5 de outubro de 2015

DIVISÃO DE HONRA ARRANCA COM VITÓRIAS DOS MAIS PODEROSOS

Arrancou a Divisão de Honra com tranquilidade, sem qualquer surpresa e mostrando desde logo que a dupla Direito/CDUL está para durar e dificilmente verá o seu reinado interrompido.

Desde que a divisão principal do nosso rugby foi alargada para 10 clubes, as duas equipas lisboetas têm dominado tranquilamente o panorama do rugby nacional, e para bem da modalidade esperamos que haja nos restantes conjuntos quem se apresente para discutir aquela superioridade anunciada.

No entanto o Direito foi vencer com alguma facilidade às Olaias por 8-30, marcando cinco ensaios e sofrendo um apenas, um resultado semelhante ao conseguido na época passada (10-42, com 1-6 ensaios, em Cascais, diferente dos 22-8 com 3-1 em ensaios do jogo em Monsanto), e o CDUL foi ganhar a Cascais, mas enfrentando maiores problemas, já que o resultado de 23-26, com dois ensaios para cada lado, está bem distante dos 26-12 (4-0) no EUL, ou dos 3-47 (0-7) na Guia, que aconteceram em 2014-15.


Como o CDUL já mostrou que não está mais fraco que no ano passado, resta admitir que o Cascais melhorou e pode vir a ter uma palavra a dizer no desenrolar da competição. E como os cascalenses vão já na segunda jornada a Monsanto, teremos oportunidade de verificar se essa melhoria existe mesmo - como parece - ou se tudo não passou de um acto isolado.

No Campo da Bataria o CDUP recebeu e bateu o CRAV por 53-0 (7-0), mas apesar dos números pesados nenhuma surpresa, já que no ano passado, no mesmo campo, o resultado foi 46-12 com 6-2 em ensaios, embora no jogo em Arcos as coisas tenham corrido de maneira diferente, com vitória dos cravistas por 27-26, com 5-3 em ensaios.
Esperamos que o CRAV aqueça os motores e, ultrapassados os problemas fora-de-campo que tiveram na última época, possa ter uma época tranquila, com resultados mais em sintonia com a importância que o clube já tem no panorama da modalidade.

Deixámos para o fim o jogo da Lousã frente ao Belenenses no Estádio José Redondo, que os lisboetas venceram por 12-21 evitando o bónus defensivo dos beirões, mas não conseguindo o bónus ofensivo, já que as equipas se ficaram nos dois ensaios para cada lado, com a vitória a ficar por conta do pé mais afinado do Belenenses.
De qualquer forma uma boa estreia da Lousã, que vai com certeza criar dificuldades às equipas do meio da tabela, pelo menos nos jogos em casa.
A visita aos Arcos de Valdevez na próxima semana vai mostrar se a Lousã está ou não preparada para defender a sua permanência na divisão principal.

Este ano temos uma alteração da forma como vamos cobrir a Divisão de Honra, dando uma ideia do que se passou no fim de semana no dia em que a jornada se conclui - como estamos fazendo aqui - e voltando mais tarde na semana com uma análise mais detalhada de um ou outro jogo, pela caneta de António Henriques.

Fiquem com o quadro dos resultados, e dos jogos da semana que vem, bem como da classificação actualizada.
Infelizmente a FPR insiste na estória dos pontos por folga, o que provoca situações ridículas como a que apresentamos esta semana, em que Académica e Agronomia não jogaram, mas já somam quatro pontos na tabela... Não havia necessidade...


Sem comentários: