1 de outubro de 2015

FRANÇA-CANADÁ - VITÓRIA FRANCESA E MELHORIA CANADIANA *

* Manuel Gaivão
Foi uma França com muitas alterações que demorou apenas 3 minutos para conseguir quebrar a resistência canadiana com um ensaio de Fofana, ao qual Michalak juntou 2 pontos.

O Canadá reagiu e consegui várias boas fases de ataque mas sem conseguir marcar. Acabou Michalak por dar mais 3 pontos aos franceses que assim, aos 15 minutos, tinham 10 pontos de vantagem.

A França passou então a comandar o jogo na busca de mais ensaios e quase chegou ao ensaio aos 24 minutos numa jogada criada pelo génio de Michalak, mas na qual Fofana não conseguiu fazer o toque de meta. Seria um dos melhores ensaios do torneio...
E este acabaria por chegar de maul dinâmico por Guirado com conversão de Michalak. Sucede que os canadianos reagiram de novo e num excelente movimento ofensivo a toda a largura do terreno marcaram ensaio por Van der Merwe, convertido pelo nosso conhecido dos Sevens Hirayama. Estávamos com 30 minutos de jogo e 17-7.

E para surpresa de todos em menos de 3 minutos o Canadá voltava a marcar pelo talonador Carpenter com conversão de Hirayama. 17-12 aos 35 minutos.

Contudo, a França em vez de se enervar resolveu voltar a pegar no jogo e conseguiu marcar novo ensaio de avançados por Slimani, novamente convertido por Michalak.

Chegávamos ao intervalo com os franceses a apenas um ensaio do ponto de bónus ofensivo mas com o Canadá a dar excelente réplica e a sonhar com a discussão do resultado e até com a possibilidade de 1 ou mesmo 2 pontos de bónus, o que não viria a suceder.

Na segunda parte duas penalidades transformadas por Hirayama colocavam os canadianos na luta pelo resultado - 24-18 - aos 55 minutos mas logo após Michalak voltava a colocar os canadianos a mais de um ensaio convertido de distância.

E o ponto de bónus acabou por chegar aos 66 minutos com o ensaio de maul marcado por Papé e também convertido por Michalak.

Com um jogador canadiano no sin bin a partir dos 71 minutos, Grosso marcou o 5° ensaio francês aos 74 com Parra a confirmar os 100% de aproveitamento nos pontapés aos postes.

Resultado final: 41-18.

Foi um excelente jogo, muito dinâmico em que a França só na parte final conseguiu "cavar" uma distância para os aguerridos canadianos.

O Canadá, como outras equipas do Tier 2, tem mostrado muitos progressos e um jogo cativante para quem assiste. O fosso para os mais poderosos parece estar a diminuir. Uma evolução positiva e a seguir com atenção.

A França tem agora mais de uma semana para preparar o jogo que possivelmente decidirá o 1° lugar do grupo com a Irlanda. E que deixará o derrotado à mercê dos All Blacks nos 1/4 de final.


Sem comentários: