2 de junho de 2013

PORTUGAL VENCE BOWL NO TORNEIO FEMININO DE BRIVE

Duas excelentes vitórias de Portugal sobre a Escócia e o País de Gales, tiraram um pouco da pressão com que as Lobas se apresentaram em Brive, primeira das duas etapas que constituem o Women Grand Prix Sevens 2013.

Depois de uma fase inicial da prova em que defrontaram três das grandes equipas europeias - Inglaterra, Rússia e Holanda - as portuguesas enfrentaram os desafios do fase final com total entrega e determinação, acabando por vencer os dois jogos dos play off.

No primeiro desses jogos - o mais importante, pois permitia às portuguesas sairem da zona vermelha - venceram a Escócia por 26-5, e, mais tranquilas, defrontaram o País de Gales pela segunda vez no fim de semana, tendo a oportunidade de corrigir o resultado desfavorável do primeiro dia.

Assim aconteceu, e a vitória por 17-12 foi o justo prémio para a dedicação lusitana, que dessa forma venceram a Bowl, ficando em 9º lugar no torneio.

Registe-se com prazer que Joana Vieira foi a melhor marcadora do fim de semana, com 50 pontos resultantes de 7 ensaios, 1 penalidade e 6 transformações, à frente da francesa Leduff Christelle que marcou 46 pontos.

Agora a nossa seleção nacional feminina vai preparar-se para o derradeiro torneio da época, que se realiza em Marbella, nos próximos dias 15 e 16, com a esperança de conseguir manter-se entre as melhores da Europa na especialidade.

A Inglaterra venceu a etapa, batendo a Rússia na final por 30-7, mas a grande surpresa do fim de semana foi a vitória na discussão do terceiro lugar, da Bulgária sobre a França por 35-5, no seu primeiro torneio a este nível, num jogo que foi dirigido pela nossa Filipa Jales, que mais uma vez representou com brilho a arbitragem portuguesa em cenários internacionais.

(A verdade é que a Bulgária não participou da prova, mas como se pode ver pelos quadros que apresentamos, o erro da inclusão da Bulgária é da própria FIRA, que se enganou e trocou a Espanha pela Bulgária.
Aliás esse não é o único erro dos quadros da FIRA, já que no Boletim do Jogo Portugal-País de Gales, o ensaio da Christina foi atribuído a uma galesa, e foi o Mão de Mestre que procedeu à correcção do BJ para publicação)

Veja os quadros dos resultados e classificações, e os boletins dos jogos de Portugal.








Fotos e quadros: FIRA-AER

5 comentários:

Anónimo disse...

3º lugar ficou a Espanha. A Bulgária não participou

Anónimo disse...

Caro MDM
"grande surpresa do fim de semana foi a vitória na discussão do terceiro lugar, da Bulgária sobre a França por 35-5"

Onde se lê Bulgária deve ler-se Espanha.

Esta é apenas uma de "pequenas" gralhas do site da FIRA.



Great_Duke disse...

Para uma equipa que não teve a oportunidade de ir "rodar" noutros torneios antes desta díficil tarefa, as meninas portaram-se muito bem. Parabéns e desejos que o torneio de Marbella seja igual ou ainda melhor que este.

Parabéns à Joana pela performance pois não é comum vermos ma jogadora portuguesa na liderança de uma lista destas.

Anónimo disse...

O desempate é que acabou por prejudicar a equipa portuguesa.

Ao perder 10-0 com a Rússia, enquanto Portugal perdia 26-0 com a Holanda, a Alemanha (a quem ganhámos por 12-7)acabou por ficar em 4º no grupo.

Mas o primeiro critério de desempate não devia ser o dos resultados entre as equipas?

Na mei afinal da Taça Bowl, Portugal esteve bem e derrotou a Escócia por 26-5.

Na final da Taça Bowl, Portugal venceu o País de Gales por 17-7.

Terminou assim na 9ª posição, perto da linha que separa a descida de divisão (11º e 12º classificados).

De sublinhar que Joana Vieira, jogadora do CR técnico foi a melhor marcadora desta 1ª Série, entre 144 jogadoras, com 50 pontos (7 ensaios, 1 penalidade e 6 transformações) e a segunda marcadora de ensaios (7).

Apesar de a jogadora estar de parabéns, não deixa de ser preocupante 1 jogadora marcar 50 dos 65 pontos de Portugal ( 1 ensaios para 1 jogadora do CR Técnico, 1 ensaio cada para 2 jogadoras do Benfica).

Para ser sincero, ficaram acima da expectativa, ganharam inesperadamente à Alemanha, mas ficaram àquem de uma vitória sobre o Paía de Gales na fase de grupos.

Vamos ver como corre a 2ª Etapa! Fazemos votos para que corra ainda melhor que esta! Parabéns

Anónimo disse...

Como é que é possível confundir Bulgária com Espanha?!!!

Não sei quem é que vai suceder, na FIRA-AER, ao tipo do capachinho e dos discursos cheios de floreados e completamente afastados da realidade, mas espero que seja alguém melhorzinho. No entanto, tratando-se da FIRA-AER, receio que venha um ainda pior.