O Mundial de Sevens é para continuar, de acordo com o comunicado de hoje da IRB, pondo fim a uma dúvida que subsistia, fruto de uma errada interpretação do que fora dito em 2009, quando os Jogos Olímpicos foram considerados o pináculo de toda a atividade de sevens no mundo.
Na verdade apesar de terem sido considerados o pináculo do rugby, em nenhum momento um responsável da IRB afirmou que o Mundial de 7's de 2013 seria o último da história, e hoje ficou definitivamente esclarecido que não será assim.
Haverá uma pequena alteração, para que Mundial e Jogos Olímpicos passem a alternar no cenário, de dois em dois anos, e desta forma a próxima edição do Mundial terá lugar em 2018.
A partir de agora haverá um grande evento de sevens em cada dois anos, nos anos pares, enquanto o mundial de XV se mantém com o seu ciclo de quatro anos, no ano anterior aos Jogos Olímpicos.
Após o Mundial de Moscovo de 2013 serão divulgadas as condições de candidatura ao próximo mundial de sevens a realizar em 2018!
A decisão da IRB vem na sequência de fortes pressões da grande maioria da comunidade do rugby, empenhada em manter a variante como grande fonte de desenvolvimento da modalidade, que tem visto o número dos seus praticantes aumentar significativamente desde que a integração no programa Olímpico foi anunciada em 2009.
Esta é mais uma demonstração da importância que os sevens estão assumindo
mundialmente, e servira para forçar os mais renitentes a entenderem que não vale a pena tentarem impedir o seu crescimento.
Aproveite para conhecer a história do Mundial de Sevens desde que foi disputado o seu primeiro torneio de qualificação, em 1992.
1 comentário:
Boas notícias.
Enviar um comentário