4 de outubro de 2015

PRIMEIRONA ARRANCA COM METADE DAS EQUIPAS CANDIDATAS AO TÍTULO

Começou a competição nacional que mais tem evoluído nos últimos anos, e que tem permitido uma melhoria global do nosso rugby, com mais equipas disputando mais jogos, com uma actividade mais consistente e com um nível médio indiscutivelmente mais elevado.

Quem se recorda do que se passava em 2010-2011, lembra-se que a DH era disputada por oito equipas, que nessa altura havia resultados na ordem dos 80 pontos de diferença - por exemplo no Técnico-Direito que os advogados venceram por 81-0 - ou pouco menos - por exemplo nos 0-55 do CRAV-Agronomia, ou dos 3-53 do Benfica-Belenenses - e que a 1ª Divisão começava com oito equipas e acabava apenas com sete...


Hoje continuam a surgir resultados bem desnivelados - acontece em todos as competições, até no mais equilibrado Mundial de sempre - mas as provas começam e acabam com 10 equipas em cada uma delas, com excepção do Benfica e do Sporting as restantes equipas têm o problema das suas instalações (bem) resolvido e se alguém perguntar quem vai vencer a Primeirona, vai ter como resposta que metade das equipas são candidatas ao título!

E tudo isso se viu mais uma vez na jornada inaugural da prova, que teve o descalabro do Vitória frente ao Montemor (81-5), e que assistiu à vitória do CR Técnico sobre o Sporting (29-17), apenas para referir a equipa que desceu da DH, e a equipa que subiu da Segundona.

Acredito que o Vitória vai melhorar, que vai saber resolver os seus problemas internos, e que vai acertar o passo com as restantes equipas, e que vamos ter mais um grande ano de rugby na 1ª Divisão!

Aqui fica o que conseguimos saber sobre os jogos que se realizaram, e a respectiva tabela classificativa.

CR SÃO MIGUEL 3-27* CR ÉVORA (0-4)
Jogo disputado no Estádio do INATEL entre duas equipas que apresentaram um rugby esforçado mas ainda com boa margem de progressão.

O Évora esteve sempre por cima do jogo, conseguindo alguns encadeamentos à mão com boas progressões, mas que terminavam num adiantado ou numa placagem mais agressiva dos da casa.
Com uma formação ordenada mais coesa e mais organizados nos alinhamentos, conseguiram conquistar a maior parte das bolas, de introdução própria ou de introdução do adversário.
Excelente exibição do número 8, que sempre que saía de terceira linha das formações ordenadas, gerava o pânico e andava muitos metros.

O São Miguel, a jogar a favor do vento na primeira parte, só através de pontapés conseguia ultrapassar a linha de vantagem.
Perdendo a maior parte das bolas de conquista (formações ordenadas e alinhamentos) de sua introdução, passou a maior parte do tempo a defender.
Apenas na segunda parte conseguiu encadear algumas bolas pelos seus 3/4, mas que acabavam num toque para a frente ou num chuto do seu ponta.
Destaco nesta equipa o seu número 7, que nos 35 minutos que esteve em campo realizou boas placagens, sendo o garante de uma menor progressão do número 8 do Évora. A sua saida revelou isso mesmo.

Ao intervalo o resultado era de 03 - 20 e reflectia o que se passava no jogo.

Uma segunda parte pior jogada, onde apenas se registou um ensaio transformado do Évora, verificou-se um maior equilíbrio, mais por demérito do Évora do que um maior acerto do São Miguel.
Vitória incontestável da equipa visitante.

RC SANTARÉM *39-10 RUGBY VILA DA MOITA (5-1)
Um jogo com pouca acção, que mostrou que as equipas ainda não aqueceram os motores.
Do que se viu percebeu-se que o Santarém tem uma boa linha de três quartos e as rotinas da equipa começam já a aparecer, e fizeram a diferença nas finalizações.
O Vila da Moita está mais atrasado no entrosamento da equipa, mas fisicamente mostrou na segunda parte que está melhor, sem no entanto chegar a pôr em causa a justa vitória dos cavaleiros.

Resultados das restantes partidas:
CALDAS RC 7-26 BENFICA RUGBY (1-2)
CR TÉCNICO *29-17 SPORTING RUGBY (4-1)
RC MONTEMOR *81-5 VITÓRIA RUGBY (17-1)


Sem comentários: