16 de junho de 2012

BELENENSES DOMINA SEVENS, MONTEMOR VENCE TORNEIO

O Belenenses confirmou o seu favoritismo vencendo a segunda etapa do Circuito Nacional, derrotando a Académica na final por expressivos 55-24, enquanto para o terceiro lugar o CDUL venceu Agronomia por 33-14.

Os quatro primeiros lugares ficaram assim, nas mesmas mãos em que saíram de Cascais, apenas com a troca de posições entre o CDUL e a Académica, confirmando desta forma que os pretos são uma das melhores equipas portuguesas da variante, o que levanta mais uma vez a questão de saber porque nenhum atleta de Coimbra é convocado para os trabalhos da seleção nacional, sendo mesmo preteridos em favor de testes e experiências.


Levantamos hoje esta questão porque tivemos conhecimento que a equipa técnica não teria convocado Sérgio Franco sob o argumento que o mesmo se teria declarado indisponível para se juntar à equipa, em função da época de exames que se atravessa.

Acontece que também temos conhecimento que isto não corresponde à verdade, pelo que das duas uma - ou existe um mal entendido que exige clarificação, ou alguém está faltando à verdade, o que não queremos acreditar.

Será que os canais de comunicação entre o Estádio Nacional e o Universitário de Coimbra estão entupidos?? Se assim for, o melhor é chamar um canalizador...

Aliás, e para que conste, já publicámos por diversas vezes a nossa opinião sobre esta matéria, mas é sempre bom falarmos disso - as competições nacionais de sevens deveriam ser organizadas/coordenadas de forma a que os jogadores que representam Portugal saiam da observação daquelas competições e não de simples informações ou indicações...

Uma seleção nacional não pode ter como único objetivo a sua própria existência, tem que ser um motivo de estímulo, e um exemplo a seguir pelo rugby português no seu conjunto.

Para quem se prepara para invadir a caixa de comentários com o argumento que falamos, falamos e nada propomos de concreto, aconselhamos a que leiam o que se escreve nestas páginas desde 2009, antes de abordarem o assunto.

E para os que insistem em associar os nossos comentários a um qualquer antagonismo com Amado da Silva e sua Direção, apenas fazemos notar que em 2009 o atual presidente apenas era presidente de um clube, e dava a sua opinião sobre o rugby nacional através do seu Cantinho do Presidente.

O que dizemos e criticamos nada tem a ver com as pessoas, mas tão somente com aquilo que elas fazem, ou não fazem, independentemente dos eventuais laços de amizade que me possam ligar a este ou àquele, e sempre com o objetivo de beneficiar o desenvolvimento do rugby em Portugal.

O resto é treta!

Com esta segunda vitória o Belenenses está mais isolado no comando, seguido por CDUL e Académica na segunda posição, a oito pontos de distância, e mais 10 do quarto classificado, a Agronomia.

A terceira etapa da prova realiza-se no próximo fim de semana, na Tapada - Vamos ver se alguém consegue destronar os homens de Belém!

Veja o quadro completo dos resultados e o ranking da competição devidamente atualizado, e fique ainda com os resultados da 1ª Etapa do Torneio Nacional, gentileza do Rugby Clube de Oeiras, na ausência de qualquer informação no site da Federação...




Foto: António Simões dos Santos

60 comentários:

Anónimo disse...

Bom post. O exemplo do Sérgio Franco é um de muitos outros que podemos ter. Alguém percebe quais as motivações de algumas convocatórias da seleção como a de preparação de Glasgow e Londres?

Anónimo disse...

Nada a ver com 7s. Como é que é possível que na ficha do jogo de amanhã com o Uruguai o Tiago Girão venha como n.º 8 já não estando na Roménia. Já está em Portugal. Como é possível que os serviços da FPR cometam um erro tão grosseiro.

Anónimo disse...

O resto é treta , realmente ?
"Levantamos hoje esta questão porque tivemos conhecimento que a equipa técnica não teria convocado Sérgio Franco sob o argumento que o mesmo se teria declarado indisponível para se juntar à equipa, em função da época de exames que se atravessa"???
De quem são os argumentos seus ou do jogador , ou de outros , fica-se sem perceber ?
Penso que os seleccionadores não têm que justificar as suas opções , e falando do jogador em questão pelo que se sabe já lá andou e nada provou

Anónimo disse...

Quem é o Sérgio Franco deve ser algum Lomu que só os treinadores da selecção não vêem . quem são os outros ? deixem de falar por entre linhas , motivações da convocatória de preparação ?? não se percebe ? explique e o mão também visto apoiar esta linha de comentários .

Anónimo disse...

O descredito do " manager" e total, e internacionalmente reconhecido. Faca um favor ao Rugby nacional e DEMITA SE

Anónimo disse...

Vozes de mouros nao chegam ao ceu

Anónimo disse...

Estavam lá muitos e bons jovens. A começar no Belem e passando por Cdul, agronomia e académica.

Muitos deles poderiam treinar facilmente com a selecção.

Anónimo disse...

Perceber percebe-se basta ler os nomes, Mão de mestre?

Anónimo disse...

Uma questão muito importante: como é que a Lousã tem 4 pontos se deu falta de comparência nos dois torneios? Lá estamos nós passar por cima de regulamentos.
Penso que tanto ou mais importante do que a questão do porquê dos jogadores deste ou daquele clube não são convocados para a selecção nacional será se discutir porquê que todos os anos, em alguma situação, os regulamentso não se cumprem. É incrivel. Mais valia chamar-lhes "documentos orientadores", já em termos reais os regulamentos apenas servem para se ter uma ideia de como é que as coisas podem ser, pois afinal elas podem ser sempre de outra maneira.....

Anónimo disse...

É só um dos melhores marcadores de ensaios do campeonato, um dos jogadores mais rápidos do campeonato mas...n é o Lomu, nem tem padrinhos na equipa técnica nacional...n reunindo nenhuma destas duas últimas condições realmente n merece...

Anónimo disse...

estou certo que o jogador em questão se jogasse em Lisboa já teria dezenas de internacionalizações...

Anónimo disse...

Sem dúvida que o Belenenses foi um justo vencedor estando uns furos acima de qq adversário, tendo sido a final entre as duas melhores equipas do torneio.
O campeonato nacional de sevens é uma prova oficial da federação?Há alguma sanção prevista para equipas que abandonam o torneio a meio?
Penso que é uma vergonha para a modalidade e visto serem sempre os mesmos clubes a fazê-lo já estava na altura de serem tomadas medidas...

Anónimo disse...

O lousa evora e o cascais benfica foram 0-0???
Jmvg

Anónimo disse...

Os pontos a atribuir no Torneio Nacional de Sevens são os mesmos que no Circuito de Honra ?

Anónimo disse...

Que formato mais manhoso nos grupos da 2ª divisão.. Para além do Santarém ter equipado e jogado com mais de 12 jogadores!

Anónimo disse...

E agora, como irá a FPR resolver. David Mateus, jogador sob acção disciplinar, licença nº 11856, por ter tido cartão vermelho na etapa do nacional de sevens de cascais, deslocou-se a coimbra para a 2ª etapa. O jogador não jogou os jogos da fase de grupos porque os representantes da FPR, nolocal, advertiram os dirigentes dos azuis da situação em que o jogador se encontrava, conforme boletim informativo da FPR nº 42. O que é certo é que o referido jogador alinhou no jogo da final e da meia final. E alinhou unica e simplesmente porque os azuis receavam não vencer esta etapa se o David Mateus não jogasse. Realmente as 4 equipas principais apresentaram-se mais fortes e esse seria um risco evidente. Provavelmente o Belenenses venceria na mesma,sem o David, mas isso nunca iremos saber porque ele efectivamente jogou e marcou mesmo vários ensaios sendo um dos principais desiquilibradores no jogo da final.

Anónimo disse...

O Belenenses mostrou o que vale ter jogadores na preparação dos circuitos mundiais de sevens. A Académica, depois da meia final com o CDUL (aliás o 1º jogo com velocidade, intensidade e qualidade acima da média que se disputou em coimbra), ficou sem pilhas para aguentar um belenenses mais fresco e com atletas que mostraram possuir uma das características essenciais para se jogar sevens de competição - a condição física. Teria acontecido o mesmo com o cdul caso tivessem sido eles a passar à final. Muito bom o jogo da meia final entre os universitários de coimbra e lisboa. O Belenenses é realmente a melhor equipa de sevens de portugal e isso compreende-se pelo facto de na última década ter sido este o clube que tem beneficiado de mais jogadores nas seleções de sevens. Agora parece que estão virados para o cdul, vamos ver como será no futuro. agora que a Académica pelo que tem feito nos últimos anos nos sevens que se jogam em portugal,deveria ter alguns jogadores na selecção, parece inquestionável e só se compreende que assim não seja se existir uma política de poupança na FPR. É que para os jogadores de coimbra se deslocarem a lisboa para treinar pela FPR há que pagar deslocações. Será que é isto que está a acontecer??? responda que sabe?

Anónimo disse...

O Évora e o Benfica ganharam por falta de comparência

Anónimo disse...

O Cascais também foi outra equipa que abandonou o torneio a meio

Anónimo disse...

Quer dizer: se depois do primeiro jogo a equipa do Belenenses

Anónimo disse...

Boa acabar o comentário. Se depois do primeiro jogo do torneio de Sevens a equipa do Belenenses apanhar uma diarreia e não puder fazer os 4 restantes jogos é desclassificada? Quem aprovou este tipo de regulamento devia estar com diarreia mental. Obrigar as equipas a participar dá nisto.

Senhor Sir disse...

Isso é completamente uma absoluta mentira.
Cumprimentos

Diogo Stilwell ( RCS)

Anónimo disse...

Alguem me sabe explicar porque é que os grupos foram iguais na 1ª e 2ª jornadas ? nao era suposto em cada jornada os grupos serem composto de acordo com a classificação da jornada anterior ? É que assim parace que é um mini torneio sempre com as mesmas equipas ..... por outro lado, o descredito e falta de respeito continua, as equipas estao no torneio e de repente vao-se embora nao jogando alguns dos jogos sem que a F.P.R. algo faça para mudar isto .... assim vale a pena as equipas irem a Arcos ? Não me parece pelos critérios que a F.P.R. está a permitir. Hà clubes com dificuldades financeiras no fim de epoca já para nao falar de dificuldades em formar equipa e o que se ve é uma enorme impunidade. Ir a Arcos para que assim ?

Anónimo disse...

Quando o nível das equipas é o que é , o Belém sem alguns dos seus melhores jogadores domina como domina só mostra o nível do resto , mau , muito mau , e falar-se de nomes ? é ridículo , se CDUL , GDD, Agronomia , Belém com os seus melhores jogadores a conversa seria outra , agora temos um circuito não de segunda , mas de quinta categoria , força Académica porque são bons é assim , no passado nem cheiravam .

Pimentas disse...

este comentário do anónimo não corresponde a verdade. o Santarem equipou com 12 jogadores.
faz muita confusão o Santarém singrar no rugby nacional.~

Ass: Sebastião Pimentel

Anónimo disse...

Uma equipa que compareça Np torneio e por hipótese tiver 7 lesionados no primeiro jogo é eliminada dessa jornada e sofre as consequências duma falta de comparência ? A ânsia de se fazerem regulamentos a pensar nos seus próprios clubes leva a situações caricatas. Uma equipa ter uma falta de comparência em Sevens e descer de escalão nos XV só não é de gargalhada por respeito ao Rugby. Seria importante saber quem (clubes) aprovou este regulamento e qual o objectivo

Anónimo disse...

O Braga não era do Torneio da 2nd Divisão / Emergentes ?

O Belas não pertence também a este Torneio ? Parece que está sempre tudo a mudar.

Anónimo disse...

Este discurso de defesa que os membros dos clubes tem andado a utilizar começa a enjoar, respondem a qualquer tipo de acusação ou dúvida posta por alguém de duas maneiras distintas.

Primeiro a "mania da perseguição" que é o método utilizado aqui, que dá ideia que tudo está virado para eles e que o rugby nacional não os quer ver a ter bons resultados.

Segundo é o irritante "DEIXEM-NOS EM PAZ! Fartamo-nos de trabalhar!"

Meus senhores, se fazem parte de uma modalidade têm de lidar com os vossos pares e com o público em geral, é preferível não dizerem nada a parecerem crianças com birra.

Isto é só a minha opinião e não se dirige a nuinguém em particular, calhou ser agora este comentário que despoletou o meu desabafo.

Um bem haja a todos.

Anónimo disse...

Alguém sabe se existem fotos do Torneio Nacional na Agrária ?

Obrigado

Luis S.

Anónimo disse...

E os do Porto e o do Crav que vão aos trabalhos da selecção? Ainda é mais longe, logo mais dinheiro de deslocação logo não é por isso que os pretos não vão a Lisboa. Porque será então???

Anónimo disse...

O Cascais não jogou o último jogo porque só levou 8 jogadores para o torneio e dois deles lesionaram-se, logo não tinha 7 jogadores para jogar.

A Lousã tinha um jogo contra o XV do Presidente na Lousã e teve de abandonar o torneio mais cedo para ir jogar.

Anónimo disse...

Se há jogadores do CRAV e so Porto nas seleções e não há da Académica deve ser porque os da Académica não valem mesmo nadinha e não é para popar uns trocos à FPR que não são chamados. Estranha-se pois têm tido resultados interessantes nos sevens e no XV. Têm o melhor marcador de ensaios do campeonato, venceram todos os seus adversários na época que passou e classificaram-se em 4º lugar com os mesmos pontos do direito.

Anónimo disse...

O cascais poderia ter jogado com 6 e até com 5 jogadores. Infelizmente o espírito com que os jogadores e dirigentes do cascais encaram o rugby hije em dia não é o das suas equipas que venceram 5 campeonatos nacionais consecutivos. As faltas de comparência desta época atestam-no.

Anónimo disse...

Das coisas mais engraçadas que já vi, foi o seleccionador nacional de sevens no torneio de cascais entregar o prémio de melhor jogador do torneio a um jogador que nem sequer é convocado para os treinos da selecção, estando presente nesse mesmo torneio jogadores que habitualmente entegram os trabalhos da selecção. Acho ridículo, mas ao mesmo tempo engracado.

Fernando

Anónimo disse...

Só falta dizer que foi o Presidente da Federaçao que aprovou o Regulamento dos Sevens. Porque é que não jogaram Benfica Cascais. Alguém sabe?

Anónimo disse...

Estamos a falar do Sérgio Franco, estudante da Univ.Combra, que se mostrou indisponivel para a Selecção Nacional Universitária?

Anónimo disse...

O Francisco Serra, foi convocado, para ir à Roménia, contudo mostrou indisponibilidade, pela mesma razão do Sérgio Franco. Não falem do que não sabem...

Anónimo disse...

Já que sabes muito explica lá o navalhinhas, o asa do cascais q nem sei o nome...podes começar só por estes dois...

Anónimo disse...

Respeito ao Rugby??? ahhhhahhhh. O Rugby em Portugal se continuar por este caminho tem os dias contados. Somos o unico país no mundo que tem um desporto com 10 meses de competições, isto não acontece nem ao mais alto nivel competitivo.
Em termos finaceiros os clubes precisam de alguns meses para respirar e repor energias para a nova época o que não está a acontecer, logo os efeitos desse esforço terão consequencias na época seguinte.Estamos a falar claro de todos os clubes que não têm jogadores remunerados. Todos os atletas que estão em trabalhos de seleção recebem pelo menos 800 euros da federação, na minha perspectiva são jogadores profissionais emprestados aos clubes Quais???
Os que votaram neste regulamento, porque assim recebem o mês de junho também.
Gostava de saber a listagem de jogadores que são remunerados e valores... alguem tem esta informação???
Pelo menos vou rindo,ahhhahhh, para não fazerem de mim parvo... que é o que estes senhores que na sua maioria nunca jogou rugby, nem conhece um bálniario...

Anónimo disse...

se esse fôr o melhor marcador de ensaios do campeonato acho q é o mesmo...já que falas na universitária como vão os cursos do pipoca e do joe?espero q já estejam formados...

Anónimo disse...

O Cascais desistiu

Anónimo disse...

O Sérgio Franco aparece na ultima convocatória de unversitarios. Há 4 chamadas da académica, 4 cdul, 3 belem, 4 agro, 2 dreito, 1 Fct e 1 Setubl.

Anónimo disse...

Nos sevens os castigos não são por dias/semanas mas sim por nº de jogos, pelo que sei o David Mateus teve dois jogos de suspensão... por isso já podia jogar a meia final e a final (pelo menos foi o que me contaram)

Anónimo disse...

Pelo menos foi ver os jogos?

Manuel Cabral disse...

Apenas para esclarecimento - a seleção universitária depende da FADU e não da FPR.
A FADU é a Federação Académica do Desporto Universitário, absolutamente independente em relação à Federação Portuguesa de Rugby, com os seus técnicos e dirigentes próprios.

Anónimo disse...

Já agora onde viu o castigo?

Anónimo disse...

Manuel muito obrigado por esclarecer...há quem só veja o q lhe convém...

Anónimo disse...

É uma violência 4 torneios seguidos e ainda por cima Junho. Deixar o S. João no Porto para estar um dia inteiro a estorricar àbvolta dum relvado não sei se estou para aí virado.

Anónimo disse...

Ha fotos da vossa equipa a aquecer que comprovam que participaram na prova com 14 atletas.

Manuel Cabral disse...

Acho que continuar com este assunto não leva a nada - se existem reclamações elas que sejam entregues na FPR devidamente comprovadas.
No que respeita ao Mão de Mestre, o assunto foi abordado, o clube através de pessoa conhecida desmentiu, não podemos andar aqui o dia todo no diz e desdiz que nada acrescenta ao nosso conhecimento.

Anónimo disse...

E fotos do Torneio em geral não há ?

Luis S

Anónimo disse...

Caro ^Sr Cabral, desculpe que lhe diga mas parece-me alguma demagocia da sua parte falar no grande potencial da Académica como equipa de 7s quando se eles tirarem os 3 ou 4 estrangeiros resta-lhes o sérgio Franco e pouco mais, não estou a tirar o mérito estou só a constatar um facto. Gosto muito de ver o Sérgio Franco a atacar, muito rápido acelwera bem nos espaços mas a defender é um desastre. O que me custa mesmo é a FPR obrigar os clubes a jogarem 7s mas não mandar os treinadores observarem os torneios, em Coimbra não havia nenhum reinador em Cascais cehagram perto do fim e estarem lá ou não irir dar no mesmo.

Manuel Cabral disse...

Se calhar é verdade, sem os estrangeiros pouco mais lhes restará...e a seguir, tiramos os que nasceram nos arredores de Coimbra ou os que tem barba ou os que são louros?
É que eu pensava que isto era um torneio de clubes, mas parece que segundo a sua ideia deveria haver outros critérios na escolha dos jogadores...

Anónimo disse...

Pelo que leio o Sérgio Franco seria a salvação da selecção de Sevens. Quem diz isto só pode ser o próprio ou alguém a a gozar. Já participou nalguns torneios e não lhe vi qualidade suficiente a defender para poder integrar o actual lote dos melhores 25 em Sevens.

Anónimo disse...

O Cascais só não fez o último jogo por ter muitas avisou a organização do Torneio, os árbitros e a mesa. Saiu mais cedo sim mas avisou e justificou o porquê. Não misturem...

Anónimo disse...

A defesa tem sido um dos fortes da selecção...no XV e no VII...em Lisboa é que se defende, em Lisboa é q se joga...se multiplicares 7 por o número de equipas q há em Lisboa vais ver q nem nos 50 melhores...

Anónimo disse...

Se tirarmos ao XV ou ao VII de Portugal os estrangeiros tb n sobram muitos...

Anónimo disse...

Tal como a lousã

Anónimo disse...

acho que as equipas que não têm condições para participar nestes torneios não deviam ser obrigadas a tal

Paulo Fontes disse...

https://picasaweb.google.com/117529214785730206415/SenioresAgraria_IVAgrariosSevenS_ESAC_16062012_VR