6 de junho de 2013

TORNEIO KIKO ROSA 2013 - A REPORTAGEM *

Sábado foi dia cheio de rugby no Restelo, mais de 800 jovens jogadores dos 6 aos 14 anos, representando 66 equipas de 20 clubes, inundaram o complexo desportivo do Belenenses no Dia Mundial da Criança para uma enorme manifestação de paixão por este desporto e homenagem ao Kiko Rosa.

O Mão de Mestre, como prometido, esteve lá e fez a reportagem.

O INÍCIO
O dia começou bem cedo para alguns. Com efeito, a competição dos Sub-14 teve início pouco passava das 9 horas com as 12 equipas presentes a entregarem-se
desde logo à luta, sob o olhar atento do Director Técnico Regional, Prof. João Moura.

Enquanto isso, o campo nº 2 do Restelo ia-se
enchendo aos poucos de cor, tantas e tão variadas eram as camisolas de quem fazia o seu aquecimento ou simplesmente brincava com a bola nas mãos.

Por volta das 11 horas, já todos os escalões estavam em plena actividade e tinha-se a primeira imagem da real dimensão do torneio.

O AMBIENTE
A bancada do campo nº 2 fervilhava de pais, amigos, colegas, treinadores, ex-
jogadores, etc.. Reencontrava-se caras conhecidas, fazia-se novas amizades, apanhava-se sol, incentivava-se filhos e companheiros.

Lá em baixo, na zona de jogos, um constante carrossel colocava simultaneamente em jogo 16 equipas espalhadas pelos 8 campos desenhados a régua e esquadro no relvado secundário do Restelo. Os árbitros eram pontos amarelos no meio daquela aguarela multicolor, os membros da organização formigas operárias diligentemente zelando por que tudo corresse dentro do plano e a horas.

Enquanto quatro porcos assavam no espeto e o cheiro no ar abria apetites, um bar, uma banca de merchandising e uma feira stock off de material desportivo ofereciam alternativas de fuga ao sol inclemente que se fazia sentir.

O ALMOÇO-CONVÍVIO
Quando já todas as equipas tinham efectuado dois jogos, chegou a pausa para a refeição. Na cara de alguns dos jovens jogadores via-se ganas de continuar a
jogar, mas era hora do almoço-convívio, algo que se tornou um ex-libris deste torneio dado que reúne, num momento único em toda a época do rugby juvenil em Portugal, jogadores, árbitros, treinadores, dirigentes e familiares à mesma mesa.

A animar a pausa para a comezaina, uma trupe de músicos dava música a todos os presentes, pondo a criançada a dançar e um sorriso de boa-disposição na cara dos adultos. Estava animada, a festa.

O RECOMEÇO
Depois do repasto, a barriga cheia combinada com o fortíssimo calor que se fez
sentir ao longo de todo o dia convidavam mais a uma sesta, mas, com algum esforço, os jogos lá foram sendo retomados. Apesar disso, a partida de algumas equipas retirou ritmo à tarde dado que deixaram os seus adversários sem jogos, obrigando a organização a improvisar para procurar colmatar as faltas alheias.

De qualquer forma, o abrandar da cadência de jogos nos Sub-8 e Sub-10 foi sendo compensado pelo crescendo de entusiasmo nos escalões em que havia competição.

A COMPETIÇÃO
SUB-12
Enquanto no campo de cima, os Sub-14 disputavam arduamente a fase de play-offs, no campo nº 2 os Sub-12 entregavam-se com todas as energias à luta pelo melhor resultado possível.

Chegados às meias-finais, Direito e CDUL discutiam o apuramento para a final e,
num jogo bem disputado até ao derradeiro apito do árbitro, os universitários saíram vencedores.

A outra meia-final colocou frente a frente as duas equipas que melhores resultados têm obtido esta época, Agronomia e Belenenses. A atestar o equilíbrio, ambas chegavam a este ponto exactamente com o mesmo score no torneio: 19 ensaios marcados e 0 sofridos. Lutaram bravamente os da casa, mas a vitória e o consequente bilhete para a final foi para os rivais da Tapada.

No jogo para apuramento do 3º e 4º lugar, os azuis impuseram-se aos advogados, conquistando o último lugar do pódio.

Na final, arbitrada por Sebastião Petronilho, numa partida com muitos bons momentos de ambas as equipas, os agrónomos confirmaram o favoritismo que reuniam à partida batendo o CDUL.

SUB-14
Nos Sub-14, as meias-finais emparelharam Cascais - Belenenses "A" e CDUL -
S.Miguel.

No primeiro destes jogos, a equipa azul ultrapassou com facilidade a da linha triunfando por 35-05 enquanto, no segundo, um forte CDUL teve mais trabalho do que contava frente ao surpreendente S.Miguel.

Cascais e S.Miguel discutiram assim o 3º e o 4º lugar com o S.Miguel, mais uma vez e com uma motivação extra, a dar excelente conta de si, mas a não ser suficientemente forte para um personalizado Cascais que arrecadou a vitória pela diferença mínima (15-10).

Na final, perante uma moldura humana composta ainda por muitos "resistentes", o Belenenses foi forte demais para o CDUL vencendo por 35-05 a partida arbitrada por Jorge Mendes e Nuno Coelho.

O FINAL
Chegava assim ao fim o último dos 137 jogos disputados ao longo do dia. Dia que
terminou com a cerimónia de entrega de prémios, para o que contou com a presença da família do Kiko Rosa e de representantes da FPR, ARS, CF Belenenses, Academia de Rugby do Belenenses e outras entidades e patrocinadores.

Houve ainda tempo, antes do regresso a casa, para muitas fotografias, muitos sorrisos e muitas manifestações de alegria.

A festa foi bonita.
Todos os participantes levaram, com certeza, novas e boas memórias.
O Rugby, em tudo o que tem de melhor, saiu engrandecido.

O Kiko deve ter gostado.

TROFÉUS E CLASSIFICAÇÕES
Sub-8
Troféu "Homenagem a Kiko Oliveira": CDUL
Troféu "Nariz Vermelho": Agronomia
Troféu "Sponsors": Cascais

Sub-10
Troféu "Homenagem a Kiko Oliveira": Cascais
Troféu "Nariz Vermelho": CDUL
Troféu "Sponsors": Agronomia

Sub-12
Troféu 1º Lugar: Agronomia
Troféu 2º Lugar: CDUL
Troféu 3º Lugar: Belenenses "A"
4º Direito
5º Cascais
6º Técnico
7º Galiza e Santarém
9º Moita
10º Évora
11º S.Miguel
12º Belenenses "B"

A organização decidiu ainda distinguir no escalão Sub-12 Extra-Competição as equipas do Sporting Rugby, S.J.Talha e ADS Alcochete.

Sub-14
Troféu 1º Lugar: Belenenses "A"
Troféu 2º Lugar: CDUL
Troféu 3º Lugar: Cascais
4º S.Miguel
5º Direito
6º Técnico
7º Agronomia
8º Belenenses "B"
9º Galiza
10º Benfica
11º S.J.Talha
12º Moita

*Texto: PGS

Sem comentários: