24 de junho de 2013

BEACH RUGBY EM PORTUGAL JÁ TEM O SEU CIRCUITO NACIONAL

Em tempo de sol e praia é altura de fazermos um ponto da situação do Beach Rugby em Portugal, e como se perspectiva o seu futuro, dentro e fora de portas.

Portugal é um País de praia e sol e desde muito cedo aqui houve manifestações de Beach Rugby, sendo o seu ponto alto os Beach Games, organizados em 2003 pela Lagos Sport que apresentou um conjunto de eventos muito bem organizados e com apelativos prize money.

Após essa fase o Beach Rugy caiu um pouco no esquecimento, com o aparecimento esporádico de algumas organizações sem grande consistência até ao ano de 2010, em que aparece o Figueira Beach Rugby International com um conceito inovador.

Após a constatação de uma lacuna ao nível de competições de rugby que aliassem a componente competitiva a uma forte componente lúdica e de diversão,
um grupo de entusiastas resolveu avançar na criação de um grande evento de rugby no verão, que fosse atrativo não só pela sua componente competitiva e apelativo prize money, mas igualmente pelo divertimento e oportunidade de convívio, com a aposta declarada na internacionalização do evento ( á quarta edição são já 18 equipas estrangeiras provenientes de oito países) e uma cuidada preparação na qualidade do mesmo e em todos os acontecimentos paralelos que decorrem durante o Torneio. 

E a verdade é que todos aqueles que participam directa ou indirectamente no Figueira Beach sentem que desde o primeiro minuto até ao final há uma constante preocupação da organização em transformar cada edição da prova numa experiência memorável.

A qualidade do evento chegou rapidamente aos responsáveis do Beach Rugby Italiano, que neste momento estão na liderança do Beach Rugby Europeu em termos de organização e qualidade de equipas, nascendo o Circuito Europeu de Beach Rugby após convite para a constituição da EBRA (European Beach Rugby Association), juntamente com as organizações Belgas, Italianas e Francesas. 
O objectivo da organização do Figueira Beach passa por promover aquele que é já considerado um dos melhores espetáculos desportivos de praia na Europa e a médio prazo ter um Circuito Europeu forte e sustentado. 

Esse objetivo apenas será conseguido promovendo o Beach Rugby internamente, com circuitos nacionais estruturados e organizados. 

O impacto em Portugal está à vista de todos, com vários torneios a aparecer e equipas propositadamente criadas para o Beach Rugby como é o caso dos Caparica Sharks e os Underdogs.

A criação da EBRA foi um passo fundamental no sentido da consolidação do Beach Rugby na Europa - e no mundo - e a reação por todo o lado foi surpreendente tendo sido recebidas manifestações de interesse não só de diversas organizações europeias como mundiais, casos de Estados Unidos da América, Brasil, México, Gana entre outros.


Chegamos assim ao ano de 2013, e impulsionado pelos organizadores do Figueira Beach, foi lançado o primeiro Circuito Nacional de Beach Rugby, que nesta edição inaugural terá três etapas e prémios monetários que chegam aos 5.250 euros.

Assim, juntaram-se ao Figueira Beach, que vai já na sua quarta edição, e um prémio de 3.500 euros, o Tróia Beach, na terceira edição e um prémio de 1.000 euros, e, finalmente, o Apúlia Beach na sua segunda edição, com um prémio de 750 euros.



O Figueira Beach vai reunir este ano 18 equipas estrangeiras e um número ainda não determinado - as inscrições ainda se encontram abertas! - de equipas nacionais, lembrando-se que na edição de 2012 o grande vencedor foi o Direito - sucedendo ao Belenenses (2010) e à Académica -  com a Agrária a somar o terceiro êxito no feminino, num pleno de vitórias.



Em Tróia, que viu o Direito vencer as duas anteriores edições, com a equipa da casa a conquistar o troféu feminino, sucedendo ao Benfica, a participação está limitada a 16 equipas, pelo que os interessados devem contatar a organização imediatamente.

Na Apúlia a Agrária repetiu o triunfo da Figueira, no feminino, e o troféu masculino foi para uma equipa de convidados, denominada Barbarians (não confundir nem com Barbarian FC, o original britânico, nem com os Barbarians Portugueses, criados na tutela do famoso clube), estando igualmente abertas as respetivas inscrições.

Para mais informações e inscrições, consultem o site oficial do Circuito Nacional de Beach Rugby em www.cnbeachrugby.com



5 comentários:

Anónimo disse...

Convenhamos que o prize money em torneios mais pequenos é um incentivo para formações de equipas só para beach rugby. já que os jogadores não se encontram vinculados a clubes nesta fase. o mesmo poderia acontecer em alguns torneios de sevens.

Anónimo disse...

Importante referir ainda que o ano passado os caparica sharks foram representar Portugal ao torneio final, em Itália, e alcançaram um incrível 4º lugar

Anónimo disse...

Excelente iniciativa.
Acho que é mais uma forma de trazer adeptos ao rugby. O beach rugby é um ambiente de festa constante. As equipas jogam para ganhar mas tambem para o "show off". É uma aposta positiva.

Ja agora, de onde sao os Underdogs?

Anónimo disse...

Não esquecer que o ano passado o Direito foi campeão e apresentou uma equipa com média igual a 20/21 anos, na qual 1/4 da equipa era u18

Anónimo disse...

Convinha que houvesse esclarecimento em Portugal sobre os inconvenientes do beach rugby para os atletas de alta competição.

Como não me parece que actualmente haja mais de meia dúzia de portugueses a encarar seriamente a hipótese da alta competição, estes interessantes e, pelo que leio, bem organizados torneios não perderiam brilhantismo.

E claro que não é aos organizadores dos torneios que cabe dessa tarefa. Para eles a melhor das sortes!