2 de junho de 2013

CASTRES VENCE TOP-14 E É O NOVO REI DE FRANÇA

Uma defesa sem falhas, um espírito de equipa fantástico e dois drops de Remi Talès já na parte final da partida, levaram o Castres Olympique à vitória sobre o Toulon por 19-14, e à conquista do título francês 20 anos depois de ter conseguido o seu primeiro troféu.

Da mesma forma que a vitória na final da Heineken Cup do Toulon sobre o Clermont foi sustentada por uma sólida defesa, assim os castrenses se comportaram perante o campeão da Europa, evitando que a dobradinha francesa obtida pelo Stade Toulousain em 1996 se repetisse - juntar o título francês ao europeu.

O jogo teve algumas particularidades interessantes, nomeadamente o grande
ensaio de Rory Kockott a encerrar a primeira parte, e o facto que Jonny Wilkinson ter tido um dos seus piores dias de sempre, conseguindo apenas 42% de aproveitamento nos pontapés aos postes, deixando por marcar nada menos que catorze pontos.

O largo domínio do Toulon na posse da bola (62%-38%) mostram bem a árdua tarefa do Castres que apenas viu a defesa batida já depois do toque da sirene, quando Delon Armitage marcou o ensaio que elevou o resultado aos 14 pontos para os derrotados.

O Castres que terminou a fase regular do Top-14 na quarta posição, atrás de Clermont, Toulon e Toulouse, teve que derrotar nos play-off o Montpellier nos quartos de final (25-12) e o Clermont na meia final (25-9).

Hoje o novo campeão de França venceu por 19-14, marcando 1 ensaio, 1 transformação, 2 penalidades (Kockott) e 2 drops (Talès), contra 3 penalidades (Wilkinson) e 1 ensaio (Armitage) do campeão da Europa.

Foto: www.rugbyrama.fr e www.espnscrum.com

3 comentários:

Anónimo disse...

Fez uma publicação sobre o râguebi francês, mas não escreveu nada sobre a etapa de sevens de Arcos de Valdevez.

Manuel Cabral disse...

Tens toda a razão! Porque será?

Anónimo disse...

Vale a pena falar de Arcos de Valdevez?

Valer a pena vale, mas não é a mesma coisa!