1 de junho de 2013

HOJE É DIA DE LOBITOS!

Espírito de equipa, sacrifício e capacidade de aproveitar as oportunidades, levaram a equipa Sub-20 de Portugal a uma excelente vitória sobre a Namíbia por 26-17 no segundo jogo da sua participação no Junior World Rugby Trophy.

A sorte esteve com a nossa equipa, que, ainda os espectadores não se tinham sentado, já vencia com um ensaio de João Afonso na primeira bola do jogo!

Mas a sorte não aparece por acaso, há que saber aproveitar as oportunidades para que não se transformem em má sorte.

E foi isso que os Lobitos fizeram de novo, quando ainda não estavam corridos dois minutos de jogo, voltando a marcar!

Com o registo em 10-0, a despesa do jogo passou para as mãos da Namíbia que teve que correr atrás do resultado, o que fez durante quase todo o resto da primeira parte, mas Portugal esteve quase sempre bem, e apenas falhou aos 28 minutos, aproveitando os africanos para reduzir para 10-7.

Duarte Marques ainda teve oportunidade de aumentar a vantagem para 13-7, resultado com que se atingiu o intervalo, logo após Bruno Medeiros ter sido castigado com um amarelo...

Na segunda parte a Namíbia volta a entrar com toda a força, Portugal pareceu ter adormecido um pouco, e permitiu o segundo ensaio dos africanos, que não foi transformado, reduzindo para 13-12.

E chegou-se ao momento critico da partida, com um ponto apenas a separar as duas equipas.

Mas foi aí que o melhor dos portugueses veio à tona, e reagindo muito bem à pressão namibiana desenvolveram sucessivos movimentos de ataque que acabaram por proporcionar o terceiro ensaio, por intermédio de Duarte Marques, que também converteu.
20-12 no marcador, e Portugal de novo fora do alcance imediato da Namíbia.

É justo aqui referir o domínio português nas formações ordenadas, que, aliás, deu origem a este último ensaio, e que obrigou o adversário a jogar a recuar, mesmo quando na posse da bola...

Aproveitando bem este período de domínio, Portugal conseguiu mais três pontos - de novo Duarte Marques - antes de mais um esforço da Namíbia ter conduzido ao seu terceiro ensaio e à redução para 23-17.

Chegámos assim aos últimos 10 minutos da partida - o relógio parecia não andar! - mas foi Portugal quem dominou neste período, não se desorientou, manteve a calma e a presença em campo, conseguindo ainda mais uma penalidade transformada e um resultado final de 26-17.

Excelente vitória dos Lobitos, que aprenderam a lição da derrota frente ao Chile, e sabem agora que para vencer a este nível, é preciso trabalhar muito, respeitar o plano de jogo e sofrer, sofrer, sofrer...

Está também de parabéns a equipa técnica, que soube recuperar o espírito abalado da equipa, e transformar os erros cometidos em forças, e apresentar uma equipa que deixou todos nós - e aos próprios intervenientes também! - com um sorriso a bailar nos lábios!

Portugal volta a jogar no dia 5, quarta-feira, frente à Itália, para disputar a última partida no dia 9 de Junho.


11 comentários:

Anónimo disse...

Sem mácula!! uma boa vitória, poderia ser a diferença ainda maior, fomos até penalizados pelo árbitro (já o tinhamos sido com o Chile) mas temos equipa, grandes disciplina, grande concentração, sem vedetas, mas grandes jogadores.

Anónimo disse...

Uma grande vitória, uma excelente atitude defensiva, com grande entrega de todos os jogadores.

Podiam ter morto o jogo bem mais cedo mas várias más opções atacantes nos 5 metros adversários fizerem com que sofressem o jogo todo e nos fizessem sofrer até ao fim!

Creio que o 9 e o 10 foram os mais inseguros, com más opções e bolas a não sair quando era necessário. Mas pronto, ganhou-se...

Não posso concordar com o comentário anterior relativamente ao árbitro, que me pareceu perfeitamente imparcial, errando pouco e para os dois lados.

Anónimo disse...

o terceiro ensaio foi novamente por intermedio de joao afonso! parabens lobitos!

Tomás Jonet disse...

Era o que também ia dizer! O 1º e 3º ensaios foram do João Afonso e o 2º do Bernardo Seara Cardoso, acho eu. Grande jogo de Portugal! Vamos surpreender a Itália!

Anónimo disse...

Grande 1º linha desta selecção que já com o Chile tinham dado tudo em campo e hoje voltaram a ser os pilares desta selecção
Parabéns a todos vamos continuar com esta força.

Anónimo disse...

Grande jogo e uma palavra especial para os avançados que fizeram um jogo extraordinário de entrega total.

Anónimo disse...

A força oito ao seu melhor. Foi pena aquela derrota com o chile que me parece mais fraco que a namíbia.
O ponto de bonus que hoje podiamos e deviamos ter feito vai - nos fazer falta.
Vamos para cima dos italianos.

Anónimo disse...

É bom que nos lembremos que Portugal nunca esteve presente num Campeonato a este nível. Estar lá já foi uma vitoria. Não façam como nos sevens onde continuamos onde nunca tinhamos estado ( da outra vez foi por convite, não por direito ) e não esperem que sejam campeoes.
Mas acredito que frente à Itália podemos ganhar. Foi pena commo Chile. Forç malta, acreditemW

Manuel Cabral disse...

Tomás Jonet, estás certo quanto aos marcadores. O João Afonso marcou o 1º e o 3º e o Bernardo Seara Cardoso o 2º.
O Duarte Marques marcou 1 transformação e 3 penalidades.
Abraço

Anónimo disse...

A exibição foi muito conseguida, só é pena que caso perdessem (e podia ter acontecido quando esteve naquela fase dos 13-12), tinhamos uma série de comentários a dizer mal da equipa e da ... federação.Ou que fazem falta o jogador A ou B. Isso não pode voltar acontecer. As exibições conseguidas, são-no independentemente dos resultados. Esta equipa tem provado ano, após ano, que merce a nossa maxima confiança, obtendo ou não o resultados vitoriosos que sempre esperamos. Isto já perspetivando que nao é facil vencer a Italia, não é liquido que não possamos ficar no ultimo lugar. Independente de tudo isso esta selecção é do melhor que temos no país....

Anónimo disse...

esses tais jogadores continuam a fazer falta na mesma !