16 de outubro de 2015

SETE EQUIPAS DISPUTAM ZONA SUL/LISBOA DA SEGUNDONA

Não correu muito bem a pré-época da zona Sul/Lisboa da Segundona, que viu a desistência do Vilamoura XV ensombrar o calendário, que estava já organizado e publicado.

Tem que ser encontrada uma solução para que este tipo de situações não ocorram nos três principais campeonato de rugby de Portugal, eventualmente por um maior interesse e competitividade das competições de emergentes, e por um conjunto de exigências àquelas equipas que pretendem entrar nas competições nacionais.

Nada que uma boa comissão de competições não pudesse fazer...


Por outro lado ficamos com uma dúvida ao ler a correspondência da FPR sobre esta zona: Nos primeiros documentos aparecia um Clube de Rugby de Setúbal, que agora desapareceu e foi substituído por uma Força Quinze Academia de Rugby.
Trata-se da mesma equipa com designação diferente, ou são duas coisas diferentes?
De qualquer modo a sua estreia foi adiada, conforme consta do actual mapa de jogos do fim de semana...

Para tentarmos divulgar o máximo possível do que interessa sobre a Segundona, também na zona Sul/Lisboa - a exemplo do que já fazemos na zona Centro/Norte há vários anos - solicitámos aos sete clubes participantes na prova que nos forneçam informações sobre a sua actividade e sobre os seus jogos, esperando que todos venham a colaborar.

Claro está que os que mais colaborarem, maior visibilidade terão...

Numa Divisão em que as variações de nível das equipas é grande, de ano para ano, podemos dizer - com enorme margem de risco - que o Loulé, pela sua experiência recente na Primeirona, a FC Tecnologia, apesar das oscilações naturais de uma equipa de uma Faculdade, e o Belas, que parece em fase de renovação, são as principais candidatas aos lugares cimeiros, embora o Borba não deva estar muito longe deste conjunto.
Do Ubuntu, que regressa à prova e parece disposto a criar raízes, e a equipa mista United XV - numa união entre RC Oeiras e Dark Horses - espera-se em primeiro lugar que consigam fortalecer as suas estruturas por forma a que os clubes cresçam e as equipas ganhem experiência.


Como dissemos, pedimos a colaboração de todos os clubes que participam na prova, e aqui ficam as primeiras dessas colaborações:

BELAS RUGBY CLUBE
Equipa técnica
Treinadores: Pedro Tomás; Camilo Silva; André Duarte 
Director de equipa: Ricardo
Pedro Tomás e Camilo Silva regressam ao clube depois de alguns anos fora.
A equipa é muito nova tem cerca de 30 atletas com uma média de idades de uma equipa sub 23. Tivemos 13 saídas e temos vários regressos também.
Este é ano 0 queremos construir uma equipa sólida para no próximo ano atacar a subida.



UNITED XV (RC OEIRAS E DARK HORSES)
Equipa técnica
Treinadores: Filipa Jales; João Marvão 
Directores de equipa: Pedro Carita e Luis Sabido

United XV surge como uma equipa conjunta que integra o Rugby Clube de Oeiras e os Dark Horses Rugby num protocolo que une as duas equipas com o fim de competirem na Segunda Divisão durante pelo menos uma época.
As duas equipas continuam assim a funcionar de forma autónoma sem no entanto deixarem de conservar os seus valores como United XV, com o objectivo de crescerem em conjunto alcançando metas colectivas e individuais.

Sem comentários: