3 de junho de 2012

CDUL, UM CAMPEÃO DE CORPO INTEIRO

DEITANDO PARA TRÁS DAS COSTAS a sua menor experiência em jogos decisivos, o CDUL venceu com toda a justiça uma Agronomia calejada mas pouco afoita, por 24-15, e mereceu erguer o seu 18.º título nacional.

E ao contrário do que tantas vezes acontece, desta feita arriscar foi sinónimo de vencer.

No belo cenário do Campo de Honra do Estádio Nacional, com um ambiente bem british devido ao nevoeiro e chuva miudinha que acompanharam todo o encontro – e que afastaram pela certa algum público, pelo que se continua a questionar a realização destes jogos decisivos num estádio tão despido de gente – os adeptos do CDUL, muitos dos quais ainda não eram nascidos quando a sua equipa vencera pela última vez o título, em 1990, puderam festejar um triunfo justo e sem discussão da melhor equipa em campo – e única que foi capaz de fazer ensaios (e logo dois, ambos de bela execução), o ‘sal e pimenta’ do rugby.


Na última final que ali disputara (em Fevereiro passado para a Taça de Portugal, diante da Académica), Agronomia entrou de tal maneira de rompante que aos 9’ já vencia por 17-0, arrumando bem cedo a questão do vencedor.

Mas ontem tal não aconteceu – o opositor também era de outro quilate… –, com o CDUL a marcar logo na sequência de uma falta no pontapé de saída (!) para os inaugurais 3-0 (Pedro Cabral).

No embate entre duas equipas nos antípodas de êxitos recentemente conquistados – os da Tapada estavam na sua 20.ª final no século XXI nas diversas provas, tendo vencido oito títulos, sendo esta apenas a segunda do seu rival nos últimos 18 anos (!) e que nada vencia desde 1990 – os agrónomos, mais calejados, mostrar-se-iam apostados em baixar o ritmo de jogo, utilizando preferencialmente a avançada, que até começou melhor, com destaque para o asa António Duarte, sempre o primeiro a surgir no ponto de queda da bola.

E mesmo ‘esquecendo’ sistematicamente o lado aberto, a equipa até pegou no jogo – mas sem nunca sequer se aproximar da área de ensaio adversária – perante uma certa e natural inibição inicial dos universitários, que pareceram afetados pela importância do momento.

O CDUL reagiu perto dos 20’ e logo se percebeu que seria a única equipa a procurar arriscar – algo que está cravado no ADN da formação de Luís Cassiano Neves, que conhece bem as armas que dispõe – e numa primeira parte demasiado tática, foi sempre muito mais pressionante, complicando a tarefa ao “três de trás” adversário, que esteve muito mortiço – com destaque para o sempre perigoso defesa Vasco Gaspar que tanto gosta de se intercalar no ataque e ontem… meteu folga.

O facto é que até ao intervalo Agronomia lá foi levando a água ao seu moinho, com Manuel Murteira (autor dos 15 pontos da sua equipa, tantos como os que fizera no mesmo palco na final da Taça de Portugal, só tendo falhado uma das seis tentativas aos postes que dispôs) a castigar exemplarmente as faltas adversárias.

Converteu três penalidades, a última das quais no derradeiro lance dos primeiros 40‘, num fabuloso pontapé de 48 metros, para 9-6 que premiavam o pragmatismo de uma equipa que sabe como se ganham finais.

Aliás, até vencera as três últimas que disputara...

Na segunda parte e com Agronomia sem alterar um milímetro que fosse às suas intenções – também faltou à equipa ‘mais’ Cardoso Pinto, que esteve melhor a defender que a manobrar e criar lances de ataque como tanto gosta de fazer… – o CDUL começou finalmente a superiorizar-se no combate de avançados, construindo a plataforma que lhe permitiu partir para o domínio do jogo, e depois, para o triunfo.

David dos Reis foi um ‘leão’ incansável, liderando pelo exemplo, sendo bem acompanhado por João Júnior, João Lino, Tiago Girão e Veltioven Tavares, cujo labor começou a ditar a sorte do jogo.

O ritmo imposto pelo CDUL ia aumentando e começava a notar-se que faltavam pernas e pulmão aos agrónomos para travar a sucessão de ondas de ataque adversário, que cada vez mais chamavam ao jogo as suas linhas atrasadas, onde o capitão Gonçalo Foro esteve infeliz (tanta bola largada para a frente…) mas infatigável, os centros Frederico Oliveira e Bernardo Silveira subiram muito no segundo tempo e iam criando cada vez mais perigo (José Lima placava como forçado, mas não chegava para as encomendas…).

Sem esquecer que os três-quartos universitários melhoraram muito com a saída do diminuído Carl Murray rendido pelo irrequieto Francisco Appleton.

E, sem espantar, a defesa da Tapada começou a abrir espaços, que seriam muito bem aproveitados, aos 55' por Pedro Cabral (o ‘melhor em campo’ foi autor de 19 dos 24 pontos dos novos campeões), autor do ensaio inaugural com magnífica simulação após lance de paciência bem trabalhado pela sua avançada após conquista de uma ‘touche’ de introdução adversária, virando para 13-9.

Após troca de pontapés entre Cabral e Murteira (16-12), surgiria logo a seguir o lance do segundo ensaio, aos 66’.

Após os três pontos conseguidos pelo seu chutador foi incrível a forma passiva e displicente como o pack agrónomo (não) recebeu a bola de recomeço e quando ela se entregou nas mãos de Pedro Cabral, dava-se início a um lance de compêndio que vale a pena rever.

O n.º 10 do CDUL bailou e rodopiou perante a incapaz defesa rival, criando espaço para Appleton, colado à linha, e Foro, transportarem a oval até Girão surgir bem no apoio e voar… para o título.

A partir daí e mesmo faltando quase um quarto de hora para o final, pese embora a ténue reação agrónoma já com pouco ânimo e menos pulmão, nem o mais acérrimo adepto da Tapada duvidou que o campeonato já estava (bem) entregue.

Duarte Cortes ainda salvou in-extremis um terceiro ensaio e o apito final de Pedro Murinello (boa atuação) deu largas a festejos adiados desde 1990.

Vinte e dois anos depois do último título conquistado sob a sua incrível liderança, pela certa que o carismático e sempre saudoso Bernardo Marques Pinto, onde quer que esteja, abraçou a enorme figura e ‘pai’ do CDUL, eng.ª Vasco Pinto de Magalhães.

E ambos comemoraram o regresso aos triunfos do mais ilustre emblema do râguebi português.

Texto: António Henriques
Fotos: António Simões dos Santos

44 comentários:

Anónimo disse...

Sem querer tirar mérito à vitória do CDUL, o primeiro ensaio resulta de uma obstrução gigante. No entanto, parabéns ao CDUL.

Anónimo disse...

Não sou Agrônomo mas sinto que é uma injustiça um campeão ser fruto dum só jogo, por muito que o espectáculo seja emotivo. Para mim os vice-campeões venceram os campeòes. Para mim esta formula só estaria correta se a final fosse à melhor de três.

Anónimo disse...

Independentemente de haver ou não uma obstrução no 1º ensaio do jogo, o CDUL foi claramente a melhor equipa em campo e a única a querer arriscar e procurar a vitória. A Agronomia limitou-se a defender e a procurar aproveitar as faltas adversárias para chutar aos postes ou ganhar metros. Mas não conseguiu, durante 80mins, criar uma única jogada à mão.

O CDUL foi claramente a melhor equipa deste CN. Mesmo na fase inicial, em que ficou em 3º lugar, e teve 3 derrotas importa dizer que apenas na 1ª jornada em que o CDUL perdeu em Monsanto, o CDUL pode contar com toda a equipa, pois nas outras 2 derrotas contra Agronomia e AAC o CDUL não pode contar com os seus jogadores internacionais pois encontravam-se ao serviço da Seleção Nacional.

Na fase final a superioridade do CDUL foi gritante, não apenas na classificação, mas principalmente na superioridade evidenciada dentro das 4 linhas. Foi a equipa com mais ensaios obtidos, com mais pontos marcados, com menos ensaios e pontos sofridos.

Parabéns ao Presidente Lourenço Fernando Thomaz, e à Equipa Técnica liderada pelo Cássi (Luís Cassiano Neves), ao Zé Maria Caupers e principalmente aos jogadores.

Crucial manter a mesma estrutura para a próxima época por forma a dar continuidade ao que foi feito este ano.

Anónimo disse...

Não sou adepto de nenhum dos clubes, mas dou os parabens ao CDUL, foi melhor na final e durante a epoca inteira.
Em relação a obstrução já vi várias vezes e não acho.
Parabens também ao trio de arbitragem.

Parabens Lourenço

Anónimo disse...

Bom jogo do CDUL que mereceu o campeonato. Num campeonato de final injusta (1 jogo a decidir uma maratona) acabou por ganhar a equipa mais regular. Ao Lourenço, Luis, Manuel e Caupers, deixo aqui a minha homenagem. A todos os CDULISTAS que contriburam directa ou indirectamente para esta victória, parabéns. Um abraço Manuel Barros. PS: Não vi qualquer destaque desta victória no site da FPR. deve ser erro meu.

Anónimo disse...

Vitoria justa.
Jogo equilibrado, sobretudo pelo que estava em causa. Em termos de jogo houve mais cdul.
Agronomia esteve uns furos abaixo daquilo que já mostrou.

Este conceito de um jogo a decidir um campeonato deveria ser revisto. Isso funciona em campeonatos profissionais em que as equipas tem outro tipo de estruturas.
Para surpresas, existe a Taça de Portugal...

Anónimo disse...

Parabéns ao Cdul foi um justo vencedor.
Apenas uma questão, toda a gente fala nas escolas do Cdul e que finalmente deram frutos etc etc. Mas já viram no XV titular quantos jogadores é que são das escolas do CDUL??

Vejamos:
1- Joao Junior - NÃO
2- Miguel Vilaça
3- Mussolo - NÃO
4- David dos Reis - NÃO
5- Frederico Vasconcelos - NÃO
6- João Lino
7- Veltioven Tavares - NÃO
8- Tiago Girão
9- F.Pinto Magalhães
10- Pedro Cabral
11- Gonçalo Foro
12- Bernardo Silveira
13- Frederico Oliveira - NÃO
14- Penha e Costa
15- Carl Murray - NÃO

Ou seja, em 15 jogadores 7 não sao da escola do Cdul, isto não retira o mérito ao Cdul mas faz com que os comentadores e bloggers vejam que quando dizem as escolas e isto e aquilo não é bem assim, mas sem problema até porque os outros clubes fazem o mesmo.

Jose Silva disse...

o CDUL era claramente o favorito, nem vale a pena tentar justificar. Só poderiam perder belo bloqueio que a equipa mostrou em várias situações, porque quando se libertam são uma equipa muito perigosa. Viu-se por exemplo no jogo da Tapada em que na 2ª parte foi um baile de bola.
Parabéns a Agronomia, que apesar das lesões, fez um bom campeonato e chegou merecidamente à final. Uma equipa humilde e unida que poderia bem ter ganho, mas seria injusto. Esperemos que tenham resultados já que levam 4 finais nos ultimos 5-6 anos... sem ganhar!

Anónimo disse...

Há que parar de falar das escolas de jogadores nos clubes e ao mesmo tempo falar de profissionalismo, ou desejarem comportar-se como profissionais. O CDUL apostou bem na fase final e da mesma maneira que foi buscar 2 atletas preponderantes na vitória poderia ter ido buscar 15 (Quinze). Era tudo uma questão de dinheiro.

Anónimo disse...

Percebo a sua opinião mas agora veja o que alguns desses jogadores evoluiram desde que chegaram ao clube. Tirando o David e o Carlos todos os outros vieram de clubes inferiores e evoluiram muito desde que chegaram ao CDUL. Além disso um clube nao sao 15 jogadores. E se vir o resto do plantel vê que a media de idades é muitissimo baixa e que tirando o justin( que pouco jogou), o Fialho e o mike dias todos os outros sao bastante jovens e quase todos senao todos sao formados no cdul. Além disso dois campeonatos seguidos de sub 21, o primeiro com 16 jogos e 16 vitórias demonstram que o clube esta a fazer um bom trabalho nesse campo. E caso nao saiba dessa equipa de primeiro subiram 15 jogadores para seniores este ano. E tenho ideia que todos eles jogaram no campeonato.

Anónimo disse...

Nao sao escola do CDUL por inteiro, mas aprenderam muito no CDUL.
Muitos destes exemplos vieram pro CDUL por ser um clube maior e para evoluirem. Nao penso que seja o caso do David dos Reis e do Carl, mas nos outros todos o CDUL contribuiu bastante.

Anónimo disse...

CDUL 2011/2012

Sub21 bicampeões - SIM
Seniores campeões - SIM

Anónimo disse...

Agora que acabou o campeonato vai haver mais alguma tabela dos melhores marcadores? Classificaçao geral das duas fases juntas?

Anónimo disse...

já é conhecida a equipa de XV que vai disputar a ENC 2012?
vamos continuar a ter "experiências" ruinosas ou foi escolhido uma grupo de jogadores experientes? Julien Bardi vai com a equipa?

Anónimo disse...

Quando se vem para aqui mandar postas de pescada convem saber de que se fala.

O único jogador que o CDUL foi buscar para a fase final foi o David dos Reis. O outro a que se refere, julgo eu, é o Tiago Girão. Mas o Tiago regressou a Lisboa depois de ter estado a trabalhar fora e como é lógico regressou ao seu clube de sempre. Tal como o Nuno Ferreira, foi o 24º jogador da final, regressou a Lisboa após 6 meses fora.

Voltando ao David dos Reis. O CDUL apenas foi buscar o David dos Reis, porque o seu 2ª linha estrangeiro, que representou o CDUL desde a 3ª ou 4ª jornada da fase regular se magoou e teve que ser operado. E esta lesão somada à lesão do Afonsini deixou esse setor da equipa bastante debilitado.

Anónimo disse...

Essa teoria é fantástica.

Já agora pergunto-lhe, e a fase final não conta?

É que ser Campeão Nacional numa fase regular quando algumas equipas tiveram que disputar jogos do CN sem 5 ou 6 jogadores, e no caso do CDUL , no jogo da fase regular no EUL, jogou sem 11 internacionais, vou repetir, sem 11 jogadores. Assim é fácil.

Anónimo disse...

À melhor de 3 a diferença entre as 2 equipas ainda seria maior.

Este ano o CDUL foi melhor e ponto final

Anónimo disse...

Tem toda a razão. Mas diga-me uma coisa.

João Júnior, Mussolo e Fialho estão no CDUL à 5 épocas.
Veltioven Tavares - à 3 ou 4 épocas
Frederico Vasconcelos - 2 épocas
Frederico Oliveira - 5 épocas
Carl - 3 épocas

Será que o CDUL nada contribuío para a sua formação? Vou dar apenas o exemplo do Nelo (Mussolo) foi no CDUL que se fez pilar.

Mas o Sr podia ter continuado a sua análise e poderia ter falado de mais jogadores

Francisco Amaral, Duarte Foro e Gil jogadores das escolas do CDUL e ainda sub21

Afonsini, Nuno Ribas, Melim, Coimbra, Machado, Tito, João Sacadura, Appleton, Marujo, Nuno Ferreira, Guga, Valério etc... todos jogadores das escolas do CDUL.

Chega?

Anónimo disse...

Sou o mesmo anónimo que lançou "o pánico" com o post das escolas do Cdul, agora assino: André Matos.

Como disse e repito nada tem de mal a constatação que do XV titular 7 jogadores não são da escola do Cdul, até porque todos os outros clubes são iguais em número. Basta ver os minutos jogados dos jogadores das outras equipes e faz-se um comparativo. Diria que quase todos os clubes têm nos seus 22 habituais jogadores cerca de 8/10 oriundos de outros clubes.

Apenas quis mostrar que não é pelas escolas que o Cdul foi campeão! O Cdul foi campeão porque treinou muito, treinou bem e jogou bem. O Cdul foi campeão porque acima de tudo teve muitos jogadores seus envolvidos nos trabalhos das selecções e isso fez com que evoluissem e muito.

Anónimo disse...

O que eu quis dizer é que há um precedente quando se vão buscar jogadores para vencer jogos. Está correcto mas evitem passar por "meninas ofendidas". Lesionou-se o 2ª linha e foram buscar o David Reis, o que quer dizer que não tinham substituto, ou foram-no buscar por ele ser quem é? Foram-no buscar para tentar ganhar e ganharam muito bem. PONTO FINAL. Deram cabo do nível de 2 ou 3 clubes por lá terem ido buscar atletas, com o intuito de lhes darem formação (boa piada) e portanto nada a dizer. Os regulamentos assim o permitem. PONTO FINAL.

Anónimo disse...

João Junior
Martim Hoffman
José Leal da Costa
Veltioven Tavares
Eduardo Acosta
António Duarte
Vasco Uva
Vaso Fragoso Mendes
Francisco P. Magalhães
Cardoso Pinto
Gonçalo Foro
Bernardo Silveira
José Lima
Manuel Murteira
Carl Murray


Aqui está o meu XV eleito.
Confesso que tive alguma dificuldade na 2ªLinha e no nº14 mas de resto parece-me tudo acertado.
Que acham?

p.s- bem sei que caberiam aqui jogadores como Jorge Segurado, Luis Sousa do GDD; João Lopes, Mitch Francis e João Mateus da AAC; João Lino, Penha e Costa do CDUL, Tomás Gonçalves e João Pratas da AGronomia, entre outros mas é apenas a minha opiniao

Anónimo disse...

Nunca ponhas o o melhor 10 do momento - Pedro Cabral - o melhor marcador do campeonato. E em relação à segunda linha, david dos reis mostrou que é um dos dois melhores segundas linhas!

miguel rodrigues disse...

Caro André,
Tudo o que afirmaste é verdade, mas também é óbvio que o CDUL tem tido boas escolas, com realçe para os U21 e são muitos os jogadores ex-U21 do ano passado, que foram titulares esta época nos seniores, o que é um sinal de que temos boas escolas a esse nível. Miguel Vilaça, Francisco Amaral, Duarte Foro, Duarte Gil, João Lino, David Araújo, Gustavo Moreira e Francisco Valério entre outros.
O facto de termos jogadores nas selecções é um pau de 2 bicos, às vezes são usados com o campeonato a decorrer e prejudicam a equipa com a sua ausência, outras vezes vêm esgotados, muitos treinos são feitas sem eles o que prejudica as rotinas da equipa e claro que também são uma máquina e fazem a diferença quando vêm bem.
Abraço

miguel rodrigues disse...

Penso que explicaram correctamente o porquê de terem ido buscar o David dos Reis, não vale a pena baixares o nível da discussão.
Se entendemos que tínhamos de ir buscar alguém, é normal que escolhêssemos o melhor que estivesse ao nosso alcance, não achas?
Quanto à tua afirmação de deram cabo de 2 ou 3 equipas, é muito forte. Claro que tentamos reforçar a equipa com bons jogadores, tal como fazem todos os clubes, assim como os bons jogadores que estão em equipas mais fracas procuram outros clubes para evoluirem e atingirem objectivos que estabeleceram. Ainda há a questão de jogadores que vêm estudar para Lisboa e por isso mudam de clube, se calhar recebemos mais e melhores porque o ambiente no CDUL é bom, tratamos bem as pessoas e estamos certos que lhes demos boa formação e que os ajudámos a serem melhores.
Abraço

Anónimo disse...

ja agora quem fez o passe para o ensaio do girao foi o penha e costa e nao o gonçalo foro...

Anónimo disse...

O melhor marcador do campeonato é o Gonçalo Marques do CDUP e nao p Pedro Cabral. So uma pequena correcçaõ

Anónimo disse...

Correcção, Veltioven Tavares e 3 linha nao 2!!

Anónimo disse...

1-João Junior
2-Martim Hoffman
3-José Leal da Costa
4-David dos Reis
5-Acosta
6-Veltioven Tavares
7-Vasco Uva
8-Tiago Girao
9-F.P.Magalhaes
10-Pedro Cabral
11-Goncalo Foro
12-Bernardo Silveira
13-Fred Oliveira
14-Penha e Costa
15-Carl Murray


16-Jorge Segurado
17-Joao Mussulo
18-Miguel Vilaca
19-Joao Lino
20-Joao Lopes
21-Kadosh
22-F.Serra
23-Ze Lima

Para mim este e um dos melhores XV!!
Abraco

Anónimo disse...

O CDUL é o justo vencedor, com os melhores jogadores que arranjou e que conseguiu. Há aqui uma questão que ainda não se falou e que vai começar a fazer toda a diferença. O Rugby está a deixar de ser amador e numa altura em que não há dinheiro todos os jogadores com um bocadinho mais de ambição, ou que queiram fazer do Rugby vida, vão ter que ir para fora, porque aqui morrem de fome. A mim parece me que vamos começar a piorar o nível, e os problemas na selecção vão aumentar, os melhores jogadores nacionais vão para fora para melhores campeonatos e logo serão chamados à selecção. Quem cá está a fazer sacrifícios para poder treinar e jogar fica de fora.E este o futuro do Nosso Rugby???
Fica a reflexão no ar.

Obrigado,

Anónimo disse...

Tiago Girão apenas fez os ultimos jgoos, assim como David dos Reis, Penha e Costa fez um bom campeonato mas não é ponta e Fred Oliveira é bom jogador mas não fez a diferença.

Anónimo disse...

O Penha e Costa pode jogar, e bem, a 10, 15, 11 e 14. E faz a diferença revejam o ultimo ensaio do CDUL contra Agronomia qd já estava a jogar a 15 pela saida do Carl. Na minha opinião tem sempte lugar no XV do ano.

Anónimo disse...

Era engraçado agora que acabou o campeonato fazer aqui umas votaçoes para ver quem acham ser o jogador do ano,jogador revelaçao,melhor treinador e tambem a equipa do ano. acho que seria uma boa iniciativa

Anónimo disse...

O nosso rugby vai piorar por alguns do nossos jogadores quererem fazer carreira profissional lá fora?

Por essa logica o rugby georgiano e a sua seleção estariam nas ruas da amargura...

E quem disse que os jogadores que jogam em Portugal deixam de ir à seleção? Se tiverem qualidade vão. Como vão alguns georgianos que jogam na Georgia.

Se os nossos melhores jogadores forem profissionais em campeonatos estrangeiros mais competitivos o nivel da seleção subirá como é obvio!

O nivel da divisão de honra poderá descer um pouco ( dependendo do numero de jogadores que emigrar) mas por outro lado as equipas poderão substituir esses mesmos jogadores por jovens da formação e assim tambem ajudar ao seu desenvolvimento.

O Rugby argentino durante anos exportou sempre os seus melhores jogadores para a Europa e não foi por isso que morreu, pelo contrario. A melhor equipa do 6 nações B (Georgia) tambem fez e continua a fazer isso e não me parece que se tenha arrependido...

Anónimo disse...

não se esqueçam que o capitão de Agronomia, Duarte Cardoso Pinto, levou a equipa às costas neste campeonato, tendo ganho um SP e a TP. Sem ele estes títulos seriam dificeis de conquistar, assim como a presença na final do campeonato.

Anónimo disse...

Deixem-se de facciosismos! O melhor nº10 ao longo da época foi o C. Pinto, conforme foi reconhecido por toda a critica.
Quanto a titulos, atenção que Agronomia ganhou 10 (dez) vezes mais que o Cdul nos ultimos 22 anos! Não se esqueçam das T. Portugal, Super Taça e até T. Ibérica que Agronomia ganhou, o Cdul ganhou 1 (um) titulo, que foi este campeonato. Portanto, não se façam esquecidos!

Manuel Cabral disse...

Vai sim - vamos apresentar a tabela da fase final e final, e depois, o conjunto de toda a competição.

Anónimo disse...

Sem dúvida que o Duarte foi mais regular que o Cabral.

Aliás, até acho que o Cabral foi dos piores em campo, sendo isso posto em evidência pela posição preponderante que tem, no jogo em casa contra a Agro, já na final four.

No entanto, o Cabral, bem ou mal, foi um dos melhores marcadores do campeonato, o melhor da fase final, marcou 19 pontos na final do campeonato, tendo marcado um bom ensaio, e iniciado, de forma soberba, a jogada para o segundo ensaio...

Se eu tivesse de escolher um dos dois, em qualquer dia, talvez preferisse o Duarte, para não ter de arriscar, mas sempre com a certeza que se o Cabral está em dia sim, é o melhor que por cá anda.

Sobre o último comentário... enfim, é de uma falta de humildade... ninguém falou de títulos ganhos por ninguém, ninguém tirou mérito à Agronomia, principalmente pelos últimos 10 anos, mas essa tentativa de comparação é absolutamente disparatada.

Anónimo disse...

Em resposta a este post aqui deixo as minhas votações:

Jogador do Ano - Gonçalo Foro(marcou muitos ensaios e fez bons jogos pela selecção e VII)
Jogador revelação - José Leal da Costa, Bernardo Silveira ou José Lima
Melhor treinador - Ricardo Sequeira (apesar de ter perdido o campeoanto, foi a todas as finais possiveis e ganhou 2 trofeus)

cumpts,
André Matos

Anónimo disse...

Agronomia vão manter-se por muitos anos no topo do Rugby nacional. Acho patetico esse complexo anti-agro. Quem é que no seu juízo perfeito acha que uma equipa que em três provas ganha duas e vai á final da terceira está em declínio ? Só um tonto.
Agronomia é o clube que há mais tempo está na divisao principal e a que nos últimos vinte anos disputou mais finais. Tem uma equipa muito jovem e um parque desportivo fantástico. Declínio ?
O Salvador vai para o Belém? É natural . Toda a gente sabe que ele é do Belenenses.
ORicardo Sequeira no Cdul? Já lá esteve e gostou.
No entanto em ambos os casos acho que ficarão na Agro

Anónimo disse...

FACTOS :
» ÉPOCA 11-12 : CDUL campeão nacional de seniores e S21 do CDUL bi campeões nacionais e campeões ibéricos
» CDUL - euqipa com mais CN´s ganhos ,com mais titulos ganhos, por larguissima margem

OPINIÃO :
» MAIOR POTENCIA ACTUAL, E EM TERMOS HISTORICOS, DO RUGBY NACIONAL : CDUL
» FUTURO MAIS PROMISSOR : CDUL

Anónimo disse...

Em todas as finais ganha sempre a melhor equipa, essa desculpa não pega.

Anónimo disse...

Por acaso é mesmo erro teu já

Anónimo disse...

As escolas de Agronomia estão em Èvora, veja-se o número de jogadores quem vem deste clube

Anónimo disse...

Coitadinho do Belenenses