24 de junho de 2013

COMO É A PROVA E QUEM SÃO AS 24 DO MUNDIAL DE SEVENS 2013

O Mundial de Sevens começou a ser disputado em 1993, e desde a primeira edição são 24 as equipas que nele participam.

No entanto, e sem pretender ser exaustivo - quem quiser pode consultar o nosso hot site sobre a RWC 7's - lembramos que no ano inicial as 24 equipas foram divididas em quatro grupos de seis, o que foi alterado na segunda edição para oito grupos de três, voltando à primeira forma em 2001 e 2005, para em 2009 se estabelecer em seis grupos de quatro - o mesmo esquema adotado este ano.

A partir daqui, e agora sempre em jogos eliminatórios, as equipas dividem-se em três grupos que disputam a Cup, a Plate e a Bowl - a única alteração de 2009 para 2013 consiste na realização do jogo de apuramento do 3º lugar que em 2009 não foi disputado.

Para a edição de 2013 - a sexta - realizaram-se seis Torneios de Qualificação, um em cada região a saber, que apuraram 15 equipas, que se juntaram às nove pré-qualificadas:

Para mais detalhes consultar http://www.mundialsevens.maodemestre.com/

Depois, as 24 equipas foram divididas em seis grupos de quatro de acordo com o quadro seguinte:

Na fase seguinte da competição, as equipas são agrupadas em três grupos, cada um disputando um troféu diferente.

As oito melhores - as seis vencedoras dos grupos, mais as duas melhores segundas classificadas - avançam para a disputa do título de campeão do Mundo, e a inscrição do seu nome na denominada Melrose Cup, o tão cobiçado troféu da variante, a Taça.


O segundo grupo de oito equipas - as restantes quatro segundas classificadas da fase de apuramento, mais as quatro melhores terceiras - vão disputar o segundo troféu em jogo, a Plate, representado por um Prato, como podem ver nas mãos da equipa da Escócia, vencedora em 2009.


Finalmente o terceiro grupo reúne as restantes equipas participantes na prova, na luta pela Bowl, representada por uma Terrina, e na foto a seguir podem ver um exemplo, no caso a equipa da Espanha, vencedora da Bowl no torneio da Austrália em 2012, inserido nas Sevens World Series, com o respetivo troféu nas mãos.


Ou seja, as designações Cup, Plate e Bowl não devem ser traduzidas por Taça de Ouro, Taça de Prata e Taça de Bronze, simplesmente porque apenas a primeira é uma taça, podendo essas designações ser substituídas antes por Troféus de Prata e de Bronze, sempre que haja necessidade de uma adaptação.

Amanhã veja a análise que o Mão de Mestre faz das equipas dos grupos A, B e C, com recurso ao histórico de cada equipa na competição e sua atual posição no ranking da IRB, bem como aos frente a frente com a nossa seleção.


Sem comentários: