17 de outubro de 2015

PUMAS DESAFIAM IRLANDESES EM ENCONTRO IMPREVISÍVEL *

* Pedro Sousa Ribeiro
A Irlanda vitoriosa dos quatro jogos da fase grupos, acabando com uma concludente vitória sobre a França vai defrontar a Argentina que foi talvez a equipa que mais espectacular rugby praticou e que, no jogo inicial, causou grandes dificuldades aos All Blacks.

Portanto mais um grande jogo em perspectiva que se realiza no Millenium Stadium de Cardiff onde a Irlanda contará com um enorme apoio do público já que haverá muitos milhares de irlandeses que atravessarão o Irishsea para apoiar os seus patrícios.
E quão entusiastas eles são com os seus tradicionais cânticos celtas.

Por outro lado,vindos das pampas argentinas, alguns milhares estarão também presentes apoiando os Pumas. 
Haverá pois um vibrante ambiente no MilleniumStadium mas, ao contrário de outros ambientes em desportos que se jogam com outras bolas, manterão um são convívio, qualquer que seja o resultado do jogo.

Tal como em todos os quartos de final este será um jogo entre uma equipa do hemisfério norte e uma equipa do hemisfério sul que normalmente apresentam dois estilos diferentes de rugby. 
E neste caso isso assim acontece. 
Enquanto a Irlanda privilegia o jogo baseado em progressão ao pé a Argentina apresenta na velocidade de execução e de movimento apoiadas em fases de conquista muito efectivas, as suas principais características.

Em termos históricos a Irlanda tem predominância nos 15 jogos efectuados desde 1990 já que venceu 10 e a Argentina apenas foi vitoriosa em 5 deles. E nas três vezes que se defrontaram em campeonatos do mundo, 1999, 2003 e 2007 a vitória pendeu sempre para os irlandeses. 
Mas a Irlanda nunca ultrapassou os quartos de final enquanto a Argentina foi semifinalista em 2007.

A Irlanda vai aparecer sem três titulares indiscutíveis: o seu capitão Paul O’ Connor e os terceiras linhas Sean O’ Brien e Peter O’ Mahony, enquanto a Argentina apenas não poderá utilizar o centro Marcelo Bosch. 
Jonathan Sexton recuperou da lesão que o obrigou a ser substituído no jogo com a França, mas aquelas baixas constituem forte handicap para a Irlanda, e irão diminuir principalmente a capacidade dos seus avançados numa área capital, a recuperação de bolas.

A Argentina irá tentar movimentar a bola sempre que lhe for possível tentando bater uma defesa irlandesa que se tem mostrado altamente eficiente e difícil de ultrapassar. 
Por outro lado a Irlanda irá utilizar o pontapé alto sobre o três de trás argentino e do modo como saberão resistir a este tipo de jogo poderá sair a chave do vencedor. 
A disciplina dos jogadores será outro factor decisivo, cometer muitas faltas será altamente penalizador para os infractores, pois quer Jonathan Sexton ou Ian Madigan por parte da Irlanda quer Nicolas Sanchez por banda dos argentinos, são habitualmente chutadores altamente eficazes.

Enfim, prevê-se um encontro altamente emocionante que se decidirá em pequenos detalhes e com resultado muito equilibrado. 
Apesar de se poder considerar um jogo 50/50 haverá um muito ligeiro favoritismo para a Irlanda.

MILLENNIUM - DOMINGO - 13 HORAS

Sem comentários: