24 de outubro de 2015

O MELHOR RUGBY DO MUNDIAL EM JOGO COM PUMAS E WALLABIES *

* Ricardo Mouro
Diferente da outra meia final onde os All Blacks são claros favoritos, o Austrália - Argentina é um jogo com menos margem de manobra.
Em campo estão duas equipas que têm praticado, à parte dos campeões do mundo, o melhor rugby do mundial.

Polémicas à parte a Austrália deverá usar o jogo contra Escócia como um "abre-olhos", à semelhança do que aconteceu com os Springboks frente ao Japão, após o passeio pelo grupo do morte.
A Argentina não passou um grupo tão difícil mas superou os irlandeses que talvez se pudessem queixar das lesões e castigo de O'Brien, mas os números da vitória falam por si.

Com o coração divido está Mario Ledesma. O histórico Puma, medalha de bronze em 2007, é hoje em dia o treinador de melée dos Wallabies.
E que resultados tem obtido o Argentino! Antes subjugados nessa área do jogo, a Austrália tem dado muito boa conta de si e que o digam os ingleses. Os pilares Sio e Kepu registam excelentes exibições e normalmente são nomeados para equipas da semana pela imprensa especializada. Sio, devido a lesão, ainda não está confirmado para Domingo, assim como Pocock e Folau.
A ser este o caso são baixas de peso, o terceira linha e o defesa já fizeram a diferença neste mundial e os Wallabies claramente ressentiram-se da sua ausência contra a Escócia. Pocock é apenas o líder em turnovers no mundial.

A Argentina por seu lado estará desejosa de proporcionar um verdadeiro teste à melée australiana após a demonstração de força do seu pack contra a Irlanda.
Lobbe, Matera e Senatore foram uma mão cheia para o adversário, com a agradável exibição do jovem Isa a juntar-se à festa mais tarde como suplente. Mas os Pumas têm o talento nas linhas atrasadas onde pontifica Imhoff, e Sanchez apesar de mostrar que é falível contra a Irlanda, é o melhor marcador ainda em jogo no mundial (Laidlaw já voltou para a Escócia).

Mas a Austrália tem a melhor defesa da fase de grupos, notável para quem fugiu do Grupo A, mesmo a defender com 13 e será preciso muita inspiração dos magos argentinos para quebrar a muralha.
Os Argentinos demonstram uma clara progressão após a participação no Rugby Championship e uma participação na final do mundial já em 2015 não surpreende ninguém, mas até onde podem chegar os Pumas num futuro próximo?


Sem comentários: