21 de março de 2014

CARLOS NOBRE DEIXA VAZIO NO RUGBY NACIONAL

Carlos Alberto Nobre Ferreira foi mais do que um jogador, um treinador ou um dirigente de rugby, quer no seu clube de sempre e do coração - o Sport Lisboa e Benfica - quer ao serviço da selecção nacional que representou pela primeira vez aos 25 anos, em Maio de 1965, contra a Espanha, servindo as duas camisolas com o mesmo empenho e energia.

Carlos Nobre era o rugby do Benfica, e era um Homem que fez amigos em todos os sítios por onde passou, entre companheiros de equipa e entre adversários.


Duro como poucos dentro de campo, quando a jogo acabava, Carlos Nobre era um Amigo e um aliado.

Nasceu em 29 de Fevereiro de 1940 - talvez por isso a idade tenha levado tempo a fazer-se sentir - e encantou-se com o rugby quando tinha 14 anos, e para começar a jogar, aos 17, foi necessário uma autorização especial do Ministro da Educação - na altura apenas havia equipas seniores...

Mas essa dificuldade foi ultrapassada e Carlos Nobre foi um dos dois primeiros a vestir a camisola das quinas por 10 vezes (a par de Manuel da Ponte) e foi o primeiro a chegar às 20 internacionalizações, completando 21 quando defrontou a Polónia em Coimbra, em Maio de 1973.


No seu Benfica, Carlos Nobre venceu cinco campeonatos nacionais e sete Taças de Portugal, até 1976, como jogador, a que somou a vitória na Taça Ibérica em 1971, e como treinador, além de uma passagem pela selecção nacional de juniores, Carlos Nobre conquistou para o seu clube dois campeonatos nacionais e três Taças de Portugal.

A par de tudo isto o Tio Nobre foi o treinador da primeira equipa feminina do Benfica, Presidente da secção de rugby do clube da águia e ainda conseguiu arranjar tempo para ser vice-presidente da FPR entre 1992 e 1997.

Conheci o Carlos Nobre dentro de campo, como meu adversário directo, e tive com ele duelos de que guardo grandes memórias.

Depois conheci-o como Homem e ficámos amigos, e em 1990 convidei-o, como chairman dos Barbarians Portugueses, para treinar a equipa do clube, no seu jogo de estreia a 7 de Outubro, com o CDUL, no Estádio Universitário de Lisboa, onde se disputou o Troféu Vasco Pinto de Magalhães.

O Carlos tinha uma casa de férias na Costa da Caparica, e um dia - para tratar de um assunto qualquer do rugby - convidou-me para ir a sua casa conversar com ele, e que "comíamos lá qualquer coisa"...

Lá fui, e vejam bem a minha cara quando apresenta uma tremenda cabeça de pescada, só para nós dois!

Conversámos, é verdade, mas tratar, só tratámos daquela cabeça magnífica!

Carlos Nobre era Sócio de Mérito e Águia de Prata do Sport Lisboa e Benfica, desde 1986, e em 2012 recebeu a Medalha de Serviços Distintos da Federação Portuguesa de Rugby.

O Carlos partiu, aos 74 anos, e o Mão de Mestre apresenta a toda a família, em especial e com todo o carinho à sua companheira de vida, Zilda e sua filha Sofia, as mais sentidas condolências.



PORTUGAL - ITÁLIA, Coimbra, 1973 (9-6)
Foto de Abertura: Benfica Rugby/Facebook

1 comentário:

Anónimo disse...

Notícia muito triste! Era um Homem do rugby por quem eu tinha um profundo respeito! Sempre cordato e ponderado! Os meus sentidos pêsames à família.
Miguel Jácome