25 de junho de 2013

MUNDIAL DE SEVENS 2013 - GRUPO C

SAMOA, QUÉNIA, ZIMBABWÉ, FILIPINAS - Samoa é um dos clássicos do rugby de sete, e vai discutir com o Quénia o apuramento para a fase final da prova, em pé de igualdade, não apenas por estarem em posições seguidas no ranking IRB, mas também porque caíram em 2009 como semifinalistas vencidas no Mundial.

Apesar da grande vantagem dos samoanos sobre os portugueses (catorze vitórias em 18 jogos), a verdade é que Portugal se impôs na última vez em que as equipas se encontraram, em Hong Kong em Março deste ano, por 14-10, no mesmo torneio em que defrontámos, e perdemos (12-15) frente ao Quénia...

Mike Friday, o treinador do Quénia, confrontou-se com uma inesperada baixa de última hora, quando Dennis Ombachi se lesionou num joelho, na fase final de preparação da equipa para o Mundial, e teve que substituir ainda Oscar Ayodi, Davis Chenge, Robert Aringo e Philip Wamae.
No entanto Friday vai dispor de um excelente lote de jogadores cuja maioria participou com brilho nas Séries Mundiais deste ano, que teve como ponto alto a presença na final do Wellington Sevens, que perdeu perante a Inglaterra.

Entre os escolhidos está William Ambaka, um dos jogadores indicados para a escolha do Jogador de Sevens do Ano pela IRB, além de cinco sobreviventes da equipa que chegou às meias finais do Mundial de 2009 (assinalados com *)

A equipa do Quénia: Andrew Amonde, Oscar Ouma, Humphrey Kayange*, Patrice Agunda, Horace Otieno*, Felix Ayange, Michael Wanjala, Eden Agero, Lavin Asego*, Biko Adema*, William Ambaka, Collins Injera*.

Samoa continua a ser uma das melhores equipas do mundo, embora alguma falta de consistência a impeça de alcançar posições de maior destaque com mais frequência, e nas prateleiras da sua federação tem lugar de grande destaque o troféu comemorativo da vitória nas Séries Mundiais em 2009-2010.

Nas Séries Mundiais deste ano a vitória no torneio do Dubai, com uns saborosos 26-15 sobre a Nova Zelândia na final, foi o momento de maior destaque, e apenas a falha na qualificação para a Cup na África do Sul, Escócia e Inglaterra, impediram uma melhor posição final no ranking da IRB.

O Zimbabwé e a estreante Filipinas não deverão conseguir perturbar a caminhada dos dois principais candidatos ao apuramento, e qualquer destes candidatos vai lutar ainda pela eventual classificação como um dos melhores segundos classificados na fase de apuramento, pelo que terão que marcar pontos nos encontros com as equipas mais fracas.




Fotos: IRB/Martin Seras Lima

Sem comentários: