17 de outubro de 2015

AUSTRÁLIA MELHOR, DEVE SEGUIR EM FRENTE *

* Virgílio Franceschi Neto
A selecção escocesa faz um Mundial de dar muito gosto. Possui um rugby ofensivo, jogam com intensidade e mesmo na derrota diante dos sul-africanos, caíram em pé.

Depois de anos por baixo, é muito bom vê-los com este jogo. Greig Laidlaw o grande comandante, mas Sean Maitland, Finn Russell, Tim Visser e Tommy Seymour, na linha, dão o ritmo; nos avançados, destaque para os irmãos Grey, Grant Gilchrist (lesionado) e Ross Ford.


Infelizmente enfrentarão a Austrália, que fez uma primeira fase impecável. Contundentes e convincentes triunfos diante de fijianos, uruguaios, ingleses e galeses. 
Foram duas equipas de ponta (Inglaterra e País de Gales), uma promessa (Ilhas Fiji) e um azarão (Uruguai). Em comparação com os escoceses, os australianos em teoria teriam jogos mais duros e equilibrados. 
Não foi bem assim.

A Austrália tem sido uma das equipas que mais têm encantado os fãs de rugby, a jogar com velocidade e excelência. 
Os números reflectem a campanha dos Wallabies nesta fase de grupos: foram 17 ensaios em 4 partidas com uma média de erros de passe inferior a 1! 
Em termos de posse de bola, o número de metros conquistados é média de 420 por jogo. 
Os escoceses possuem 100 metros a menos e uma média de erros de passe superior a 2 por partida. No elenco, destaque para o abertura Bernard Foley e o talonador Stephen Moore.

No histórico são 28 jogos entre australianos e escoceses. 19 vitórias para os Oceânicos e 9 dos Europeus. 
Em Copas do Mundo jogaram uma única vez: nos quartos-de-final de 2003, com o marcador de 33 a 16 em favor da Austrália.

Homem-a-Homem: entre os atletas, será bastante interessante o duelo entre Bernard Foley (AUS) e Finn Russell (ESC) com as camisolas 10 de cada lado. Nas pontas, Sean Maitland (ESC) com Ashley-Cooper (AUS) será um choque de engrandecer o desporto.

A Escócia passa por um óptimo momento. Entretanto, o momento da Austrália é ainda melhor. 
Vitória dos Wallabies por 25 pontos de diferença.

TWICKENHAM - DOMINGO - 16 HORAS

1 comentário:

Duarte disse...

O que é um "azarão"?

PS - Cláudio, estive a informar-me, e o Fernandes, esta época, foi para o Provence para jogar nos Éspoirs. Curiosamente, quando jogava em Portugal, poucos seriam os que o indicariam como um dos 3 ou 4 melhores pilares da sua geração. Acho que nunca o vi jogar. Sabe se ele joga a 1 ou a 3?