25 de outubro de 2015

MONTEMOR SOMA E SEGUE NA LIDERANÇA DA PRIMEIRONA

O Montemor continua isolado na frente mas agora mais distante do CR Técnico e do Santarém, e apenas o Benfica, que não jogou, pode igualar o líder em número de vitórias, se vencer o jogo não realizado contra o Sporting, embora mesmo nesse caso não tenha como o incomodar.

Sem vitórias ainda, São Miguel (4 pontos), Vila da Moita e Caldas (2 pontos cada), mas o Sporting, embora com uma vitória (e apenas três jogos) soma o mesmo número de pontos dos bulldogs.


O Évora venceu pela segunda vez e segue na quinta posição, com uma distância confortável do Vitória que está no sexto lugar a um ponto do sétimo, o Sporting.

SÃO MIGUEL 18-18 CR TÉCNICO (0-2)
Jogo muito bem disputado no Inatel, com duas equipas com estratégias diferentes.
Por um lado um CR Técnico mais experiente, a querer jogar ao largo, sem conseguir ultrapassar com eficácia a defesa contrária.
Já o São Miguel, talvez por ter menos argumentos, optou por preferir o jogo ao pé, com constantes up an unders, pondo uma grande pressão na defesa do CRT.
Se na equipa forasteira se notou mais organização e maior eficácia nas fases estáticas que dominaram, na equipa anfitriã podemos enaltecer a enorme garra e entrega que colocaram em campo.
Num jogo marcado por quatro cartões amarelos (sem discussão) para os da casa, estes jogaram 40 minutos com 14 jogadores, e dentro desses 40 minutos, oito foram apenas com 13 contra 15.
Neste capítulo, os bulldogs só se podem queixar deles próprios. Aliás um dos cartões foi por uma atitude irreflectida de um jogador que tendo ficado com a camisola de um adversário na mão a atirou para longe fora de campo, não deixando alternativa senão vir 10 minutos para a rua. Esta atitude pode ter valido a vitória no jogo, já que estávamos a cinco minutos do final e o São Miguel vencia por cinco pontos.
Já o Técnico também foi "prendado"com um cartão amarelo, sem que isso se fizesse notar dentro de campo.
De salientar que continua a grande dificuldade dos bulldogs em conseguir criar situações de ensaio.
Quanto ao Técnico, julgo que deverá ter experiência e capacidade para fazer mais e melhor.

CR ÉVORA *66-7 CALDAS RC (10-1)
Vitória fácil dos chaparros, que dividem igualmente os resultados dos quatro jogos já realizados e seguem na quinta posição. Os 10 ensaios conseguidos não estariam na previsão de muita gente, em especial pelo que os alentejanos (ainda não) tinham mostrado este ano.
O Caldas continua a pagar os juros da sua juventude e renovação e continua sendo a única equipa só com derrotas na prova.

VITÓRIA RUGBY 20-37 RC SANTARÉM (3-4)
Jogo disputado em Santarém, por troca de campo, que acabou por levantar mais dificuldades aos cavaleiros do que se supunha, com os sadinos a marcarem três ensaios evitando que os donos da casa conseguissem o bónus de ataque, apesar dos quatro ensaios que marcaram.
Os escalabitanos seguem na terceira posição, a um ponto apenas do CR Técnico, ficando pendente de esclarecimento a posição do Benfica.
O Vitória parece definitivamente recuperado da pesada derrota na jornada inaugural, e segue no quinto posto da tabela, seguido de muito próximo por Sporting (com menos um jogos) e São Miguel.

RUGBY VILA DA MOITA 11-26* RC MONTEMOR (1-4)
Frente ao líder, o Rugby Vila da Moita não resistiu e foi incapaz mesmo de evitar o bónus de ataque dos seus (quase) vizinhos montemorenses.
Os mouflons seguem na frente com quatro vitórias em quatro jogos, enquanto os moitenses acompanham o Caldas na cauda do pelotão.

SPORTING RUGBY ADIADO BENFICA RUGBY
Independentemente das razões do adiamento do jogo, isso não devia ter acontecido. Cada equipa deve dar campo em nove jogos por ano e tem obrigação de garantir que isso aconteça. Uns, com campo próprio, terão mais facilidades, mas quem quer disputar uma das duas mais importantes competições nacionais tem o dever de garantir o bom andamento da prova. E a Federação tem a obrigação de o fazer cumprir. Começando por impor nos Regulamentos que a oferta de campo aconteça, tanto como obriga as equipas a usarem camisolas...


Foto: Filipe Monte

Sem comentários: