6 de outubro de 2015

ARGENTINA-TONGA - MAGOS ARGENTINOS DERROTAM TONGA *

* Ricardo Mouro
Tonga entrou em força no confronto com a Argentina mas não contavam com a inspiração do abertura Nicolas Sanchez e do endiabrado Santiago Cordero. 
Sanchez foi o homem do jogo com 25 pontos e Cordero criou aquele que é até agora o ensaio mais vistoso do Mundial. Com a vitória os Pumas estão muito próximos da qualificação para os quartos de final.

Os tonganeses no entanto começaram muito bem, com muita agressividade e placagens consideradas altas mas com o árbitro a deixar os cartões no bolso. Tonga chegaria ao ensaio cedo pelo seu abertura Morath que não foi capaz de converter o próprio toque de meta.
Mesmo sem Hernandéz e Bosh os três quartos dos Pumas lançaram o sufoco no adversário, talvez inspirados pela presença de Maradona eufórico nas bancadas de bandeira numa mão e copo na outra, ao qual Tonga não resistiu. Tucalet primeiro termina uma incursão de Herrera nos 22 adversários e no recomeço do jogo o ponta Cordero recebe a bola e corre perto da área de ensaio Argentina até e foi preciso apenas mais uma fase para Imhoff conseguir o seu terceiro ensaio no torneio, o eficaz Sanchez não falhava os seus pontapés e em menos de nada os argentinos viraram o jogo por completo para 20-8.

Ainda antes do intervalo Tonga trabalhou bem uma bola ao largo e o pilar Tonga'huia recebia um offload de Veainu para ensaiar isolado, Morath não conseguiu a conversão e ao intervalo 20-13 ainda dava esperança aos insulares.

Na segunda parte Tonga não conseguiu aproximar-se do marcador muito por falta de pontaria de Morath que apenas converteu uma penalidade em duas, do outro lado Sanchez era quase perfeito e meteu de rajada 11 pontos no marcador (2P, 1E) para o 31-16, os Pumas pareciam fugir novamente.

Não ficaram por aqui os Pumas e o talonador Montoya terminou bem uma jogada estudada a cinco metros da linha de ensaio e Cordero coroou a sua exibição com um ensaio na bola de jogo para Sanchez converter para o 45-16 final.

Nos balneários festejaram com a visita de Maradona que "deu uns toques" na bola para gáudio dos jogadores argentinos.

Tonga tem a vida complicada pois apesar de aparecer na classificação do Grupo C no terceiro lugar tem ainda de jogar com os All Blacks, já os georgianos a 2 pontos pouparam mais de metade da sua equipa contra os campeões do mundo e vão atacar a Namíbia já na quarta-feira para roubar a qualificação automática para o Mundial de 2019 no Japão.


Sem comentários: