6 de outubro de 2015

FEDERAÇÃO ATRIBUI PRÉMIOS DA ÉPOCA 2014-15

Nuno Sousa Guedes, Catarina Ribeiro, Tomás Appleton, João Mirra, Paulo Duarte e José Redondo, foram os nomes escolhidos pela FPR para os seus prémios da época 2014-15, que foram entregues em cerimónia que decorreu ontem, dia 5 de Outubro, em Carcavelos, em homenagem aos personagens que se destacaram no rugby nacional.

Estes prémios foram instituídos em 1991, e a par deles existem ainda, sem carácter anual, três galardões - Colar de Honra, Medalha de Serviços Distintos e Medalha de Mérito Desportivo - que este ano não foram atribuídos.

No final do texto veja os quadros gerais dos prémios e galardões atribuídos desde 1991.

De acordo com a FPR:

JOGADOR DO ANO  -  NUNO SOUSA GUEDES
O internacional português, jogador do GD Direito, destacou-se ao longo da última temporada no clube de Monsanto que se sagrou campeão nacional e ao serviço da Seleção Nacional de Sevens no Circuito Mundial.

JOGADORA DO ANO  -  CATARINA RIBEIRO
A atleta do SC Porto integra a Seleção Nacional de Sevens Femininos que está na caminhada histórica de Portugal rumo aos Jogos Olímpicos de 2016.

REVELAÇÃO DO ANO  -  TOMÁS APPLETON
O internacional luso, que defendeu as cores do CDUL, deu nas vistas com a camisola da Seleção Nacional XV.

TREINADOR DO ANO  -  JOÃO MIRRA
O técnico da FPR comanda a Seleção Nacional de Sevens Femininos que conquistou o terceiro lugar no Torneio Europeu de Repescagem Olímpica.

ÁRBITRO DO ANO  -  PAULO DUARTE
O juiz português atingiu na temporada passada o ponto mais alto da carreira ao ser nomeado pela World Rugby para integrar o quadro de árbitros do World Rugby U20 Trophy. Paulo Duarte é ainda escolha habitual da Rugby Europe para integrar o quadro de árbitros dos torneios do Circuito Europeu de Sevens, e recebe a distinção nacional pela segunda vez.

PRÉMIO AMIZADE  -  P3-RÂGUEBI
O projeto jornalístico P3–Râguebi, do jornal Público. O trabalho deste jornal online, liderado pelo jornalista David Andrade, permitiu que o P3–Râguebi crescesse de forma sustentada e se assuma hoje como uma das principais referências na divulgação e promoção da modalidade.
Recorde-se que a FPR atribuiu entre 1991 e 2003 o Prémio de Melhor Trabalho na Comunicação Social, 

PRÉMIO CARREIRA  -  JOSÉ REDONDO
O Prémio Carreira foi entregue a José Redondo. O presidente do RC Lousã, campeão nacional da I divisão 2014/2015, é um dos mais entusiastas da modalidade na região Centro do país. José Redondo é considerado o grande responsável pela subida daquela equipa à Divisão de Honra esta temporada e viu a importância do seu trabalho com a juventude ser distinguido pelo Município da Lousa~, que deu ao Estádio de Rugby da Vila o seu nome..
José Redondo foi jogador da Académica de Coimbra até se lançar no projecto de criação do Rugby Club da Lousã, foi também um dos principais incentivadores da criação do Comité Regional de Rugby do Centro, e tem colaborado activamente na European Veteran Rugby Association.
Recorde-se que José Redondo foi agraciado em 2012 com a Medalha de Serviços Distintos da FPR



O Mão de Mestre associa-se à homenagem a todos os premiados.

Sem comentários: