24 de outubro de 2015

O AMBIENTE QUE SE VIVE É INESQUECÍVEL! *

* Pedro Sousa Ribeiro
Com os quartos de final o Campeonato do Mundo 2015 chegou à fase das grandes decisões. 
Os quatro jogos, diferentes entre si, constituíram excelentes demonstração da vitalidade do rugby e da, cada sua vez maior afirmação como desporto ímpar de expressão mundial.

O ambiente que rodeou os jogos, quer em Cardiff quer em Londres, foi de grande animação. Estádios cheios, claques entusiastas e vibrantes, proporcionaram espectáculos de grande qualidade.
Os felizes que assistiram no local e os milhões que os seguiram através das transmissões televisivas, deram certamente por bem empregue o tempo e dinheiro que lhe dispensaram.
Em Londres, a festa começa na estação de Waterloo onde se toma o comboio para Twickenham. Ai já se vêem milhares de adeptos quase sempre com camisolas das equipas que apoiam, e após uma viagem de 30/35 minutos chega-se a estação final. 
Segue-se depois um passeio pedestre de 15 minutos com o transito automóvel totalmente cortado e as ruas cheias de gente. As casas laterais do percurso, alugam os seus jardins a toda uma panóplia de pequenas tendas de recordações, camisolas, bandeiras, cachecóis, chapéus, etc e a tendas de comes e bebes onde a cerveja jorra a rodos.
Qualquer que seja a equipa que apoiam todos seguem em alegre passeio e muita vezes em convívio até ao estádio.
 
Quando chegam todos estão felizes e esperançados na vitória das suas cores. Quando regressam, a felicidade da vitoria cai apenas num dos lados. Mas todos tiraram satisfação da sua presença pois assistiram a excelentes espectáculos.
No recinto do estádio, os habituais parques de estacionamento Oeste e Norte, foram tomados por enormes tendas dos patrocinadores principais destinadas a hospitalidade aos seus muitos convidados.E ainda um ecrã gigante onde se podiam ver momentos dos jogos anteriores e um filme explicativo das principais leis do jogo de rugby. E claro as canecas e garrafas de cerveja estão sempre presentes.

No sábado, os sul africanos, embora em menor número, não foram menos ruidosos que os galeses. À minha direita tinha um galês sofredor que no final do jogo deixou escorrer algumas lágrimas e à minha frente um sul-africano que, acompanhado de um jovem, esteve sempre em grande excitação pulando mal os Springbocks alcançavam alguns pontos. No final grande explosão de alegria para a banda dos sul-africanos.

No jogo de domingo os escoceses estavam em muito maior número e muito mais ruidosos. Muitos ingleses que tinham comprado atempadamente bilhetes, esperando que a Inglaterra estivesse nesse jogo apoiaram sempre os escoceses. Momento alto foi o hino da Escócia, "Flowers of Scotland", cantado com grande ênfase por todos os seus vastos apoiantes. Verdadeiramente emocionante o volume sonoro que se sentiu em Twickenham.

Ao meu lado duas jovens australianas não muito entusiastas, mas que apareceram com um " pint " de cerveja na mão e que, ao intervalo foram buscar nova dose. A minha frente um jovem par de escoceses, ele com " Kilt " e com uma grande bandeira da Escócia. Sempre que a Escócia marcava pontos beijavam-se e abraçavam-se juntando-se a um outro grupo de escoceses que estavam bem próximo. No final a tristeza da derrota, já que a vitória esteve muito, muito próxima.

Jogos terminados a confraternização continua, com mais alegria para uns que para outros. A organização tomou uma excelente iniciativa: proporcionar autocarros gratuitos para Richmond e Londres possibilitando um rápido escoamento e permitindo assim que as habituais dificuldades de acesso aos comboios na estação de Twickenham tenham sido significativamente diminuídas.
Na 6a feira, 23 a festa passou ao centro de Londres. Na sua principal praça - Trafalgar Square - foi montada uma " Fan Zone" aberta nessa manhã pelo Mayor, Boris Johnson. Essa "Fan Zone" ficará aberta até ao dia da final e destina-se a trazer o rugby ao grande público que diariamente passa nessa praça. 
As " Fan Zones " estiveram montadas em todos as cidades onde os diversos jogos se realizaram e são mais uma oportunidade para os patrocinadores se mostrarem. Todos eles tem actividades diversas, seja pintar as faces, e fases do jogo como agarrar a bola lançada por uma máquina, simulação de "melées", fazer drops, etc. Em Trafalgar foi também montado uma pequena área de jogo onde os miúdos podem fazer alguns jogos reduzidos. Alem de um ecrã gigante que passa os momentos já acima referidos.

O campeonato do mundo de rugby tem sido um grande sucesso, desportivo, financeiro e de promoção do jogo e até o comercio britânico tem, com ele, beneficiado. Segundo números do " IHS Global Insight" o comércio fez compras em Setembro superiores em 6,5 % sobre igual período do ano anterior e as vendas de alimentação e bebidas tiveram um acréscimo em Setembro, não habitual, de 2,3 % sobre o mês de Agosto.

Enfim, grandes jogos, grande promoção e melhores vendas. Apenas a prestação desportiva da Inglaterra deixou os inglese abatidos.

1 comentário:

luis disse...

Apenas para acrescentar que, embora não recebendo jogos, foi organizada uma Fan Zone na cidade de Rugby, que foi o berço da nossa modalidade, cidade onde se respira um ambiente único, seja no Rugby College, no Webb Ellis Museum, nos pubs, nas lojas.
Pisamos chão sagrado, tal a evocação que é feita, e onde o altar é a estátua de Ellis.
Referir apenas que, de acordo com informação local, a cidade investiu 1,5 milhões de libras e o retorno esperado é de 5 milhões.
E que de 12 de Setembro a 6 de Novembro desenrola-se um festival de artes e desporto com dezenas de espectáculos, isto numa cidade com cerca de 70.000 habitantes.
É todo um outro mundo....