14 de junho de 2013

INGLATERRA MASSACRA NO MUNDIAL SUB-20 E CONSEGUE APURAMENTO

Uma vitória por números pouco usuais da Inglaterra sobre os Estados Unidos, levou os ingleses ao melhor segundo lugar da competição e ao correspondente apuramento para as meias finais principais - os 109-0 com que a Inglaterra derrotou os E.U.A. foi o resultado mais desequilibrado da história da prova.
Desde 2008 apenas por três vezes se ultrapassou a marca dos 100 pontos - em 2008 a África do Sul derrotou os E.U.A. por 108-18 e em 2011 a África do Sul venceu as Fiji por 104-17.


Com a vitória da Nova Zelândia sobre a Irlanda por 31-26, do País de Gales sobre a Argentina e da África do Sul sobre a França por 26-19, ficaram encontrados os três primeiros dos grupos, cuja presença nas meias finais não constitui propriamente uma novidade - na verdade nas seis edições da prova a Nova Zelândia esteve sempre neste grupo, a África do Sul apenas falhou em 2011 e a Inglaterra em 2012, e os All Blacks chegaram a todas as finais, não tendo vencido apenas no ano passado, quando caíram às mãos dos sul-africanos.

Nas restantes edições os neozelandeses venceram a Inglaterra por três vezes e a Austrália na outra.

O País de Gales chega a esta fase da competição igualando a Austrália (ausente este ano) com três presenças, e além destas equipas apenas a França em 2011 e a Argentina em 2012 conseguiram a qualificação.

Ou seja, temos nas meias finais aquelas que são as quatro melhores equipas nos seis anos da prova, e se juntarmos a estas equipas a Austrália, a Argentina e a França - todos com presenças nas meias finais - apenas a Irlanda parece com estofo para se aproximar dos melhores.

Aliás destas quatro equipas apenas a Irlanda teve destaque na edição deste ano.

As restantes equipas parecem estar ainda muito distantes do andamento das oito primeiras, e formam com a Itália e eventualmente com o Canadá, o Japão e Tonga, o conjunto de oito seleções de onde vai continuar a sair durante algum tempo o grupo das quatro que conseguirão entrar no Championship.

Quanto às restantes equipas, fora destas 16, ainda terão muito caminho a percorrer até terem estofo para estas andanças - incluindo-se aqui os nossos Lobitos, que tão bem estiveram na sua estreia no Trophy.



Agora nas meias finais, que terão lugar no dia 18, terça-feira, as equipas ficaram assim distribuídas:


Fotos: IRB/Steven Lebreton e IRB/Cristelle Glemet

Sem comentários: