25 de junho de 2013

MUNDIAL DE SEVENS 2013 - GRUPO A

AUSTRÁLIA, ESPANHA, FRANÇA, TUNÍSIA - O Grupo A da Fase de apuramento inclui duas velhas conhecidas de Portugal, a Espanha e a França, mas a principal candidata ao apuramento como vencedora do grupo é a Austrália, equipa que os portugueses já venceram por três vezes, mas com quem perderam em 16 ocasiões...

Os Wallabies, finalistas vencidos dos Mundiais de Sevens de 1993 e de 2001, ocupam a oitava posição do ranking da IRB, mas terminaram as Series Mundiais em grande com uma presença na final do Londres 7's.

Michael O'Connor é o treinador da equipa e escolheu para capitanear o sete, Ed Jenkins, que já defendeu as cores da Austrália em 27 torneios de sevens, incluindo o Mundial de 2009, os Jogos da Commonwealth de 2010 e as vitórias dos torneios de Londres em 2010 e Tóquio 2012.

Com três jogadores do Super Rugby na equipa - Bernard Foley e Matt Lucas dos Waratahs, e Luke Morahan, do Queensland, talvez esta não seja uma equipa candidata ao título, mas é seguramente uma candidata a disputar a Melrose Cup.

A equipa da Austrália: Cam Clark, Tom Cusack, Bernard Foley, Con Foley, Matt Lucas, Lewis Holland, Ed Jenkins (cap), Sean McMahon, Luke Morahan, Jesse Parahi, James Stannard e Shannon Walker.

Mas a França não vai ao Mundial para fazer figura de corpo presente, podendo muito bem pregar uma partida aos australianos, o que vai obrigar as duas equipas a tentarem os melhores resultados, para, em caso de necessidade, poderem disputar um dos dois melhores segundos lugares da fase de apuramento.

O treinador francês Frederic Pomarel tem às suas ordens uma equipa composta de 11 jogadores contratados pela Federação Francesa a tempo inteiro, e apenas Jean-Marcelin Buttin, do Clermont, não faz parte dos quadros da FFR, numa demonstração clara do interesse francês no jogo reduzido.

Em campo Terry Bouhraoua e Paul Albaladejo dirigem as operações, e pelo que se foi vendo durante toda a época, a equipa teve uma sensível melhoria que pode indicar que toda a preparação foi feita com os olhos postos em Moscovo.

Recorde-se que em Lyon, na 1ª etapa do GPS deste ano, os franceses venceram seis dos sete jogos realizados (incluindo uns 35-7 sobre Portugal), perdendo apenas para a vencedora do torneio, a Inglaterra, nas meias finais, e a única alteração na equipa de Lyon para Moscovo, foi a saída do velocista Renaud Delmas, e a entrada do já referido Buttin.

A equipa de França:  Vincent Deniau, Manoël Dall'igna, Jean-Baptiste Mazoue, Terry Bouhraoua, Paul Albaladejo, Julien Jane, Jean-Marcellin Buttin, Jonathan Laugel,  Steeve Barry, Julien Candelon, Jean-Baptiste Gobelet e Vincent Inigo.

Para os espanhóis e tunisinos ficará com certeza a luta por um lugar na Plate, o que não será fácil, dada a citada necessidade de franceses e australianos marcarem pontos nos primeiros jogos.

A propósito, não podemos esquecer que Portugal não se qualificou para o mundial de 1993, o primeiro, porque perdeu nos quartos de final com a Espanha, (10-6), com um ensaio sofrido mesmo na última jogada da partida, em resposta a uma bola chutada para fora, que não saiu...

Veja o quadro das classificações obtidas nos anteriores mundiais de Sevens e o Frente a Frente com Portugal:



Fotos: IRB e FIRA/M.Galaor

3 comentários:

Great_Duke disse...

O Renaud Delmas lesionou-se (mais uma vez) e foi substituído pelo Buttin (que fez a formação aqui perto no RC Metz, como o seu colega do Clermont Morgan Parra).

Já agora o Julien Jane é jogador do Racing metro e não da FFR. O 12º jogador contratado pela FFR é o Baptiste Douillard (que jogou em Londres) mas ainda é um miúdo e o treinador não quer arriscar...

Manuel Cabral disse...

Great_Duke, bom dia!
Acredito que tenhas razão, mas a informação oficial da IRB é mesmo essa:
"Eleven of the 12 French players are full-time Sevens athletes contracted to the union..."
http://www.rwcsevens.com/men/news/newsid=2067055.html#france+name+strong+world+cup+squad+moscow
Abraço

Great_Duke disse...

Olá Manel,

Tenho mesmo razão e o IRB não:
:-)

http://www.ffr.fr/index.php/ffr/historique/2013/france_7_coupe_du_monde

http://www.racing-metro92.com/Julien_JANE-54-44.html

E em relação ao Baptiste:

http://www.ffr.fr/index.php/ffr/equipes_de_france/france_7