16 de junho de 2013

ESCÓCIA ENCOSTOU SPRINGBOKS ÀS CORDAS, MAS ACABOU NOCAUTEADA

Inglaterra dá espectáculo em Buenos Aires em jogo de nove ensaios e vence segundo teste sem qualquer contestação por 51-26.

O que se pergunta é como uma equipa sem alguns dos seus mais importantes elementos, em viagem com os Lions, com outros fora de ação por intervenção da justiça desportiva, caso de Dylan Hartley, e outros ainda por opção técnica (hummm...), como Jonny Wilkinson, consegue chegar a uma das quatro grandes do Hemisfério Sul e passear com tal à vontade...

Apesar desta vitória inglesa, o destaque deste sábado vai para o Japão que venceu o País de Gales por 23-8, sendo esta a primeira vitória da equipa do Sol Nascente sobre os Dragões de Cymru, e logo por margem bem clara.
Não serve de desculpa aos galeses uma eventual fraqueza derivada da utilização de suas maiores vedetas pelos Lions, já que os livros de história não vão fazer referência aos nomes que lá não estiveram e sim às camisolas e ao emblema que por lá passou...
E termino esta nota com as palavras de JJ Williams a propósito deste encontro: It's a little bit of arrogance to take such a weak side out there...

A França, que tanta esperança tinha em conseguir um bom resultado, eventualmente uma vitória, no segundo teste com a Nova Zelândia, não só encaixou 30 pontos como não teve nem engenho nem arte para marcar ao menos um pontapézinho...
Os All Blacks que passaram por algumas dificuldades no primeiro teste, apesar da vitória por 27-17, deixam assim a sua resposta a quem pensou, por um minuto que fosse, que a sua coroa de melhor do mundo poderia - mesmo em sonhos! - mudar de mãos.
Richie McCaw vai encontrar a equipa em grande forma, quando regressar a estas lides lá mais para o final do ano...

A Escócia deu um encostão à África do Sul, chegando a vencer ao intervalo por 10-6, e aos 5 minutos do segundo tempo aumentaram para 17-6, mas a partir do minuto 13 (sorte para uns azra para outros...) as coisas mudaram.
Os Springboks acreditaram sempre, e reduziram para 17-13, o que associado ao cartão amarelo servido a Jim Hamilton, marcou o momento da viragem no encontro.
E aos 23 minutos os sul-africanos passaram para a frente (20-17), para não mais se deixarem surpreender.
Mas foi só a menos de 10 minutos do final que a África do Sul aumentou a vantagem (23-17), para a um minuto do fim chegar o castigo cruel de um ensaio transformado que deu uma expressão algo injusta ao resultado (30-17 final).

Samoa continua de perda e cal na sétima posição do ranking mundial, ao vencer
a Itália por 39-10, mas os italianos que tinham subido à 10ª posição na tabela, deslizaram agora de novo para a anterior 12ª.
Os islanders que se encontravam a 2,07 pontos da França, reduziram agora essa distância para 1,09 pontos, constituindo uma ameaça real ao sexto lugar dos franceses.
É bom que os menos atentos comecem a reparar melhor no que a Samoa faz, pois é possível que daqueles lados venham mais algumas surpresas nos próximos tempos...

Mas os samoanos não foram os únicos habitantes de uma ilha do Pacífico na vitória, pois também Tonga teve o seu momento de glória ao derrotar os estados Unidos por 19-8, e subindo um ligar no ranking passando para a 11ª posição.

Entretanto os British & Irish Lions continuam a afinar a máquina para o primeiro teste frente à Austrália (no sábado dia 22), e venceram os Watarahs por 47-17, restando-lhes ainda um jogo de aquecimento, a realizar na terça-feira frente aos Brumbies.

Finalmente em Toronto a Irlanda bateu o Canadá por expressivos 40-14, e embora as equipas tenham mantido as suas posições no ranking da IRB, esta vitória dá um novo alento aos irlandeses, depois da pobre exibição, apesar de vitoriosa, frente aos E.U.A. na semana passada, e é um alerta para os canadianos que terão que pensar muito bem no que vão fazer na próxima quarta-feira quando defrontarem o Japão em Nagoya...

Fiquem com o quadro completo dos resultados, e a relação dos próximos encontros:


Fotos: www.bbc.co.uk, www.rugby365.fr

Sem comentários: