11 de outubro de 2015

MONTEMOR, TÉCNICO E BENFICA BISAM A VENCER E SEGUEM NA FRENTE

O Vitória de Setúbal, que na primeira jornada sofreu uma pesada derrota, conseguiu agora o bónus defensivo e apesar de derrotado por 10-13 não foi inferior ao CR Técnico, no único encontro que punha frente a frente um vencedor e um vencido do primeiro dia. O jogo, por troca de campo, realizou-se nas Olaias.

No Gaio, Vila da Moita e São Miguel, duas das equipas derrotadas na jornada inaugural não conseguiram vencer e ficaram-se por um empate a 15 pontos, enquanto o Sporting conseguiu a sua primeira vitória, frente ao Caldas, conseguindo os pelicanos o seu primeiro ponto de bónus defensivo.

Em Évora o Montemor venceu o derby regional derrotando os chaparros por 5-17, num jogo sem bónus, enquanto na Sobreda o Benfica venceu com dificuldade um Santarém que levou na bagagem o bónus defensivo e o prazer de ter sido a única equipa a marcar um ensaio.

RUGBY VILA DA MOITA 15-15 CR SÃO MIGUEL (2-0)
Numa tarde chuvosa e ventosa no campo do Gaio, o São Miguel na primeira parte com o vento nas costas, conseguiu alguma superioridade no jogo, embora abusasse um pouco do jogo ao pé.
Com quatro pontapés de penalidade contra apenas um da Moita, as equipas foram para o intervalo com os bulldogs a ganhar por 3-12.
Esta vantagem parecia curta para uma segunda parte contra o forte vento que se fazia sentir.
Isso mesmo deve ter sido o pensamento dos da Moita que entraram na segunda parte mais fortes, mais concentrados e a mostrar mais vontade de ganhar. 
Iniciaram ataques alternando entre o jogo penetrante e o jogo ao largo, que ia, ou esbarrando na defesa miguelista, ou na inépcia dos seus jogadores, que falhavam sob pressão.
Em dois erros de placagem dos bulldogs, um deles clamoroso pelo meio de um ruck, marcaram dois ensaios e uma transformação colocando o resultado em 15-12, a 10 minutos do fim.
E foi nesses 10 minutos que o espírito do São Miguel se fez sentir. Finalmente a atacar à mão, logrou obter em momento de pressão, uma falta a 30 metros dos postes, que o seu chutador não enjeitou, fazendo o resultado final de 15-15.
Um jogo quase sempre menos bem jogado, com muitos erros individuais de parte a parte, valeu pelas demonstrações de vontade das equipas na segunda parte e pela incerteza do resultado.

SPORTING RUGBY 27-20* CALDAS RC (4-4)
Numa tarde invernosa, clima típico de Rugby, jogou-se no campo nº 4 do EUL, com pouca assistência, um desafio bastante disputado mas nem sempre bem jogado, com erros técnicos de parte a parte, mas mais frequentes e penalizadores do lado Caldense.
A vitória do Sporting assenta bem na equipa mais madura, mais pesada e que, acima de tudo, praticou um Rugby mais prático, muito bem suportado numa boa defesa, leia-se placagem, um dos atributos que no Rugby ganha jogos.
A primeira parte foi dos Verdes e Brancos. Entrada forte e logo no primeiro minuto a conversão de uma penalidade pelo nº 8 colocou o Sporting em vantagem. Até aos 20 minutos o jogo desenrolou-se no meio campo Pelicano e só algumas falhas técnicas impediram o Sporting de criar situações decisivas nos 22 metros adversários.
Aos 20 minutos, e na única situação em que ganhou a linha de vantagem, o Caldas, na sequência de um pontapé a seguir pelo médio de abertura, fez ensaio, concretização do asa nº 7.
Não se perturbou o Sporting que manteve a sua pressão, alicerçada no jogo dos seus avançados com sequências para a linha dos 3/4, não admirando o ensaio obtido aos 28 minutos, pelo seu nº 8, na sequência de uma resposta rápida a um pontapé defensivo em pressão dos Caldenses.
Continuou o Sporting a jogar com maior objectividade e, na sequência de várias penalidades conquistadas nos 22 metros Caldenses, jogadas rapidamente à mão, chegou ao 2º ensaio, pelo seu nº 7, bem transformado pelo seu chutador, o nº 8, que esteve eficaz.
Sem que se esperasse, e na bola de jogo, o Caldas ganhou com autoridade um alinhamento e uma penetração pelo lado fechado do nº 8 Pelicano resultou no segundo ensaio dos visitantes.
Ao intervalo Sporting 15-10 Caldas, tudo em aberto.

Como lhe competia o Caldas entrou decidido na 2ª Parte. Os primeiros 10 min. foram de domínio Pelicano, mas diversos erros não provocados impediram a concretização de diversas iniciativas nos últimos 5 metros. Aos 10 minutos uma decisão de chutar aos postes, que não foi concretizada, quando dispunha de vantagem nos 5 metros adversário (o Caldas esteve superior na formação ordenada), terminou com esta fase de superioridade.
Respondeu o Sporting e, em jogadas de contra-ataque após defesas de boa qualidade, chegou a novo ensaio, aos 52 minutos, pelo seu 1º centro, bem transformado.
A jovem equipa Caldense não baixou os braços e após algumas fases de erros de parte a parte acabou por obter o seu 3º ensaio, novamente pelo 3ª linha, nº 8, relançando o jogo, aos 59 minutos (Sporting 22-15 Caldas).
Os últimos 20 minutos foram de grande intensidade, contudo não tão bem jogados, fruto das várias substituições e de uma menor frescura física de ambas as equipas. 
O jogo ficou resolvido aos 66 minutos quando o Sporting, a defender superiormente nesta fase do encontro, capturou um mau pontapé Caldense e, num rápido contra-ataque, concretizou o seu 4º ensaio pelo 3/4 ponta.
Até final a jovem equipa Pelicana, na altura a jogar com vários estreantes ex-sub18, lutou mais com o coração, e obteve um justo prémio (o ponto bónus) novamente na bola de jogo, através do jovem talonador entretanto entrado em jogo.
Resultado final: Sporting: 27 (4 E, 2 T e 1 PP) – CRC: 20 (4E). 
Vitória justa do Sporting, equipa mais experiente e que realizou um jogo mais objectivo. Boas perspectivas de evolução para os Pelicanos, equipa com bastantes jovens com potencialidades.

CR ÉVORA 5-17 RC MONTEMOR (1-3)
Um encontro sempre esperado com grande curiosidade, em que os visitantes venceram sem margem para dúvidas, apesar de não terem conseguido o bónus de ataque, e comandam a classificação com os mesmos pontos do segundo na lista.
O Évora mostrou que ainda está longe da sua melhor forma, e ficou longe do bónus defensivo que lhe pode vir a fazer falta.

VITÓRIA RUGBY *10-13 CR TÉCNICO (1-1)
Embora derrotado, saúda-se a recuperação do Vitória que lhe deu o primeiro ponto da época, e é bem sabido que estes pontos são extremamente importantes nas contas finais.
Não sabemos o que se passou para que tenha sido feita a troca de campo, mas esperamos que os sadinos possam jogar em casa muito em breve.
O CR Técnico apesar de vencedor, desiludiu quem esperava um resultado folgado, e perdeu a oportunidade de se isolar no comando da tabela.

BENFICA RUGBY 15-11* RC SANTARÉM (0-1)
Difícil vitória do Benfica que se ficou pela concretização de pontapés de penalidade - já nas Caldas mostrou alguma dificuldade em marcar através de toque na meta - e acabou por ser o Santarém a apresentar um melhor fio de jogo, embora deva ter mais cuidado para não sofrer tantas penalidades - que no caso, lhe custaram a vitória, depois de estar a vencer ao intervalo por 3-11.
Embora melhorando no segundo tempo, registe-se que o Benfica jogou os últimos 15 minutos com 14, e ainda a juventude da sua equipa, que inclui oito jogadores do escalão Sub-19, factos que os cavaleiros não souberam aproveitar.
Carlos Castro, ex-treinador do Sporting, é o novo treinador dos avançados encarnados, enquanto José Mendes Silva continua a ser o responsável técnico da equipa.


Resultados completos, calendário e outras informações no Hot-site que mantemos sobre a Primeirona, com o apoio da Solrental.com

Sem comentários: