8 de outubro de 2015

RWC-2015 - A OITO JOGOS DO FIM, QUAL A SITUAÇÃO DO APURAMENTO? *

* Manuel Cabral
Com 32 dos 40 jogos da Fase de Apuramento já concluídos, a situação dos diversos grupos fica bem mais clara, com muito mais certezas que dúvidas, quer no que respeita às equipas apuradas, quer às que ocuparão o tão desejado terceiro lugar que dá directo acesso ao Mundial de 2019, no Japão.

Para já dois factos bem interessantes e que nos dizem respeito, seja directamente ou apenas por solidariedade regional.
O mais significativo diz-nos que oito das nove equipas europeias participantes na prova, se encontram entre as três primeiras de cada grupo.


Na verdade - este é o segundo facto - e se a situação se mantiver, pela primeira vez na história da competição a Europa terá oito equipas pré qualificadas para um Mundial, e ainda vai apurar pelo menos mais dois - directamente da ENC DIV 1A a que Portugal pertence - para o próximo Mundial. ou seja, em 2019 o contingente europeu no Mundial será o maior de sempre.

Claro que estamos a considerar que a Geórgia mantenha o terceiro lugar que agora ocupa, mas mesmo que isso não aconteça, a situação mantém-se, com sete pré qualificadas - em anos anteriores nunca esse número passou das seis.

Mas vamos ver a situação em cada grupo.

GRUPO A
Austrália e País de Gales, já apurados, decidem no dia 10, entre si, quem será o primeiro do grupo e quem, ficando em segundo, defrontará a África do Sul (1ª do Grupo B) nos quartos de final
A Inglaterra, independentemente do resultado do seu quarto e último jogo (contra o Uruguai) ficará na terceira posição, e o Uruguai para ultrapassar a Fiji e subir um lugar, teria que vencer a Inglaterra por mais de 122 pontos...

GRUPO B
A África do Sul já garantiu o primeiro lugar, enquanto a Escócia terá que vencer Samoa para garantir a qualificação.
Caso Samoa vença a Escócia no dia 10 de Outubro, o Japão fica com o caminho aberto para um escandaloso segundo lugar, para o qual apenas terá que vencer os Estados Unidos no dia seguinte.

GRUPO C
À Nova Zelândia basta não perder, ou, perdendo, conseguir dois pontos de bónus, frente a Tonga no dia 9 de Outubro, para garantir o primeiro lugar do Grupo, e a Argentina para manter o segundo lugar terá que bater a Namíbia  no dia 11.
E se cair o Carmo e a Trindade, e os dois primeiros perderem, então a Geórgia perde o terceiro lugar, mas muito dificilmente Tonga subirá ao segundo lugar, pois para isso teria que vencer os All Blacks com direito a bónus de ataque, e para maior segurança ainda teria que dar uma cabazada de mais de 84 pontos aos actuais campeões do Mundo.

GRUPO D
Neste Grupo França e Irlanda decidirão entre si no dia 11 de Outubro quem fica com o primeiro lugar e quem ocupará o segundo - que provavelmente dará o direito de enfrentar a Nova Zelândia nos quartos de final.
Já no que respeita ao terceiro lugar, e ao acesso directo ao Mundial de 2019, a decisão fica para o encontro entre as duas equipas no mesmo dia.

Então meus caros, embora tudo pareça encaminhado ainda há muitos mas a considerar, pelo que deixamos para depois dos oito jogos que faltam qualquer outro prognóstico...

Apenas um derradeiro comentário para dizer que o número de espectadores aos jogos já realizados chegou aos 1.518.087, devendo ultrapassar a casa dos 1.800.000 até ao final da primeira fase.
Como no conjunto dos jogos a eliminar é provável que some mais cerca de um milhão de espectadores, é natural que o número total de espectadores seja superior a 2 milhões e 800 mil....
Nada mau, para um desporto menor...


Sem comentários: