7 de outubro de 2015

FIJI-URUGUAI - URUGUAI NÃO RESISTE E RECEBE PRIMEIRO VERMELHO *

*Virgílio Franceschi Neto
Milton Keynes recebeu nesta terça-feira seu terceiro e último jogo neste mundial. Fijianos e Uruguaios disputaram uma partida que valia apenas a definição da quarta e quinta colocação do grupo A.

Fiji possui um historial mais repleto de jogos internacionais, com atletas titulares nas equipas das principais ligas do mundo. 
O jogadores uruguaios são quase todos amadores, com excepção de três deles que são profissionais do rugby europeu (Gaston Mieres, Valpolicella/ITA; Agustín Ormaechea, StadeMontois/FRA e Mário Sagario, Massy/FRA).

Diante disso esperava-se uma vitória das Ilhas Fiji. E foi o que aconteceu. 47-15, com 26-10 ao intervalo.

Logo no primeiro avanço dos oceânicos, aos 2 minutos, try de Botia na extrema esquerda. 
Como o scrum-half Uruguaio, Agustín Ormaechea, não executou o movimento correto de placagem com os braços (usou o ombro para atingir Botia nas pernas), o Árbitro JP Doyle concedeu o penal-ensaio e cartão amarelo para os Teros, que logo no início jogariam com um a menos. 

Kenatale antes dos 10 minutos ampliaria o marcador para 12-0. 
Aos 15 minutos, uma penalidade bem executada por Alejo Durán deu três pontos para os uruguaios. Na sequência, no reinício, os Teros conseguiram em um belo trabalho colectivo, empurrar a defesa Fijiana e o talonador Arboleya anotou o primeiro ensaio Uruguaio no Mundial, o que não acontecia desde 2003 – quando do último mundial que jogaram - em partida contra a Inglaterra, feito pelo actual treinador Pablo Lemoine. 
Pontapé de transformação realizado, marcador em 12-10. 
Bom, a alegria dos Sul-Americanos nesta primeira parte foi esta apenas. 
Fiji ampliaria com mais dois ensaios e duas transformações, a fechar o marcador parcial ao intervalo em 26-10.

Na segunda parte a diferença entre as duas selecções se manteve, Fiji não soube aproveitar tão bem as chances que teve. 
Aos 18 minutos, em um erro de troca de passes de Fiji – em terreno de ataque - Rodrigo Silva com os pés conduz a bola para os 22 dos oceânicos, uns 40 metros aproximadamente. 
Na sequência, Ormaechea faz o ensaio pela esquerda. Mais cinco pontos para os Sul-Americanos, o segundo no jogo. 
Entretanto, foi apenas isso. 
O que se viu depois foi Fiji a dominar todas as acções, com grande destaque para Nadolo, mas também para toda a linha fijiana que neutralizou os Uruguaios aos poucos.

Uma brava equipe Sul-Americana em campo. Dois ensaios, relativamente poucas penalidades concedidas. 
Entretanto Fiji possui atletas mais de ponta que souberam conduzir o jogo para uma tranquila vitória. Homem do jogo: o segunda-linha de Fiji, Nakarawa. 
Os oceânicos encerram a participação neste mundial, enquanto que para o Uruguai ainda falta enfrentar a Inglaterra, já eliminada dos quartos-de-final.

A nota negativa da partida foi o primeiro cartão vermelho desta Copa, para o scrum-half uruguaio Agustín Ormaechea, aos 26 minutos da segunda parte, depois de desentendimento com o pilar Ma’afu.

Sem comentários: