29 de junho de 2013

PORTUGAL VENCE ARGENTINA COM CLASSE!

Portugal derrotou a Argentina por 17-10 no seu primeiro jogo de hoje e pode ainda chegar à classificação para a Melrose Cup.

O resultado do jogo seria suficiente para que todos ficássemos satisfeitos, mas a equipa não ficou por aí e presenteou o público com uma exibição de grande classe.

A primeira parte do jogo foi sem dúvida uma das melhores exibições de sempre de uma equipa portuguesa de sevens! Chapeau!

Para contrariar as conhecidas dificuldades nos rucks, os portugueses conseguiram evitar que mauls caíssem no chão, e beneficiaram, a partir dessas situações de bola presa, de melées de onde tiraram vantagem.

A segunda parte não foi tão exuberante - vieram ao de cima as já referidas dificuldades nos rucks, já que os argentinos forçaram o jogo no chão - mas no conjunto, esta foi a melhor maneira de começar este sábado.

Duarte Moreira foi o homem do jogo, com três ensaios marcados, mas todo o conjunto esteve muito bem!

Parabéns!

Uma nota final para dizer que os comentadores da IRB fizeram uma referência ao falecimento de José Maria Cortes, que foi devidamente apreciada.

Agora, Portugal está na corrida por um dos melhores segundos lugares, ficando dependendo do resultado do jogo com Hong Kong - temos que, pelo menos, igualar o  resultado da Argentina contra os asiáticos (47-7) - e esperar pelo resultado do Inglaterra-Argentina.

Fique com a ficha do jogo:

Foto: IRB/Martin Seras Lima

6 comentários:

Anónimo disse...

Inexplicável derrota contra HK.
Mais do mesmo, não conseguem fazer dois jogos bons seguidos, o que só leva a crer que os jogos que ganham são devido a menor rendimento do adversário do que qualidade da nossa equipa.
Mas desta não só não fizeram um bom jogo como efectuaram um péssimo jogo.
Passivos a defender, faltas desnecessárias, parece que não têm vontade de estar no campo, não se compreende.
Com esta falta de regularidade e de concentração vamos para o grupo a que pertencemos.
E não venham com histórias que é do treinador, pois com uma equipa assim a responsabilidade não é só dele.

Anónimo disse...

Tanta ignorancia. Sabes do que falas? É sempre demerito dos outros? É realmente sempre a mesma conversa e os mesmos autores. Não tens a mínima ideia do que é um Torneio de Sevens, do nível das equipas e da aleatoriedade dos resultados entre equipas de nível proximo. A culpa nao é dos jogadores, tambem já não é do treinador. Então de quem é ? Não me digas que é do Presidente. Aliás culpa de quê ? É preocupante jogar taco a taco com a Inglarerra, vencer pela primeira vez a Argentina, perder no ultimo seguno, com menos um jogador, com Hong Kong e disputar a segunda Taça ? Se calhar achas que tinhamos obrigação de ser campeões do Mundo. Santa ignorancia.

Anónimo disse...

nao percebo este ultimo comentario.
Nao ou o 1º anonimo. Mas estou de acordo com ele. E nao acho que um resultado inesperado como o da Argentina pode desculpar a vitoria obrigatoria contra HK. As equipas tem objectivos e tem minimos. O minimo era ganhar a HK. Ganhamos a Argentina entao ja nao e preciso fazer a "obrigaçao" tendo em conta a nossa posiçao a nivel mundial?
A "aleatoriedade" é uma desculpa de mau perdedor. Somos, TODOS, os unicos responsaveis

Anónimo disse...

Só uma palavra. Sabes qual a equipa de HK. Sabes que é uma equipa que varia conforme lá tem ingleses, galeses, australianos, etc. Quase se pode dizer que é uma equipa de convites. Por isso uma equipa joga o que a outra deixa e neste caso HK não deixou. Vencer a Argentina esgotou as baterias.

Anónimo disse...

Pois eu concordo que há por aqui muita ignorancia. Com um orçamento miseravel, com um grupo de amadores a jogarem com profissionais incluindo os de Hong Kong, Portugal mesmo que perdesse amanhã ficaria na 16 posição do ranking mundial. Há 15 Países no Circuito Mundial e Portugal é, como foi o ano passado o 15 o. Comparar o nível dos sevens do ultimo mundial com o de hoje é comparar o dia da noite. Apesar disso Portugal não perdeu nada relativamente aos seus adversarios e até acabou hoje por ganhar a uma equipa que nunca ganhara. A França, a Inglaterra, Gales, Escócia, Georgia, Russia e Espanha só para falar dos europeus investem muitos milhões nos sevens e dão-lhe uma importancia que não davam no passado recente. Estão todos muitíssimo mais competitivos.
Não comparem e apreciem o grande esforço e a qualidades dos nossos jogadores que são apreciados pelos outros.
Como dizia o outro brasileiro CULTIVEM-SE.Pensem e digam menos disparates.

Anónimo disse...

Peço desculpa pela ignorancia. Mas penso que para Moscovo o que nao faltou foi treino. Acredito qe nao tenhamos as mesmas condiçoes tecnologicas que outras naçoes, mas isso nao pode ser desculpa para tudo. Esta equipa foi equipa residente e teve bastante tempo para preparar este mundial.
Para alem disto, o facto de se criticar a equipa nao quer dizer que nao se aprecie " o esforço e a qualidades dos nossos jogadores".
Mas vamos ser claros, sao amadores, tem menos apoios mas nao sao nenhuns coitadinhos. Estiveram muito bem contra a Argentina. Estiveram mal contra HK. Basta ver a entrevista do Duarte Moreira para perceber que eles proprios acham isso. Tinham mais que capacidade para ganhar. O "esgotar baterias" pode ser uma razao. ja vimos ao longo do ano que esta equipa tem grandes dificuldades em manter os niveis de concentracao com o cansaço