10 de outubro de 2015

TODOS OS ESCALÕES EM ACÇÃO NO FIM DE SEMANA

Agora é que a coisa começa a aquecer! Todos os escalões em actividade, neste fim de semana, com o início dos campeonatos dos Sub-16 e Sub-18, que este ano começam com uma fase regional, para só depois passarem à competição nacional propriamente dita.

Também as equipas da Segundona vão começar, embora seja na primeira eliminatória da Taça de Portugal, enquanto Primeirona e Divisão de Honra avançam para a segunda jornada, com alguns encontros de grande interesse, nas duas competições.

Calendário do final de semana, clique aqui.

Antes de entrarmos no nosso voo sobre as competições nacionais, temos que fazer um comentário desagradável no respeitante a desistência de equipas.
Na verdade é enorme o número de equipas que se inscrevem, participam dos sorteios, e depois, sem respeito pelos compromissos assumidos, simplesmente desistem das competições.

Claro que se entende que os clubes não desistem por prazer, mas temos urgentemente que encontrar dispositivos que impeçam que isto aconteça, pois os prejuízos para as outras equipas e para o bom funcionamento das competições é enorme, e não se pode manter.

Este ano já tivemos a desistência do Vilamoura XV, na Zona Lisboa/Sul da Segundona, e agora surgem nada menos que seis novas desistências.

No Sub-Escalão senior desistiu o São Miguel e a Bairrada, o que reduz a competição apenas a sete equipas.

Nos Sub-18 desistiu o Clube de Rugby de Setúbal e o Sporting, o primeiro do grupo Lisboa 4 e o segundo do grupo Lisboa 2.

E nos Sub-16 as desistências foram do Vitória FC/St. Peter's School no grupo Sul, e o Caldas no grupo Lisboa 2.

Foram entretanto aprovados pela FPR os pedidos de constituição de mais duas equipas conjuntas - no Feminino a reunião do Cascais com o Ericeirense, e nos Sub-18 a de Caldas, Torreense e Peniche.
Recorde-se que também na Segundona já tinha sido reconhecida a equipa conjunta do Dark Horses com o RC Oeiras.

A propósito destas equipas - que têm o mérito de permitir a mais clubes o contacto com a competição e ao estabelecimento de laços entre os clubes, mantendo um maior número de jogadores em actividade - apenas se lamenta que não exista um Regulamento que nos diga como elas são compostas, em que termos se podem utilizar os jogadores e o que acontecerá se a equipa for classificada de forma a que, desportivamente, tenha acesso à divisão superior...
Não basta tomar a iniciativa certa, há que fazê-lo da maneira certa, e esta ausência de normas não é a maneira certa de o fazer.

SUB-16 E SUB-18
Com a participação de 25 equipas em cada escalão, divididas em sete grupos regionais de 3 ou 4 equipas, arranca a primeira fase dos respectivos campeonatos, que se desenrola em três jornadas.
Após esta primeira fase são apuradas as 10 melhores equipas, que disputarão as chamadas Top-10, a uma volta, para no fim desta fase se agruparem as quatro primeiras que disputarão a duas voltas, o título de campeão nacional.
As quatro equipas seguintes (classificadas entre o 5º e o 8º lugar) num grupo, e as duas últimas do Top-10, juntamente com outras duas equipas que virão dos grupos inferiores, disputam a classificação final da prova, do 5º até ao 12º posto, a duas voltas.


TAÇA DE PORTUGAL
Realiza-se este fim de semana a 1ª eliminatória da Taça de Portugal, apenas com a participação de equipas da Segundona, num total de 12.
Na verdade duas ficaram isentas e avançam desde já para a 2ª eliminatória - Agrária de Coimbra e Loulé - a que se juntarão as vencedoras das cinco partidas previstas para o fim de semana.

Na zona Norte o Guimarães recebe o Braga e o Famalicão recebe o Prazer de Jogar, e a maior novidade é a presença da equipa Prazer de Jogar, que vem aumentar o número de equipas na região, o que se saúda com alegria.

Na zona Centro a Agrária está isenta e Aveiro e Bairrada escolhem o outro representante do Centro que segue em frente.

Já na zona Lisboa/Sul, com o Loulé isento da eliminatória, Ubuntu e Borba por um lado, e FC Tecnologia e Belas por outro, vão decidir quem anda em frente na prova.

Veja aqui como se desenrola a Taça de Portugal

A propósito da equipa conjunta Dark Horses-RC Oeiras que vai disputar a Segundona, recebemos o seguinte esclarecimento, que agradecemos, sobre a sua formação:
United XV surge como uma equipa conjunta que integra o Rugby Clube de Oeiras e os Dark Horses Rugby num protocolo que une as duas equipas com o fim de competirem na Segunda Divisão durante pelo menos uma época.
As duas equipas continuam assim a funcionar de forma autónoma sem no entanto deixar de conservar os seus valores como United XV, com o objectivo de crescerem em conjunto alcançando metas colectivas e individuais.

PRIMEIRONA
Grandes jogos na segunda jornada da Primeirona!
A deslocação do Montemor - que bombardeou o Vitória na semana passada - a Évora, na recuperação de um derby regional que carrega consigo grade rivalidade e promete sempre grandes emoções.
Depois de duas épocas na Divisão de Honra, os mouflons surgem como favoritos no encontro, mas a verdade é que as deslocações ao Inferno dos Canaviais são sempre complicados e os chaparros não vão facilitar a vida dos seus vizinhos, amigos e ... grandes rivais!

A outra partida que envolve dois vencedores do primeiro dia, vai pôr frente a frente Benfica e Santarém, na Sobreda da Caparica, que dividiram as honras de vitória no ano passado, com a os 31-21 do Benfica sobre os cavaleiros na primeira volta, e os 13-9 do Santarém sobre as águias no retorno, também é verdade que a equipa escalabitana melhorou muito desde que tem as suas instalações próprias, embora seja particularmente forte nos jogos em casa.

O Clube de Rugby do Técnico, que derrotou o Sporting na semana passada, recebe o Vitória (troca de campo) e é natural que consiga o seu segundo sucesso, sendo grande a curiosidade para saber se os sadinos conseguem reverter o desaire pesado que sofreram contra o Montemor.

Nos jogos entre os vencidos do dia de abertura, o São Miguel vai ao campo do Gaio defrontar um Vila da Moita que é sempre muito difícil a jogar em casa, e por isso mesmo é favorito, enquanto o Caldas, batido na semana passada pelo Benfica vai a Lisboa defrontar o Sporting. 

Sobre o que se passou nas Caldas entre pelicanos e águias, o jogo foi muito disputado, entre duas equipas que se apresentaram renovadas e que se encararam o jogo com a atitude e entrega habitual.

O resultado final, Caldas 7-26 Benfica, não reflecte o equilíbrio que se registou ao longo de todo o encontro. Vitória justa do Benfica, equipa mais forte fisicamente e bem estruturada à volta do seu muito experiente par de médios, mas excelente réplica da renovada e jovem equipa do Caldas, que apenas fica a dever a alguma inexperiência em alguns momentos decisivos a concretização de algumas boas jogadas de ataque.

Ao intervalo, registava-se Caldas 0-6 Benfica, fruto da transformação de dois pontapés de penalidade, e entre os 10 minutos e a meia hora de jogo registou-se a fase mais excitante, com o Caldas a conduzir diversas fases de ataque nos 22 metros encarnados, contudo sem resultados no marcador devido a erros de definição final das jogadas e a uma defesa muito dura por parte do Benfica.

Na segunda parte o Benfica entrou mais forte e pressionante, e nos primeiros 20 minutos aumentou a sua vantagem para 12-0, resultado de mais dois pontapés de penalidade.
Aos 60 minutos um justo cartão amarelo ao primeiro centro Pelicano, por placagem alta, foi o momento decisivo do jogo. 
A jogar com vantagem de mais um jogador o Benfica obteve o primeiro dos seus dois ensaios transformados, colocando o resultado em 19-0. 
Aos 29 minutos as equipas ficaram de novo equilibradas por amarelo, também justo, a um jogador do Benfica, mas a forte pressão atacante Caldense foi sempre bem contrariada pela defesa decidida dos encarnados, que num contra-ataque marcaram o seu 2º ensaio, colocando o resultado em 26-0. 

Até final - o jogo teve 5 minutos de prolongamento devido a paragens para assistência a jogadores - o brio Pelicano levou a equipa da casa ao seu ensaio, numa boa iniciativa concretizada pelo estreante ponta Diogo Vasconcelos com uma transformação exemplar do nº 15.

Um jogo interessante e repartido, uma boa atitude e entrega de ambas as equipas que entusiasmaram a assistência.

DIVISÃO DE HONRA
Finalmente na principal divisão do rugby nacional, vamos assistir a quatro jogos de grande equilíbrio, cujos resultados são imprevisíveis.

O Cascais perdeu em casa com o CDUL, mas os 23-26 do resultado anunciam que os cascalenses se prepararam em condições para esta fase da prova, e serão certamente um adversário forte para o Direito, embora a jogar em Monsanto a balança penda para os advogados...

O Belenenses que foi vencer à Lousã, não impressionou, e agora frente à outra equipa da região Centro, vai ter que lutar seriamente para conseguir a segunda vitória, já que a Académica surge neste primeiro jogo da equipa - folgou na primeira jornada - com vontade de conseguir garantir uma prova sem sobressaltos, e para isso precisa de ganhar o que puder a jogar em casa.

Nas Olaias um clássico lisboeta com o Técnico a receber Agronomia - outra equipa que folgou no primeiro dia - e os engenheiros vão tentar a primeira vitória, depois da derrota frente ao Direito.
Os agrónomos devem aparecer com alguns reforços, mas mesmo assim o favoritismo é da equipa da casa.

Finalmente em Arcos de Valdevez teremos o reencontro de dois velhos rivais, que protagonizaram algumas das partidas mais emocionantes quando ambas se encontravam na Primeirona, e prometem agora, na Divisão de Honra, e no dia em que o CRAV vai estrear as sua novas instalações, um reviver daquela velha rivalidade.
Jogo de grande equilíbrio, em que qualquer das duas euipas pode vencer, muito dependendo como cada uma delas reagir às derrotas da semana passada.

Nesta Jornada folgam CDUL e CDUP.

Sem comentários: