1 de outubro de 2015

PAÍS DE GALES-FIJI - SEM BRILHO NEM BÓNUS, GALES CUMPRE E LIDERA *

* Manuel Cabral
O País de Gales começou muito bem a partida frente a Fiji, e esteve muito perto de marcar logo no início, quando North conseguiu correr quase 80 metros com a bola, sendo apenas parado já sobre a linha de cinco metros do adversário.

Mas não demorou muito para que Gerald Davies, o médio de formação galês - que acabou por ser nomeado Man Of The Match - fizesse uma excelente finta de passe à saída de um ruck, para apenas parar debaixo dos postes.
Mas sentia-se já a força física e a pré-disposição para o confronto homem a homem que os fijianos sempre põem em campo, e as mossas que isso provoca no adversário. Neste caso os galeses foram forçados à paragem por sangue do segunda linha BS Davies, e também do ponta Cuthbert, que, com um choque do seu queixo na cabeça de um adversário ficou praticamente knock-out... E ainda só tínhamos 20 minutos de jogo! O aviso estava dado.


Assim os galeses entendiam que aquilo não era um passeio no campo, e tiveram que se preparar para mais uma longa batalha, já que a crescer a este aspecto do contacto físico, os fijianos, com a bola na mão, tentaram sempre fazer girar a bola e criaram dificuldades ao0s galeses, nunca permitindo que o marcador aumentasse a sua expressão de forma irreversível.

O resultado ao intervalo de 17-6, embora contado com um segundo ensaio da equipa da casa, mantinha os ilhéus na partida e prometiam uma bela segunda parte.

E foi mesmo Fiji quem tomou os primeiros minutos do segundo tempo, marcando o seu segundo ensaio e reduzindo o marcador a 17-13, e se não fosse a tarde infeliz de Volavola, que perdeu alguns pontapés de fácil execução (2 em 4), a situação poderia ter sido grave para os lados do dragão.

E foi apenas através de duas penalidades transformadas por Biggar, aos 55 e aos 69 minutos, que o País de Gales consegui distanciar-se, apesar de não ter conseguido o tão desejado ponto de bónus, que muitos diziam, antes do jogo, que "estava no papo"...

Dan Biggar esteve ao nível a que já nos habituou, marcou um total de 13 pontos e, com 36 pontos marcados, é o primeiro jogador a ultrapassar a barreira dos 30 pontos neste Mundial.

As Fiji continuam a pecar pela sua indisciplina táctica e incapacidade de jogar em conjunto quando não tem a posse da bola, mas é claramente um adversário muito perigoso que deve sempre ser respeitado.

O País de Gales continua na liderança do Grupo A, com três vitórias em três jogos, e tem agora uma semana e meia para recuperar lesões e descansar, até ao derradeiro jogo frente a Austrália, no dia 10 de Outubro.

Entretanto todos os olhos estão postos no grande encontro Inglaterra-Austrália de sábado, que pode definir a queda doa equipa da rosa para uma inédita queda na fase de qualificação de um Mundial.
Mas caso vença, todos os olhos vão ficar presos no já referido Austrália-País de Gales, pois ninguém admite a derrota da Inglaterra frente ao Uruguai.

No caso de vitória inglesa neste sábado, corre-se o risco de ver chegar o Grupo da Morte com as três equipas do Tier 1, com três vitórias, e o seu escalonamento a ser determinado pelo diferencial de pontos marcados/sofridos pelas três equipas.

Uma nota final para registar que com os 71.576 espectadores que estiveram no Millennium Stadium de Cardiff, já se ultrapassou a marca de um milhão de espectadores nos estádios neste Mundial. A contagem vai precisamente em 1.054.500...


Sem comentários: