7 de outubro de 2015

NAMÍBIA-GEÓRGIA - EM JOGO SOFRIDO GEÓRGIA ASSUME 3º LUGAR *

* Manuel Gaivão
Vitória muito importante da Geórgia num jogo muito disputado com o resultado incerto até final impediu a Namíbia de obter o seu primeiro resultado positivo em Mundiais.

Entrou melhor a Namíbia no jogo, concretizando uma penalidade logo aos 2 minutos por Kotze, continuando a pressionar os georgianos e mostrando vontade de terminar a sua participação no campeonato em beleza.
Aos 8 minutos os georgianos começaram a construir jogo de ataque numa iniciativa do seu jovem médio de formação Lobzhanidze a que se seguiu o apoio dos seus avançados e na sequência dessa jogada a Geórgia marca ensaio mas o TMO considerou ter havido "adiantado" e o ensaio não foi concedido. 
O único fruto da jogada foi a saída de Jacques Burger cumprindo o protocolo da comoção cerebral, para não mais voltar.

Aos 16 minutos, nova penalidade para os namibianos, fruto de uma placagem alta dos adversários e Kotze voltou a não perdoar.

Aos 34 minutos, o talonador georgiano Bregvadze foi para o sin bin depois de ter atingido à cotovelada um namibiano. 
Infelizmente, um gesto de indisciplina tão comum nos georgianos e que mais não faz do que prejudicar a equipa como tantas vezes já aconteceu. 
Aos 44 minutos da primeira parte (sim, não é um erro) também o pilar namibiano Larson seguiu o mesmo caminho por uma falta profissional e o seu substituto Coetzee rapidamente se lhe juntou (48 minutos) pelos mesmos motivos.

O jogo continuou até aos 49 minutos com o jogo junto à linha de ensaio namibiana e só terminou com um ensaio não validado por toque para a frente da Geórgia.

Uma primeira parte em que os georgianos estiveram muito abaixo daquilo que já mostraram ser capazes de fazer, fruto de muita ansiedade. 
Com isso lucraram os namibianos que, sem fazerem um jogo extraordinário, conseguiram estar na frente do marcador e fazer duvidar os georgianos, apesar de terem sofrido muito nos últimos minutos.

Voltou a entrar precipitada a Geórgia, mas após várias fases o inevitável Gorgodze acabou por marcar o 1° ensaio, convertido por Kvirikashvili (49 minutos), lance no qual o terceiro cartão amarelo para os namibianos acabou por sair do bolso de George Clancey para o terceira linha Bothma. 
Ficava assim consumada a reviravolta no resultado: 7-6.

A partir daqui, a resistência da Namíbia, punida pela sua indisciplina e lesões, parecia ter acabado. Aos 55 minutos, Malaguradze volta a marcar ensaio e Kvirikashvili converte e aos 67 minutos, o mesmo jogador transforma uma penalidade. Contudo, os namibianos reagiram e aos 71 minutos marcaram através da terceira penalidade transformada por Kotze que, volvidos 3 minutos, marca ensaio e converte o mesmo para colocar a sua equipa a apenas 1 ponto dos georgianos.

Mas foi o canto do cisne namibiano...o resultado não voltaria a sofrer alteração. 
Vitória georgiana por 17-16.

Salvo uma surpreendente vitória de Tonga contra os neozelandeses no jogo de amanhã, a Geórgia garante o 3° lugar do grupo e fica apurada directamente para o Mundial do Japão em 2019. 
Um facto que poderá interessar aos Lobos, pois abre-se mais uma vaga europeia...mas com muito trabalho pela frente.

A Namíbia enfrenta os Pumas no domingo, derradeira tentativa de conquista da sua primeira vitória num Mundial. Será desta?


Sem comentários: