1 de maio de 2025

RUGBY WORLD ANUNCIA NOVO SISTEMA COMPETITIVO MUNDIAL PARA 7'S

Com início em 2026, o sistema competitivo mundial de sevens passará a ter o seu ponto mais elevado anualmente, na realização do Campeonato do Mundo de Sevens em três etapas.

O novo sistema será aplicado de forma idêntica no rugby masculino e no rugby feminino.

Então como as equipas vão chegar ao Campeonato do Mundo?

Contrariamente ao que sucedia até agora, as equipas não serão mais apuradas directamente a partir de qualificativos regionais.

Mas os qualificativos regionais continuarão a existir, e oito equipas destes qualificativos serão apuradas para um torneio anual, que se passa a denominar a Divisão 3 dos sevens mundiais.

Pela primeira vez na história do rugby em geral, os sevens serão globalmente divididos em três divisões, que estarão separadas da seguinte forma:

1ª divisão
Composta por oito equipas que disputarão seis torneios ao longo da época – o novo Circuito Mundial de Sevens - estando todas elas automaticamente apuradas para o Campeonato do Mundo Anual.
2ª divisão
Composta por seis equipas que disputarão três torneios ao longo da época, no final dos quais as quatro melhores qualificadas serão apuradas para o Campeonato do Mundo Anual.
3ª divisão
Composta por oito equipas apuradas nos torneios regionais, e que apura as duas melhores equipas para a 2ª divisão.
Finalmente, o Campeonato do Mundo Anual, irá reunir as oito equipas da 1ª divisão mais as quatro melhores equipas da 2ª divisão, e será disputado em três etapas.


Para 2026 a distribuição das equipas será feita da seguinte forma:

1ª divisão
As oito equipas que estarão em Los Angeles disputando o último torneio das HSBC Sevens Series;

2ª divisão
As quatro equipas apuradas em Los Angeles através da última etapa do Challenger Sevens (Onde participa a equipa de Portugal), mais duas equipas a apurar da 3ª divisão;

3ª divisão
Oito equipas a apurar através dos torneios regionais a realizar em 2025-26.

Para as épocas subsequentes a Rugby World ainda não esclareceu como será composta a 1ª divisão, mas muito provavelmente as oito equipas que a constituirão serão as oito melhores do Campeonato do Mundo do ano anterior, ou, em alternativa, pelo acesso directo das duas melhores (ou apenas pela melhor) da 2ª divisão, por troca com igual número de equipas da 1ª divisão, assim rebaixadas.

Sem comentários: