2 de junho de 2013

ACADÉMICA VENCE EM ARCOS E É O NOVO CAMPEÃO NACIONAL DE SEVENS

Uma vitória na final do torneio de Arcos de Valdevez sobre o Direito por 31-12 entregou o título nacional de sevens à Académica, relegando para a segunda posição na geral a equipa de Monsanto, e deixando os pastéis de Belém na terceira posição da geral, depois de terem deixado Arcos de Valdevez sem disputar o jogo do terceiro lugar...

Uma feia atitude de um clube com prestígio e responsabilidades, que não se entende e que será difícil de explicar pelos seus responsáveis...


O tradicional torneio minhoto fica assim manchado por duas faltas de comparência - a primeira foi do Técnico, no jogo inaugural - e todo o conjunto da prova deixa muitas questões no ar que precisam de ser analisadas para que não se repita o desinteresse de alguns que acabam por prejudicar outros que nada têm com isso...

Mas a Académica não liga nada a essas questões e assume assim um papel de grande relevo na competições de sevens em Portugal - aliás um interesse e dedicação que já eram conhecidos e que o Mão de Mestre tem acompanhado - com a conquista de dois títulos nacionais nos últimos quatro anos, a que se junta um segundo (2012) e um terceiro (2011) lugares, para lhe darem a liderança nacional da variante.

O Belenenses que também conquistou dois títulos nacionais no mesmo período (2011 e 2012) não conseguiu entrar nos três da frente em 2010 (ficou-se pela quinta posição) e este ano teve que se contentar com o terceiro lugar da geral - além de ficar marcado pela não comparência à discussão do terceiro lugar no torneio de Arcos.

Fiquem com os campeões nacionais, os resultados de Arcos de Valdevez e o ranking final da prova, e para consulta das classificações (e resultados) dos anos anteriores podem ver aqui.





Fotos: Fernando Nanã Soares / Rugby Photo Store

41 comentários:

Anónimo disse...

Há algo que não entendo. se o belenenses e o Técnico deram faltas de comparência, pelas regras deveriam ter sido eliminados da etapa pelo menos, não recebendo qualquer pontos, e como tal 3º lugar da classificação geral seria o Benfica.
Se a falta de comparência do técnico já foi má (não é aceitável o atraso), a do Belenenses deveria ter consequências, pois demonstra uma completa falta de respeito pelas outras equipas, e uma cromice e falta de espírito desportivo inaceitável

Anónimo disse...

O belenenses não tinha jogadores para continuar a competição.

2 vermelhos e 2 lesionados, deixaram a equipa sem jogadores para o 3º/4º lugar

Anónimo disse...

Adoro a típica desculpa do belenenses sempre a mesma. E se fossem jogar a final como era? Aí aposto que ja havia jogadores. Hugo Valente de novo demonstra que só devia ser banido do rugby grande atitude que ele teve perante um membro da organização só lhe faltou bater. Só gostava um dia é que o doping lhe bate-se à porta era desta que não jogava mais.

Anónimo disse...

2 vermelhos e 2 magoados, portanto se tinham 12 jogadores ainda sobravam 8, se so foram com 10, ainda tinham 6 por isso essa desculpa esfarrapada nao cola. Mais, como alegam q nao tinham jogadores por que 2 receberam vermelho, a culpa e naea do clube e portanto nao ha desculpa e devem levar falta de comparencia injustificada e portanto ser desclassificados de todo o torneio. Por ultimo, mesmo q a desculpa esfarrapada fosse verdadeira, era obrigacao do clube nao ter ido embora como foi, parecendo grupo de putos mimados. Mas cono e o belem, provaveente nada ira ocorrer. Imaginem se tivesse sido o CRAV, o CDUP, A AAC ou ou Agronomia a fazer isso, o qie ja nao se falaria aqui.

Anónimo disse...

O problema do Belém foi que acharam que iam sovar uma equipa de putos raquiticos do Direito e de repente começaram a ver que a coisa não ia ser bem assim e perderam a cabeça, culparam toda a gente menos eles próprios, quanto à desulpa de terem visto dosi encarnados não me parece que seja bem assim , é que se não me engano eles viram foi duplos amarelos o que assim sendo lhes permite jogar no jogo a seguir,

Anónimo disse...

Boa Tarde


O facto de não se gostar de um jogador não deve ser suficiente para lhe desejar mal. Não se gostar do Hugo Valente é uma coisa, desejar que ele "caia" no controlo anti-doping é outra completamente diferente e esta é imprópria de qualquer amante do desporto e totalmente contra o espirito do Rugby.

Não digo que o comportamento deste jogador seja de grande desportivismo, não digo que ele transporta consigo os valores do Rugby mas à escala nacional é um bom jogador e como tal deve ser respeitado.

Também sei que quem gosta de Rugby deve evitar atitudes revanchistas, também sei que quem gosta de Rugby deve aprender a respeitar o adversário e a aceitar com humildade a derrota e a assumir com cavalheirismo a vitória, daí os convívios no final dos jogos.

Vamos nós adeptos, também manter vivos o espírito do Rugby não entrando por considerações deste tipo.

Quanto à atitude do Belenenses seria interessante ver o que eles têm para dizer antes de fazer grandes juízos. Pode ser que eles tenham uma justificação.

Anónimo disse...

Bom dia:
- Ainda durante o decurso do Belenenses-Direito, vi e ouvi um jogador do Belenenses, dirigir-se para a bancada, e comentar que a atitute dos seus companheiros de equipa não era digna de um jogador de RUGBY, E DESPRESTIGIAVA o clube, acrescenrando que não era por isso que tinha escolhido o Rugby como desporto de eleição.
- Quanto à desistencia, foi da responsabilidade do seu técnico Francisco Borges, que deu ordens aos jogadores para tomarem banho e voltar para casa, depois de ter sabido que um dos seus jogadores foi punido com um vermelho por ter chamado filho da p... a um membro da FPR.
- Lamentavel a desistencia de alguns clubes, nomeadamente o CDUL.

Anónimo disse...

O Hugo Valente é uzeiro e vezeiro em atitudes anti-desportivas, acho que está a mais no rugby nacional, não tem espirito de jogador de rugby! Nunca deveria ter sido internacional, é uma vergonha para o rugby azul! Mas não só este, também o menino Mirra, já deveria estar afastado do rugby português! São 2 anormais!

Anónimo disse...

Algumas notas:

1- Parabéns à Académica pela vitória no campeonato nacional de sevens (apostaram muito na variante de sevens e veêm assim o esforço coroado).

2- Parabéns a todas as equipes que participaram em todas as etapas com maior ou menor esforço.

Quanto a esta última etapa, gostava da ajuda de alguém para entender o que se passou com a desistência do Belenenses, alguém sabe ao certo?

E já agora, seria interessante alguém informar se possivel como eram constituidas as equipes para que se perceba o nível e quem foram os protagonistas. Alguém sabem as equipes?

Obrigado e viva ao rugby 7's

Anónimo disse...

Eaperemos que nao ocorra novamente um acordo de amiguinhos para que nada aconteca aos jogadores do Belenenses que viram vermelho en Arcos ( e nao 2 amarelos como ja tentam passar). Ja basta o que ocorreu na Tapada com Salema do gdd, que viu vermelho directo por agressao, e depois surpreendentemente apareceu como dois amarelos. Sera que essa semana se passara a mesma coisa? E que toda a gente que estava nos Arcos viu os dois vermelhos directos, ambos por actitudes incorrectas que Mirra e Valente receberam. Inclusive o presidente da FPR.

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer com que equipa é que o Direito se apresentou ? Obrigado e Abraço

Anónimo disse...

Palhaçada!!
Se o Belém desiste da competição (não comparecer ou desistir, seja qual for a desculpa), não pontua e ponto final!!
Quer dizer, além de desistirem de fazer um jogo, ainda são "brindados" com a pontuação que lhes dá o 3.º lugar na classificação final - é que se não pontuarem, o 3.º lugar é atribuído ao Benfica, que seria um grande prémio para quem se apresentou com uma equipa de putos e de velhos e que bons jogos proporcionou em Coimbra e em Arcos, a quem assistiu!!
O CD que decida..

Anónimo disse...

Peço desculpa, mas não houve uma agressão a um àrbitro este ano ? lembro-me de alguma coisa sobre isso...

como vai esse processo disciplinar ? vai bem na gaveta ?

Ridiculo esta FPR

Anónimo disse...

1º infelizmente há pouca memória nas pessoas, na primeira epoca em q o valente jogou nos sub 21 banahram ao direito na final do cn e a primeira coisa que ele fez quando acabou o jogo foi ir direito a bancada onde estavam as pessoas do direito e desatar a insultar e a ameacar toda a gente, tivesse sido devidamente posto no lugar nessa altura e talvez tivesse aprendido algumna coisa
2 mt orgulho na prestacao do benfica
3º tecnioc 7 jogadores sem treinadores nem dirigentes
4 montemor 7 jogadores
5 cascais 8 jogadores

O que é que se passa? de quem e a culpa?ha que pensar mt bem no futuro,

Anónimo disse...

Anonimo das 10:48 o Salema na tapada não apanhou vermelho directo (apesar de merecer), levou dois amarelos.Tenho a certeza do que estou a dizer pois estava lá e presenciei o que se passou.

Anónimo disse...

Duas questões, se o Belenenses faltou ao jogo de atribuição do terceiro lugar, como, no caso de não ser desclassificado, ficou em terceiro lugar? Essa posição não deveria ser para quem compareceu?
Quais os motivos que levaram os dois jogadores a serem expulsos?
Obrigado

Anónimo disse...

Viva o rugby de sete e os clubes portugueses que mantêm esta competição. VIVA a Académica o melhor clube de sevens de Portugal.

Manuel Cabral disse...

A classificação que apresentamos, na falta de uma tabela oficial, que deverá ser publicada pela FPR, é provisória, e depende da decisão federativa quanto à falta de comparência do Belenenses no jogo do terceiro lugar.
Teremos de aguardar até que o orgão competente se pronuncie sobre esta questão, e entretanto manteremos a posição do Belenenses na tabela.

Unknown disse...

Pode ser que seja desta vez, que lá para os lados do nº 12 da Rua Julieta Ferrao, se lembrem que existe uma rapaziada para os lados de Coimbra, com capacidade e provas mais que dadas, para vestir e representar as cores nacionais.
QUEEN

Anónimo disse...

Agora é que ninguém cala os gajos de Coimbra!

Se já andavam constantementr a mandar bocas, imagine-se agora!

Talvez fosse boa ideia o Treinador dos /s nacionais promover um jogo entre a AAC e a selecção nacional, para tirar teimas!

E calar uns quantos.

Anónimo disse...

so realmente um atrasado e que pode fazer um comentario como o das 21.02! ninguem disse que a AAC ganhava a selecçao, mas queres ver que nao tem jogadores com valor para serem chamados?! por isso e que ganhou! grande epoca de sevens do serginho e do edu, se nao ha opurtunidades para eles deve com certeza ser por causa de linos, putos loiros do cdul, e mais uns quantos sobrinhos do pico (só craques)! continuem assim, tou pa ver é se o cdul é penalizado para o ano por nao aparecer nos torneios! claro que nao ja se sabe. parabens a AAC que mais uma vez demonstrou que tem uma grande equipa na variante de sevens!

Anónimo disse...

A malta da ACC continua sempre com a mesma conversa. Podem ter jogadores com qualidade para os sevens mas com este treinador não vão ter a mínima hipótese.
Contudo, para os XV não têm jogadores para isso. Não vale a pena chorar.

Anónimo disse...

TODOS aqueles que acompanham a atividade do rugby nacional, na vertente de XV e de VII, sabem bem que há jogadores da Académica que dão 10 a 0 a alguns jogadores que têm sido convocados para a seleção de VII. É absolutamente inacreditável que o melhor finalizador do Campeonato de XV, indiscutivelmente um dos melhores jogadores que temos visto a jogar rugby de VII, Lobo de um mês qualquer na era do antigo treinador nacional, nem sequer seja convocado para treinar com a seleção de VII. Refiro-me ao Sergio Franco da Académica. Também o Eduardo Salgado é um jogador que era chamado pelo Neto e que tem valor para, no mínimo, treinar com a seleção. ninguém, que seja sério, entende estes critérios absurdos e incompreensíveis do atual selecionador de VII.

Anónimo disse...

O Presidente esteve presente em Arcos,como esteve em Coimbra, na Tapada e até na Moita. Ao contrario do selecionador esteve em todas e viu o comportamento vergonhoso de alguns jogadores, tecnico e dirigente do Belenenses. Espero que atue não só neste caso como em relação ao CDUL.
A Academica ganhou muito bem porque levou a competição a sério. Teve todo o merito e tem jogadores internacionais que deviam ter mais oportunidades.
Muito bem o Direito que só com miudos mostrou seriedade e empenho. Grande futuro.
Parabens ao CRAV pela organização merecia mais respeito dos i - responsaveis do Belenenses.

Anónimo disse...

Parabéns ao Benfica que mesmo podendo ter sido o ultimo torneio da sua existência, pois consta que a secção para o ano não existirá, demonstrou verdadeira atitude de garra e vontade desde o 1º torneio em Loulé, uma verdadeira equipa de espírito de Rugby.

Anónimo disse...

Os jogadores da Academica estão cansados de ter hipoteses na seleção mas a verdade é que na hora da verdade nada têm provado.
O comportamento desse Hugo é como sempre tem sido, uma vergonha. Ainda tem coragem para dizer que na Federação os treinadores só escolhem os amigos. Como é que um tipo como ele pôde alguma vez envergar uma camisola da seleção nacional ?
Espero que a FPR faça justiça e que castigue esse rapazinho e o Clube como merecem.
A classificação como diz o MM é provisória pois certamente que o Belenenses será desclassificado e para o ano acompanhará o CDUL na segunda divisão. Espera-se firmeza. Estou cá para ver.

Anónimo disse...

Concordo com este ultimo comentari. O Benfica esteve muito bem. Espero que para o ano continuem a progredir. O Benfica não pode acabar faz falta ao rugby nacional

Manuel Cabral disse...

A propósito do comentário das 23:23 é bom que se saiba que a informação nele veiculada parece não ter qualquer veracidade.
Bem pelo contrário, existe uma forte possibilidade do Benfica Rugby deixar de ser uma entidade separada do Sport Lisboa e Benfica, para voltar a ser uma secção do clube, com uma forte aposta nos escalões de formação, como já aconteceu este ano.
Por isso, e a menos que haja alguma novidade sobre a matéria, não voltarão a ser publicados comentários que façam referência a um desaparecimento do Benfica dos campos de rugby.

Anónimo disse...

Com estas "guerras" só fica a ganhar quem quer esconder a vergonha que foi este "Nacional de Sevens".
Como é que a fpr vai descalçar abota do CDUL, Belenenses e Técnico?
Não alteraram o regulamento do torneio para a composição dos grupos o que deu o Belenenses a ser apurado para a 1/2 final com a falta de comparência do opositor agora vamos ver se cumprem as punições para os faltosos.

Anónimo disse...

isto é lindo virem gajos de lisboa dizer que a malta de coimbra ate tem bons jogadores mas que com este treinador nao vao ter hipoteses, ahahah linda vergonha! com toda a certeza algum comentario esse "senhor" a quem chamam seleccionador deve ter feito! simplesmente ridiculo!

Anónimo disse...

Todos sabemos que as seleções são só para os afilhados, e de Lisboa....
Relativamente à de sevens recordo das palavras que ouvi após o torneio de Glasgow : " SO MANY WAISTED TALENT"
- O Benfica faz falta ao Rugby nacional, justiça seja feita a Homens como o Grenho e o Esteves, que muito têm feito para manter a "chama viva".

Anónimo disse...

Uma ideia a explorar. Fazer um Mega Torneio Sevens idêntico ao Torneio de Madrid Sevens onde até a selecção de VII podia participão até para preparação para o camp do mundo. Óbvio que não seria isso que iria definir o campeao nacional de sevens mas seria sem duvida um excelente torneio com bom nivel e até podia ser que equipes estrangeiras quisessem participar. a logistica não seria muito diferente do que já aconteceu. poderia ser por exemplo no est. universitário ou na tapada onde há dois campos seguidos.

Fica a ideia.

Anónimo disse...

Descalçar a bota de cdul, Belenenses e Tecnico? Mas o tecnico "apenas" se atrasou, nao devia ter acontecido, no entanto, marcou presença e fez o que pode!
Ainda assim nao percebo como num clube com mais de 60 atletas seniores inscritos, nao conseguiram apresentar jogadores em Arcos? Que se passará?

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10:30,. Claro que a ideia é boa mas porque é que raio de ideia é que o torneio teria de ser em Lisboa? As equipas da "província" viajam todo o ano para Lisboa, não chega? Porque não no Porto, Arcos ou Coimbra? Não dá jeito, nós sabemos, mas por favor haja bom senso. Lembro que depois do Lisboa sevens o torneio mais bem organizado em Portugal foi em Coimbra, na época 2008/2009 no Estádio Sérgio Conceição. Pize money, leitão para todas as equipas à discrição, jacuzi com gelo, etc.

Carlos Sousa

Anónimo disse...

O anónimo das 23:25, do dia 3, só pode ser o Pico. Estamos fartíssimos dessa conversa. É mentira. Os jogadores da Académica não estão fartos de ter oportunidades. Basta consultar as várias convocatória. É PURA MENTIRA.
Carlos Sousa

Anónimo disse...

fartos de ter opurtunidades?! ta gira essa, que me lembre nao foram chamados para nenhum treino este ano. curioso uma equipa campea nacional nao ter um unico jogador com capacidade de integrar pelo menos os treinos de uma selecçao, nao me parece que quer o serginho, o edu, o mustaxe ou o ze miguel sejam inferiores a muitos dos que la andam, alias vi um video de um treino e a julgar pelos jogadores que la vi so posso acreditar que o pico tem alguma coisa contra o pessoal de coimbra, deve vir do tempo em que jogava e agora como manda vinga-se. quanto ao hugo valente se nao gostam dele paciencia agora que tem potencial tem e em termos fisicos nao me parece haver mais como ele, so nao gostam dele porque diz o que muitos pensam mas nao teem coragem de dizer e ainda dao palmadinhas nas costas do pico (para nao dizer outra coisa) para ver se sao chamados. assim o rugby nao evolui com toda a certeza!
Bonny

Anónimo disse...

Sem tirar mérito à Académica, a verdade é que são campeões nacionais porque as outras equipas, GDD e Belém, têm os seus melhores jogadores na selecção. Ganharam na final a uns putos sub-18 e sub-21 do direito e acham que por isso merecem idas à selecção?

Anónimo disse...

Quem é que escreve na página no Belém? Infelizmente mostram a mesma falta de humildade e o não saber perder que mostraram no torneio em Arcos. A Académica ganhou tranquilamente a essa equipa do direito, já o Belenenses com internacionais e ex internacionais perdeu...o que dizer disto então?

Anónimo disse...

Quanto ao comentário acerca do Torneio Nacional organizado em Coimbra no Sérgio Conceição é verdade sim senhor que foi um excelente torneio muitissimo bem organizado. As equipes foram agrupadas em grupos de 4 e no Sábado jogaram entre si para no Domingo jogarem quartos de final, meias-finais e final.

Recordo-me que a Final foi entre Belenenses- Direito um belissimo jogo que o Belenenses venceu por 21-19.

As equipes tiveram direito a hotel de Sábado para Domingo, alimentação no decorrer do treino, jacuzi com gelo, tendas próprias para descanso, prize-money, e no final bom convivio com leitão.

Não percebo porque razão não se voltam a fazer torneios como esse (mesmo sem prize money, era bom na mesma).

Quanto a este Torneio Nacional Sevens 2013 de facto o nivel foi fraco no geral: houve 3 equipes que estiveram num patamar clarametne acima: Académica, Direito e Belenenses sendo que cada um deles ganhou uma etapa.

O pormenor esteve no facto da Académica ter ficado por duas ocasiões em 2º lugar. Mas se venceu foi justo vencedor.

Agora, verdade também seja dita que algumas equipes não poderam apresentar-se na máxima força, com claro destaque para Belenenses e Direito e mesmo assim conseguiram vencer etapas o que demonstra que tiveram respeito pela competição e que têm um vasto plantel.

Recordo-me do Cdul apregoar durante todo o ano que tinha o melhor plantel, que utilizaram não sei quantos jogadores ao longo da época e chega aos sevens e... NADA!

Se não tinham séniores punham sub-21 a jogar. Houve muitas equipes que fizeram isso, utilizaram até jogadores muito jovens, alguns até sub18 e a coisa não correu mal...

Gostava de ver explicado porque razão o Cdul não se apresentou em nenhuma etapa e porque razão não entrou uma equipe para o lugar deles, por exemplo o Loulé ou Agrária?

Quanto ao Évora também é de lamentar que a meio da prova desistam. Podiam ter dito ao inicio que não contavam participar e dava lugar a outra equipe, setubal, belas, etc...

Cumprimentos rugbistas a todos,
andré matos

Anónimo disse...

Alguns dos melhores jogadores da Académica também não estiveram disponíveis para jogar. Meramente a título de exemplo: Francisco Serra, João Paulo, Tó Zé Salgado, Henrique Cantante. Isto para falar apenas de alguns que estão habituados a jogar sevens. Também a equipa de Coimbra utilizou regularmente vários jogadores sub 21 e 3 jogadores sub 18. Não procurem desvalorizar o título da Académica porque não é uma forma correta de estar no desporto e no rugby em particular. Saudações desportivas. Carlos Sousa

Anónimo disse...

Para além dos jogadores da AAC que não estiveram presentes em Arcos e nos outros 2 Torneios, o João Diogo e Manuel Queirós estão com a seleção de sub 20 no Chile. Aliás basta olharem para a fotografia da equipa que venceu o Torneio para verificarem que, para além dos miudos sub 18 e sub 19 há um veterano, Ricardo Dias, e 3 jogadores consagrados que poderiam e deveriam treinar regularmente com a equipa nacional:Eduardo Salgado, Sérgio Franco e João Tavares, todos campeões da europa com o treinador Neto.
Carlos Sousa