2 de junho de 2013

LIONS JÁ RUGEM A CAMINHO DA AUSTRÁLIA *

Os British & Irish Lions finalmente entraram em campo, numa partida de exibição frente aos Barbarians.

As condições atmosféricas não foram as melhores, calor e humidade a 90% no estádio de Hong Kong num jogo realizado para satisfazer as exigências dos patrocinadores.
O calor fez a lendária camisola vermelha parecer que os jogadores estavam num concurso de "Miss T-shirt Molhada".

O jogo serviu para Gatland experimentar algumas posições e terá ficado certamente agradado com algumas exibições.

Quanto ao jogo os Lions foram superiores em todos os aspectos do jogo apesar
das estrelas que representavam os Barbarians.
O'Connell capitaneou os turistas neste encontro, com Warburton na bancada, e dominou o alinhamento.
Vunipola e Adam Jones fizeram Castrogiovanni e James passar um mau bocado nas formações ordenadas com o italiano a ser penalizado algumas vezes no encaixe ou por colapsar a melée.

O início do jogo ficou marcado por uma escaramuça entre Farrell e Brits, colegas nos Saracens, em que o talonador aplicou um valente tabefe ao abertura e este retaliou.
O árbitro Steve Walsh inicialmente penalisou Farrell mas com a ajuda do TMO corrigiu a sua decisão e Brits teve direito a 10 minutos de descanso (e a três semanas de suspensão).
A penalização dos baa-baas deu início à impressionante revolução dos turistas e aplicaram 8 ensaios no adversário que fazem, basicamente, a história do jogo.

Nos Barbarians há que dar destaque a Rokocoko, inconformado e incansável com uma passada impressionante ainda viria a inventar um ensaio para Fotuali'i, mas também por duas vezes negou o ensaio a leões com duas placagens que salvaram o marcador de ser ainda mais avolumado.

Do lado dos Lions o formação Mike Phillips esteve em bom plano a utilizar a sua rapidez e visão de jogo para conseguir dois ensaios e preparar mais um.
A combinação de centros resultou bem, Jamie Roberts parece certo no XV quando atira com aquela "queixada" aos adversários deixa marcas nos defesas e Jon Davies esteve sempre correcto.
Brian O'Driscoll viu esta dupla da bancada, ele que fez parceria com Roberts na África do Sul.
Outro galês esteve também em destaque, o ponta Cuthbert conseguiu também dois ensaios.
Farrell esteve bem nos pontapés, mas em jogo aberto denotou alguma inexperiência e tem muito trabalho pela frente para ganhar a melhor sobre Sexton.

Nos avançados destaque para o capitão O'Connell, autor do primeiro ensaio da partida, e do inevitável Adam Jones que nunca recuou nas formações ordenadas.
A 3ª linha apenas teve que cumprir perante a desinspiração dos opositores onde estavam "apenas" Manoa, Sam Jones e Parisse.
O resultado final foi um desequilibrado 59-8 dividido por Cuthbert 2E e Phillips 2E, Davies 1E, Alun-Wyn Jones 1E, Lydiate 1E, O'Connell 1E, Farrell 3C e 3P e Sexton 2C.
Fotuali'i 1E e Daly 1P marcaram para os bárbaros.

Os Lions entram novamente em campo já esta quarta feira e já em solo australiano onde iniciam uma série de jogos contra equipas provinciais, neste caso a Western Force em Perth.

Do lado oposto Robbie Deans continua em apuros para completar a sua equipa, recentemente teve que substituir três estrelas australianas devido a lesão do grupo de 25 jogadores selecionados: Digby Ioane, Sitaleki Timani e Scott Higginbotham.
As perspectivas destes jogares poderem vir ainda a defrontar os Lions são ténues e foram substituidos por Nick Phipps, Kane Douglas e Ben McCalman.

Championship
Os Newcastle Falcons bateram o Bedford na segunda mão do playoff final de apuramento do campeão e vão disputar a Premiership em 2013/14.
Em casa os Falcons, que só perderam duas vezes para liga, foram mais fortes e venceram um jogo bem disputado, final 31-24 (49-33 no agregado).
Gopperth despediu-se de Newcastle em estilo, com a nomeação de homem do jogo, antes de se mudar para a Irlanda e Leinster.
As preparações para a próxima época já estão em andamento e o director de rugby Dean Richards já garantiu as contratações de Andy Saull e Adam Powell (ambos dos Saracens), Mike Blair (Brive), Keiran Brookes (Leicester Tigers), Rory Clegg (Quins), Scott Lawson (London Irish), Fraser McKenzie (Sale Sharks) e Phil Goodman (London Scottish).

*Texto: Ricardo Mouro
Foto:: Lions

Sem comentários: