14 de outubro de 2015

RESULTADOS DA GEÓRGIA E ROMÉNIA AJUDAM MORIARU A FALAR...

Como era de prever, e o Mão de Mestre já abordara em crónicas anteriores, o comportamento da Geórgia (especialmente) e da Roménia (também) no Mundial de 2015 vai fazer aumentar a pressão sobre as equipas do 6 Nações, por forma a que georgianos e romenos não vejam o seu caminho ascensional barrado, mas que também não prejudique o sucesso daquele torneio, sem qualquer sombra de dúvida um dos dois mais importantes do Mundo.

Hoje, o presidente da Rugby Europe emitiu um comunicado em que aborda essa tema, e nós vamos reproduzi-lo aqui, para que todos os interessados saibam o que se vai passando, chamando particular atenção para o caminho que Octavian Morariu, que além de presidente da federação europeia de rugby é também membro do Comité Olímpico Internacional, parece pretender estabelecer de jogos (competições?) entre as equipas da Divisão 1A da Europa e as equipas do 6 Nações.


Aqui fica a declaração de Morariu:

O período entre o Campeonato do Mundo e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro será muito interessante para o nosso desporto e temos de aproveitar as oportunidades que nos surgem.

A Rugby Europe criou uma estratégia ambiciosa para aumentar a notoriedade do rugby europeu e aproveitar todas as oportunidades para progredir na Europa, mas também a nível internacional.

O próximo Torneio das 6 Nações será particularmente escrutinado, por um lado por causa dos resultados dos países do Tier 2 (Roménia e Geórgia) no Campeonato do Mundo, e em segundo lugar porque estes países não têm a oportunidade de jogar com as equipas do 6 Nações. 
Isto torna a sua subida ao mais alto nível mais lenta e difícil.

A Rugby Europe continua a ser um forte defensor dos Torneio das 6 Nações. 
Este sempre foi e será novamente no futuro a grande locomotiva do Rugby europeu. 

No entanto, o debate construtivo deve destacar como progredir em termos de competitividade, à margem desta estrutura.

A Rugby Europe vai trabalhar com a World Rugby e todas as suas 48 federações filiadas, com o objectivo de desenvolver ainda mais as suas competições do Tier 2 e Tier 3. 

O Rugby Europe Champioship, que inclui a Geórgia, Roménia, Alemanha, Portugal, Espanha e Rússia, é um torneio que continua ganhar envergadura, mas esses países necessitam de ser mais estreitamente associados aos países do 6 Nações para que se possam transformar em países realmente competitivos.

Acreditamos que os países da Rugby Europe precisam de desenvolver uma estratégia detalhada que signifique que o Torneio das 6 Nações não é a única resposta para o rugby internacional na Europa, dentro e fora do campo. 
Apenas através de uma visão comum, seremos capazes de construir um rugby pan-europeu competitivamente sustentável.

Sem comentários: