3 de outubro de 2015

SAMOA - JAPÃO - JAPÃO VENCE E CONVENCE *

* Manuel Cabral
Entrou decidido o Japão a garantir a vitória que lhe permite manter acesa a ideia de atingir os quartos de final, que, se acontecer, será a primeira vez na sua história, e cedo começou a marcar através dos pontapés de Goromaru, a castigar as faltas sucessivas de Samoa.

Esta indisciplina e agressividade samoana foi determinante no decorrer do jogo, já que os três cartões amarelos sofridos, dois dos quais com sete minutos de simultaneidade, deixaram as suas marcas - o Japão aproveitou uma dessas superioridades e marcou o seu primeiro ensaio, alargando o marcador para 10-0 aos 24 minutos. Note-se que este ensaio foi de penalidade, mais um duro castigo para Samoa, que levou tempo a entender a mensagem do árbitro Craig Joubert, e foi sofrendo pontos atrás de pontos devido a essa incompreensão...


Samoa nunca conseguiu estar à altura dos japoneses, e foi com naturalidade que o intervalo chegou com 20-0 favorecendo os Brave Blossoms.

O segundo tempo foi de poupança para o Japão, mas mesmo assim conseguiu segurar o jogo e garantir uma vitória muito importante por 26-5, que mantém os japoneses na corrida da qualificação, embora dependendo do resultado do jogo África do Sul-Escócia que se disputa a seguir a este encontro.

(À hora em que publicamos este artigo já sabemos que a África do Sul bateu a Escócia, o que, muito provavelmente, afasta o Japão dos quartos de final - só a derrota da Escócia frente a Samoa no dia 10, lhe devolveria a possibilidade)

Com a vitória no entanto o Japão fica em excelente posição para conseguir o terceiro lugar, e é a primeira vez que a equipa, que esteve em todos os mundiais até hoje, obteve mais do que uma vitória na prova (1 vitória em 1991, empates em 2007 e 2011), ficando com os louros de ter derrotado os Springboks logo no jogo inaugural.

Ayumu Goromaru foi nomeado Man Of The Match, que com os 16 pontos que marcou hoje ficou apenas a dois pontos dos 700 marcados em jogos teste.


Sem comentários: