26 de junho de 2013

MUNDIAL DE SEVENS 2013 - GRUPO D

NOVA ZELÂNDIA, CANADÁ, ESTADOS UNIDOS, GEÓRGIA - A Nova Zelândia é sempre favorita nas provas em que participa, seja nos sevens ou no XV, o que não significa que seja imbatível - basta que se reúnam todas as condições adversas para que tal aconteça...

Portugal nunca teve a sorte de ver reunidas todas essas condições, e o melhor que conseguiu nas 19 vezes em que defrontou os All Blacks, foi perder...

Titular das Séries Mundiais deste ano ( e de mais 10, num total de 14 realizadas...), Campeã Mundial em 2001, finalista vencida em 2005, semifinalista em 1997 e quartofinalista nas outras duas ocasiões, não será necessário acrescentar seja o que for para dar à Nova Zelândia o maior favoritismo...

Sir Gordon Tjetens é provavelmente o mais afamado treinador de sevens do mundo - e certamente o único Sir! - e qualquer equipa apresentada por ele, tendo por trás o enorme leque de possibilidades na escolha dos jogadores, mantém uma qualidade e consistência invejáveis.

Um trio de jogadores muito experientes, que estiveram no Mundial de 2009 - DJ Forbes, Tomasi Cana e Lote Raikabula, sendo que os dois primeiros foram nomeados jogador de sevens do ano em 2008 e 2012 - comanda uma equipa com alguns jogadores menos experientes, como Pita Ahki e Gillies Kaka, mas a juventude e inexperiência não impediu que Kaka seja um dos dois neozelandeses nomeados para Jogador de Sevens do Ano...

Tim Mikkelson é o outro nomeado da equipa, e toda a equipa respira qualidade e determinação na busca de um sucesso igual ao conseguido em 2001, quando dela faziam parte nomes como Eric Rush - que conheceu Portugal quando venceu o Lisboa Sevens em 1991 em representação dos Warblers - e Jonah Lomu.

Em resumo, a Nova Zelândia é a principal candidata ao título!

A equipa da Nova Zelândia: DJ Forbes, Lote Raikabula, Tomasi Cana, Tim Mikkelson, Pita Ahri, Sam Dickson, bryce Heem, David Raikuna, Gillies Kaka, Kurt Baker, Sherwin Stowers e Waisake Naholo.

O Canadá está na espreita pelo segundo lugar no grupo de apuramento, na tentativa de conseguir ser um dos dois melhores segundos, mas isso não será fácil, pois como esse escalonamento é feito primeiro pelo diferencial de pontos marcados/sofridos, uma vitória eventualmente folgada sobre a Geórgia não deve chegar para o conseguir.

O mais certo é ficar pela Plate, enquanto os Estados Unidos correm o risco de acompanhar a Geórgia na Bowl...

O treinador do Canadá, Geraint John, escolheu um conjunto de jogadores muito experientes, todos eles participaram nas Séries Mundiais deste ano, e que serão comandados em campo por Nanyak Dala, que esteve a disputar a Pacific Nations Cup, que terminou no domingo, juntamente com outros três jogadores - Hearn, Paris e Fuailefau.

A equipa do Canadá: Nanyak Dala, Thyssen De Goede, Justin Douglas, Sean Duke, Mike Fuailefau, Lucas Hammond, Ciaran Hearn, Nathan Hirayama, Harry Jones, Phil Mack, John Moonlight e Taylor Paris.



Sem comentários: