6 de outubro de 2015

CANADÁ-ROMÉNIA - ROMÉNIA VENCE DE VIRADA E AMEAÇA ITÁLIA *

* Manuel Gaivão
O jogo começou com o Canadá com a iniciativa do jogo forçando os romenos a cometer algumas faltas com as consequentes penalidades. 
Nos primeiros 22 minutos os canadianos chutaram por três vezes aos postes mas McRorie apenas conseguiu converter uma delas.

Entretanto (20 minutos), já o defesa romeno Fercu tinha sido admoestado com um cartão amarelo por força de um contacto com um jogador canadiano que se encontrava no ar. 
Na minha opinião, o cartão foi demasiado duro para a aparente falta de intenção faltosa do romeno. Todavia, os canadianos não souberam aproveitar a vantagem numérica e foram até os romenos que estiveram melhor nesse período.

E foi preciso esperar pelos 33 minutos para o inevitável Van der Merwe conseguir marcar um ensaio numa jogada a toda a largura do campo. 
Foi o 4°ensaio no Mundial do jogador dos Warriors. 
McRorie voltou a falhar o pontapé. Diga-se que o romeno Vlaicu também não esteve muito melhor pois falhou as duas penalidades de que dispôs.

Uma primeira parte não muito bem jogada terminava com a vantagem canadiana de 8-0 e cinco pontapés falhados em seis tentativas.

A segunda parte começou bem melhor com o ponta canadiano Hassler, que já antes tinha estado perto do ensaio, a marcar em força aos 44 minutos. 
Com a mudança de chutador para o nosso conhecido Hirayama (dos Sevens), a percentagem de sucesso aumentou pois o ensaio foi convertido. 15-0!

Aos 52 minutos, um grande trabalho da avançada romena leva um maul dinâmico até à área de validação e o ensaio, convertido por Vlaicu, coloca o resultado em 15-7.

Aos 56 minutos, Hirayama entrou no rol dos pontapeadores frustrados e falhou uma penalidade que se veio a mostrar fatal para a sua equipa.

Aos 71 minutos o n°6 do Canadá Sinclair viu o amarelo por ter feito colapsar um maul dinâmico romeno que estava muito perto de chegar ao ensaio e a pressão romena acentuou-se. 
Após algumas dúvidas sobre um possível duplo movimento de Macovei em mais um excelente movimento dos avançados romenos, o ensaio é concedido por Wayne Barnes. 
Com a conversão de Vlaicu, a Roménia ficou a 1 ponto do Canadá e 5 miutos para jogar...

Aos 77 minutos, nova penalidade a favor da Roménia, sensivelmente na mesma posição de onde Vlaicu tinha falhado por duas vezes, mas Vlaicu não tremeu e ofereceu a vitória aos romenos compensando os seus heróicos 20 minutos finais.

Ambas as equipas estiveram uns furos abaixo daquilo que já mostraram neste Mundial, provavelmente a acusar a responsabilidade deste ser o único jogo que ambas as equipas podiam, realisticamente, vencer. 
Os canadianos ficarão inevitavelmente com a lanterna vermelha, mas os romenos poderão ainda criar uma surpresa pois defrontarão os italianos na sua última partida. 
Pouco provável, mas no desporto tudo é possível.

Uma palavra final para o companheiro de Julien Bardy no Clermont, o canadiano Jamie Cudmore que hoje fez o seu último jogo pelos Cannucks não podendo, todavia, festejar com uma vitória o final do seu 4° Mundial. Um grande jogador.


Sem comentários: