Maree
12 Hugo Valente
O jogador que aparece em nº 11 na convocatória é o único atual campeão nacional de sevens. Curiosamente era quase sempre suplente da equipa campeã nacional de sevens (para quem não sabe AAC): Sou de Coimbra e tenho a certeza absoluta que muitos jogadores destas "bandas" vesteriam com orgulho a camisola da seleção de 7. É pena e é triste esta realida mas não é o presidente que faz a convocatória.

Manuel Cabral disse...

Comentário das 15:31
O comentário não devia ter sido publicado pois está completamente fora do âmbito da matéria aqui tratada.

No entanto acho interessante ouvir os comentários sobre esta matéria, pelo que irei publicar um texto que abra as portas para este debate.

Entretanto, por favor, não enviem respostas sobre esta matéria, porque não serão publicadas.
E aquelas que já nos chegaram, agradeço que depois as façam de novo.
Agradeço a colaboração

Great_duke disse...

O 12o é o Manuel Costa.

Anónimo disse...

Todos os fins de semana me desloco para ver os jogos do campeonato nacional , como ex praticante e amante do jogo , e todos os fins de semana vejo falta de trabalho de casa como em comentários anteriores se diz , jogos muito fracos , aborrecidos e com jogadores fisicamente incapazes . Talvez isto seja uma resposta ao mau período da selecção , como se diz a esta é o reflexo dos clubes .
Pelo que tenho conhecimento com um calendário nunca visto mesmo noutras modalidades , só pode dar nisto , quando em França e outros se têm pré épocas de 2 meses , por cá 1 semana chega , quando estes jogadores chegarem de Londres terão que jogar pelos clubes obrigatoriamente como aconteceu ao longo de toda a época , chama -se a isto a boa gestão , os clubes olham apenas para si mesmo à boa maneira portuguesa pouco lhes interessa a selecção ou os jogadores . Comecem os clubes a olhar mais para o espelho de desorganização mas talvez aí eles também sejam o espelho de uma FPR .
Boa sorte aos rapazes que merecem todo o nosso apoio , ABRAÇOS

Anónimo disse...

A este ultimo comentario do "os clubes olham so para si mesmos". Por oposiçao a que? A federaçao preocupar-se com os clubes? Claro, como se isso fosse acontecer. A teu ver os clubes têm e que formar os jogadores desde as camadas jovens, trabalhar com eles ate merecerem uma chamada a selecçao e depois porem tudo a disposiçao de uma federaçao sem rei nem roque, muito menos um plano pensado para o futuro? Parece-me bem. Quem for chamado a selecçao passa a fazer parte do "Clube do Presidente", que treina e joga exclusivamente com a selecção e vai aos clubes para fazer fisioterapia e ver os jogos na bancada. Ah, e fazer a pre epoca! Ja a Federação tem a responsabilidade de arranjar ao pessoal empregos em que nao se tem que trabalhar muito (pa, a ultima hora e mal e que as coisas se fazem, a boa portuguesa!), deixar o rugby nacional na tristeza em que esta, nao pagar a jogadores e a arbitros, receber dinheiro da IRB e garantir que ninguem percebe em que e que foi gasto, porque resultados e melhorias das condiçoes do rugby nacional nao se veem.

Anónimo disse...

Quando a federação portuguesa de rugby foi fundada, há mais de meio-século, de certeza que o foi por amor a este desporto. Longe estariam de imaginar - e a ideia até lhes pareceria impensável - que em 2014 houvesse uma dúzia de pessoas a viver deste desporto, de entre os quais até haverão 3 ou 4 que devem ganhar mesmo muito bem. Perdeu-se amor à camisola e ganhou-se à carteira.