11 de outubro de 2015

FRANÇA-IRLANDA - FRANCESES CAEM NAS MÃOS DOS ALL BLACKS *

* Manuel Gaivão
Muita luta durante os minutos iniciais com as duas equipas a equivalerem-se e com Michalak a desperdiçar a sua primeira penalidade aos 5 minutos e Scott Spedding a acertar no poste aos 9 minutos num pontapé praticamente do meio campo.

Contrariamente aos franceses, Sexton não perdoou na sua primeira oportunidade de atirar aos postes e colocou a Irlanda na frente aos 12 minutos.
Aos 15 minutos e novamente do meio campo, Spedding não perdoou e empatou: 3-3.


Resposta imediata dos irlandeses e a jogar uma vantagem, Sexton acerta no poste ao tentar um drop. O árbitro concede a penalidade e Sexton volta a colocar os homens do trevo na frente.

O jogo francês parecia estar destinado às penalidades de meio campo já que Spedding volta a dispor e transformar uma penalidade de "longa distância" para colocar o resultado numa igualdade a 6.

Logo após (25 minutos) Sexton deixa o campo em lágrimas depois de uma dura placagem de Picamoles. Grande golpe na estratégia irlandesa...

Sem Sexton, foi o seu substituto Madigan que transformou a penalidade seguinte para voltar a desfazer o empate aos 28 minutos.

O intervalo chegou com mais preocupações para os irlandeses, com O'Connell estendido no relvado e a dar a entender que não voltaria para a segunda parte, o que veio a confirmar-se.

A primeira parte foi muito equilibrada, com muita luta corpo a corpo mas quase sempre jogada no meio campo com muito poucas visitas aos 22 metros adversários.

Entrou bem melhor a Irlanda na segunda parte, com iniciativa e a empurrar a equipa francesa para os seus 22 e em cima dos 50 minutos, Rob Kearney marcou o primeiro ensaio do jogo.

Madigan falhou a conversão mas a Irlanda ficava na frente por 14-6 e continuava a pressionar a França em cima dos 22 metros.

Aos 55 minutos a série negra dos irlandeses continua com a lesão de O'Mahoney. Três dos homens mais influentes da equipa fora do jogo e, possivelmente, fora do Mundial...

A Irlanda continuo a dominar a França mas acabou por ser Parra a dar mais 3 pontos aos franceses numa penalidade transformada aos 63 minutos no que foi uma das poucas vezes em que os franceses passaram o meio campo na segunda parte.

A partir desse momento os franceses mostraram-se mais empreendedores e voltaram a equilibrar o jogo. Mas os irlandeses, com o seu "fighting spirit" forçaram o caminho para o seu médio de formação Murray marcar o segundo ensaio irlandês, convertido por Madigan.

Com 7 minutos para jogar, a Irlanda fica na frente por 21-9, colocando a França na rota dos All Blacks.

E com uma penalidade transformada por Madigan aos 76 minutos, o resultado já não sofreria alterações: 24-9.

A França enfrentará a Nova Zelândia nos quartos de final, enquanto a Irlanda defrontará os Pumas. Dois jogos a prometerem muito. Sem nos esquecermos que a França é a besta negra dos neozelandeses...


Sem comentários: