16 de outubro de 2015

ÁFRICA DO SUL E PAÍS DE GALES ABREM QUARTOS DE FINAL *

* Ricardo Mouro
A África do Sul parece ter engrenado após a decepção inicial frente aos bravos Japoneses somando por vitórias os restantes jogos do Grupo B.
No jogo que abre os quartos de final os Springboks defrontam o País de Gales fustigado por lesões. Apesar das ausências os galeses sobreviveram ao grupo da morte onde caíram a Inglaterra e Fiji e perderam apenas com a Austrália que veio a vencer o grupo.

Warren Gatland, treinador neozelandês dos galeses, surpreendeu ainda antes do mundial ao deixar de fora dos escolhidos para o mundial Richard Hibbard, Adam Jones e Mike Phillips mas o facto é que a equipa não parece afectada e o jogadores parecem mais unidos em campo bem liderados por Warburton e Alun-Wyn Jones.

A linha de três quartos tem sido remendada quase todos os jogos e desta vez o miúdo Tyler Morgan (20 anos) entra para jogar no centro ao lado de Roberts com North a voltar à ponta.
Gatland aposta na experiência e o pilar Jenkins e o asa Lydiate regressam ao XV.

Os Springboks confiam na fórmula misto de juventude/experiência onde até agora pontificam Habana na ponta, que já igualou o lendário Jonah Lomu em ensaios marcados em mundais (15), e Lood de Jager que parece ter calçado as botas que pertencem, ainda, a Victor Matfield.
Para o jogo de Sábado apenas uma mudança no XV com JP Pietersen a ocupar a outra ponta do três de trás num XV com um total de 686 internacionalizações.

Para seguir com atenção o embate das terceiras linhas: Louw, Vermeulen, Burger VS Lydiate, Faletau, Warburton e nas pontas o gigante George North encontra o recordista Habana.

Com a Escócia a enfrentar a Austrália, a França os All Blacks e a Irlanda a Argentina os galeses são, talvez, a equipa do hemisfério norte com mais probabilidades de seguir em frente para as meias (que bem que jogam os argentinos!), Heynke Meyer diz que os seus pupilos já aprenderam a lição contra o Japão mas a história diz que de todos os campeões do mundo nenhum perdeu jogos na fase de grupos.

O árbitro é o inglês Wayne Barnes assistido por George Clancy e JP Doyle também eles árbitros conceituados em terras de Sua Majestade.
Graham Hughes vai assistir Barnes como TMO a partir do estúdio. Barnes apitou a polémica final da Premiership em 2013 ao expulsar Dylan Hartley (capitão dos Saints) ainda na primeira parte do jogo frente a Leicester.

TWICKENHAM - SÁBADO - 16 HORAS

Sem comentários: