14 de junho de 2013

HONRAR O JOGO TERIA POUPADO UMA VIDA *

Pela sua importância e atualidade, adaptámos um artigo da PCA - Positive Coaching Alliance - publicado pela IRB Coachins & Training, no âmbito do projeto IRB Passport, aproveitando para aconselhar a que consultem o respectivo site em www.irbpassport.com/

*Texto adaptado
Ricardo Portillo, um árbitro de futebol juvenil em Utah, morreu na semana passada depois de ser agredido por um jogador que estava chateado com uma falta assinalada por ele.


Esta tragédia sem sentido – fez uma família perder seu pai por causa da raiva de alguém durante um jogo de futebol - é sinónimo de uma mentalidade de ganhar-a-todo-custo,que a PCA está tentando mudar.

Você pode ajudar.

Como treinador, pai de desportista, estudante-atleta ou líder de escola ou organização juvenil desportiva, você pode ajudar fazendo Honrar o Jogo, aquilo que se espera que seja o comportamento na escola e no desporto juvenil.

No PCA realizamos oficinas e cursos on-line, ajudando as pessoas a Honrar o Jogo através da sigla ROOCA que significa o respeito por:

  • · Regras - Não quebrar as regras para ganhar, mesmo que você possa sair sem castigo
  • · Oponentes - um presente que te leva a melhorar
  • · Oficiais, árbitros - Mostre respeito, mesmo quando eles cometem um erro
  • · Companheiros - Nunca os deixe constrangidos dentro ou fora do campo
  • · Autocontrole - Este é o princípio fundamental. Você Honra o Jogo agindo de acordo com suas normas internas, independentemente das expectativas externas ou do comportamento de outras pessoas.
Ensinar e colocar em prática os princípios de Honrar o Jogo – pelo jogador que agrediu Portillo e pelos adultos responsáveis pelo seu treino e desenvolvimento – teria salvo a vida de Portillo.

Se o jogador que agrediu Portillo tivesse sido treinado de acordo com o sistema de Competidor Triplo Impacto – empenhado em influenciar o desporto em três níveis, tornando-se melhor a si próprio, aos seus companheiros e ao Jogo pelo exemplo da forma como compete – Joahanna Portillo não teria ficado sem pai.

(Veja o texto original em positivecoach.org)

Sem comentários: