QUEM SOMOS

O Mão de Mestre nasceu de uma brincadeira do autor, quando, em Abril de 2009, resolveu abrir um canal de comunicação com os seus amigos portugueses, de quem estava afastado há alguns anos, desde que resolvera casar e viver no Brasil.

Claro que nesse canal haveria sempre lugar para falar de rugby, já que essa é uma paixão antiga e partilhada, que desde os anos 60 está continuamente presente na vida do autor e da grande maioria dos seus amigos.

O problema é que, rapidamente, esse passou a ser o grande tema das postagens que então fazia, e que conduziu a cada vez mais acessos, primeiro do círculo restrito de amigos, depois não só, obrigando a que uma maior dedicação e seriedade fosse sendo dado ao Mão de Mestre.

Recorda-se com alguma saudade a euforia quando o então blog tinha mais de dois ou três acessos por dia...
Hoje, é raro o dia em que são menos de duas mil as páginas lidas, com um total superior a 50% de visitas únicas - o que começou como uma brincadeira, hoje é um caso sério... - e o total de páginas lidas durante a última época desportiva esteve muito próximo de um milhão.

O Mão de Mestre cresceu, passou a ser uma referência no mundo do rugby português, mas nem por isso se transformou num mero transmissor de informação.

As suas páginas continuam a ser um espaço livre para quem pretenda explicar os seus pontos de vista, dar a sua opinião - começando pelo autor, que não abdica do direito de opinar sobre as matérias que bem entender, de forma livre e sustentada, já que não pertence a nenhum grupo ou associação que o obrigue a fazer vénias seja a quem for.
Isto, claro, sem renegar a sua origem rugbística - no Grupo Desportivo de Direito - mas sobretudo, tendo em vista exclusivamente o que pensa ser o bem do rugby português.

Os colaboradores do Mão de Mestre são absolutamente independentes e livres nas suas opiniões, e o Mão de Mestre será sempre o primeiro a defender essa independência e liberdade.

Com a época 2014-15 no início, fica um agradecimento aos nossos colaboradores, que tanto contribuem para o nosso sucesso, nomeadamente o António Henriques, o José Silva, o Manuel Lopes, o Paul Tait e o Ricardo Mouro.
Outros há que colaboram esporadicamente, e para eles também a nossa gratidão.

E, claro!, aos fotógrafos que nos facilitam as imagens que dão um especial brilho ao Portal, de que destacamos o António Simões dos Santos, o Miguel Rodrigues, o  Filipe Monte, o João Peleteiro e a Thani Assiz.
Uma palavra especial para a iniciativa dos nossos fotógrafos, com a abertura de uma Página no Facebook (Rugby Photo Store) especialmente destinada a todos os que querem divulgar as suas fotos de rugby e que o Mão de Mestre apoia sem restrições.

Também é de inteira justiça salientar todo o apoio que o Nilo Pabulo Maia Braga de Souza tem dado ao longo dos dois últimos anos, e que é o principal responsável pela imagem do Mão de Mestre.
Aliás é à colaboração do Nilo Pabulo que se devem as alterações que o site sofreu em 2013, e aquelas por que passou recentemente, com a uniformização da imagem das páginas das diversas competições nacionais.

Não podemos deixar de fazer também uma referência aos que nos enviam comentários sobre as postagens, agradecendo aos que o fazem de forma educada e civilizada, respondendo aos assuntos tratados, e tornando a pedir aos que se usam da calúnia, do insulto e da má educação, para procurarem outros locais onde extravasar os seus recalcamentos.


Sem comentários: